Canedo alerta gestores (prefeitos)
O advogado mais requisitado em eleições e pós-eleições, Nelson Canedo, adverte gestores e assessores do que podem ou não fazer. Infelizmente na atualidade -onde assessores/políticos pensam que tudo é permitido – falar que os gestores públicos devem obediência ao princípio da impessoalidade e moralidade (art. 37, caput, CF) virou clichê. Todos sabem o que é, mas o tratam com desprezo, até ser proposta uma ação eleitoral (AIJE ou Representação) por conduta vedada (art. 73, LE) ou abuso do poder político (art. 22, LC 64/90), que pode resultar desde a aplicação de multas pesadas, cassação do registro diploma e a penalidade mais grave: a inelegibilidade, verdadeiro motivador da aposentadoria compulsória de políticos.
Canedo alerta gestores (prefeitos) 2
Muitas vezes a assessoria do político erra – e erra feio – por falta de conhecimento quanto a matéria. Erra também o gestor, por não contratar um profissional qualificado. E a fatura, na maioria das vezes, é apenas do político, que normalmente responde sozinho por essas ações eleitorais, pelo simples fato de ter se beneficiado da conduta irregular do assessor. Veja Aqui na íntegra as orientações de Canedo, o advogado do governador Marcos Rocha (União Brasil).
Candidatos
Já Herbert Lins, especialista em marketing eleitoral, fala sobre atributos dos candidatos. O candidato para ganhar o voto do eleitor precisa demonstrar seus atributos pessoais, como boa reputação, apoio logístico e capital político. Ou seja, ter formação acadêmica, experiência política e administrativa, vigor físico, carisma, entre outras qualidades individuais do candidato. Quanto mais atributos pessoais tiver o candidato, mais chances ele tem de vencer.
Candidatos 2
No quesito reputação, conta muito a imagem pública, em especial, atributos acerca de valores como ética, honestidade, seriedade, humildade ou fama de competente e realizador. Quanto melhor a imagem pública/reputação do candidato, mais chances ele terá de ser eleito.
PT 44 anos
Nesta quarta-feira (20/03), às 12h, terá uma homenagem ao PT na Câmara dos Deputados, para comemorar os 44 anos do partido. Já à noite, com presença confirmada do presidente Lula, da primeira dama Janja, de mais de 20 embaixadores e todos os ministros do partido, haverá um jantar comemorativo. O evento terá participação de uma delegação estrangeira e show da cantora Tereza Cristina.
Dia de Mobilização Nacional
Já no próximo sábado, 23, o Partido dos Trabalhadores realizará em todo o país, o “Dia de Mobilização Nacional”. O ato foi convocado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, tem como bandeiras de luta a defesa da democracia, contra o golpe e a ditadura, pela não anistia aos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 e contra o genocídio na Palestina.
Lista atualizada

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV-Ayres Mota, Luis Coelho, Pimenta de Rondônia, Edson Silveira, Almir José (Sindsef), Alessandra do Simprof, Cliveron, Nilton Souza, Toco Sticcero, Claudio Carvalho, Israel Trindade, Wanoel e Fatinha; PSB: Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Cidadania: Antônio Medeiros, Júnior Siqueira e Dim Dim; Agir: Pastor Evanildo, Sargento Ramalho e Josinélio Muniz; Solidariedade: Hermínio Coelho, Claudio da Padaria e Solange Feira; PSOL: Raymison Correia, Yulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.
Lista atualizada 2
Republicanos-Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Dr Júnior Queiroz, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Edmilson Dourado, Isaque Machado, Pastor Bruno Luciano e Dabson Bueno; PSD: Da Silva do SINTRAR, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Rai Ferreira, Kaue Ribeiro, Carlinhos Damasceno, Márcia Socorrista e Joel Enfermagem.
Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Breno Mendes, Jair Júnior e Thiagão 9; PRD: Alexs Palitot, Joelna Holder, Júnior Cavalcante, Everaldo Fogaça
e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Jurandir Bengala, Gilber Mêrces, Jacaré Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil, Francisca Kaxarari e Márcio Oliveira.
Lista atualizada 4
PSDB/Cidadania-Nilton Souza, Edwilson Negreiros, Adalto Bandeirantes, Dr Macário Barros, Márcio Pacele, Paulo Tico, Valtinho Canuto, Evaldo Agricultura, Marcelo Reis, Wellen Prestes e Alyson Sandubas. OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão.
Mais um
O senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), cujo caminhão da família foi apreendido com maconha em abril do ano passado, a exemplo do senador Marcos Rogério (PL-RO), votou a favor da criminalização da posse e do porte de drogas. O parlamentar esqueceu da apreensão de um caminhão da família com 322,9 kg de maconha, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul. O veículo pertence à empresa JS Pescados, do pai do senador, Jorge Seif.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.