Último dia
A janela partidária fecha hoje, apenas pros vereadores que disputarão reeleição, já que o dono do mandato não é o político, e sim o partido — ou a federação partidária da qual o político faz parte. Já o prazo de filiações para quem deseja ser candidato se encerra amanhã, 6, seis meses antes das eleições de outubro de 2024. Durante todo o dia de hoje o corre corre será intenso. Mudanças, traições, surpresas. Tem nanico que ficará gigante e gigante que ficará nanico. Nessa corrida, tem tucano perdendo as penas e o bico.
Boatos
A coluna soube que o PP e o PSD se desmontaram. Que o Wellen Prestes (ex-secretário) desistiu. Os boatos correm solto. O PSD inchou de vereadores e perdeu o Benedito Alves que foi pro Solidariedade. O PP de Ivo Cassol, que mudou da agua para o vinho, na capital, porém, não tem atraído ninguém.
Fator Euma
Após ser lançada pré-candidata a prefeita de Porto Velho, de repente emerge das profundezas tudo sobre a vida pregressa de Euma Tourinho. Lançada como alternativa do MDB para a Frente Democrática, descobriram que o marido dela é bolsonarista raiz e que ela seria nariz empinado, não fala e nem cumprimenta ninguem. Vixi.
Fator Euma 2
O fato é que Euma Tourinho bagunçou o coreto e o nome dela tem sido bem aceito entre os eleitores de centro e até de bolsonaristas. Dizem até que, se ela vencer (e teria chances) mudaria os rumos das eleições de 2026. Animou, né?
Fátima, Vini e Bené
Esse trio está só ouvindo a conversa. Lançados há mais de dois meses, Fátima (PT), Vinicius Miguel (PSB) e Benedito Alves (SD) disputam entre si quem será o candidato encabeçando a chapa. Ah, o PSD é uma incógnita. Não se sabe se apoiará Mariana Carvalho (Republicanos) ou seguirá com a Frente Ampla.
Vini
Márcio França, advogado e atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que foi governador do estado de São Paulo assumiu apoio à pré-campanha de Vinicius Miguel (PSB). Márcio França se comprometeu a recrutar o apoio do Governo Federal à candidatura de Vinicius nesta quinta-feira. O PSB tem um projeto político de apoiar candidaturas em todas as capitais do país, assim como Tabata Amaral na cidade de São Paulo. Após a reunião em que se firmou o apoio, o Ministro afirmou que irá mobilizar o apoio aos pré-candidatos do PSB no Estado de Rondônia.
Ji-Paraná
Segundo o presidente estadual do PSB, Vinícius Miguel, o ex-prefeito Jesualdo Pires, finalmente teria aceitado sair candidato a prefeito de Ji-Paraná. A capital da BR está acéfala e Pires é o melhor nome.
Código-fonte
Atenção, bolsonaristas. Passados seis meses desde que foi realizada a abertura do código-fonte pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 4 de outubro de 2023, apenas três entidades pediram ao Tribunal para participar desta importante etapa de auditoria e fiscalização do processo eletrônico de votação. São elas: o partido União Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Senado Federal. Onde estão os loucos por Códigos-fontes?
Código-fonte 2
Mas ainda dá tempo. O conjunto de comandos existentes nas urnas eletrônicas e nos sistemas eleitorais permanecerá aberto até a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas, que ocorre às vésperas das Eleições Municipais 2024, marcadas para o dia 6 de outubro. Até a Cerimônia, as entidades podem avaliar os comandos e conferir se a codificação desenvolvida pela Justiça Eleitoral está de acordo com a finalidade proposta. A análise é feita na sala Multiúso, localizada no subsolo do prédio do TSE, em Brasília (DF). Não há nenhuma visita futura agendada.
Código-fonte 3
Vale destacar que as três entidades que já inspecionaram o código-fonte até esta data reiteraram “a seriedade, a transparência, a lisura e a eficiência da Justiça Eleitoral brasileira”. No dia em que representantes do Senado Federal estiveram na sede do TSE para inspecionar o código-fonte das urnas e dos sistemas eleitorais, em 20 de fevereiro deste ano, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, reiterou a importância da participação de partidos políticos e entidades da sociedade nesse processo regular e periódico que atesta a segurança do voto e a transparência da Justiça Eleitoral. Pelo jeito, bolsonaristas gostam mesmo é de encher o saco sobre o código fonte.
Não vai não
A jornalista e blogueira Luciana Oliveira, declinou do convite do presidente do Partido dos Trabalhadores, Israel Trindade, para concorrer a uma das 24 vagas à vereadora na Capital. “Não é um bom momento pessoal para esse empreitada“, disse ela a coluna.
Lista atualizada
Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- Israel Trindade, Clodoaldo Dantas, Cláudio Carvalho, Fatinha, Orrana Silveira, Toco do Stccero , Almir do Sindsef, Aires Brito, Pedro Regis, Carlos Oliveira e Alessandra do Simprof; PSB: Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Hermínio Coelho, Pastor Evanildo, Sargento Ramalho e Josinélio Muniz; Solidariedade: Claudio da Padaria e Solange Feira; PSOL-REDE: Raymison Correia, Pimenta de Rondônia, Yulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.
Lista atualizada 2
Republicanos-Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Edmilson Dourado, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano e Dabson Bueno; PSD: Da Silva do SINTRAR, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Rai Ferreira, Kaue Ribeiro, Carlinhos Damasceno, Márcia Socorrista e Joel Enfermagem; PP: Terrinha e Matheus Serrate.
Lista atualizada 3
Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Anderson Nãnan, Daihane Gomes, Breno Mendes, Jair Júnior e Thiagão 9; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil, Francisca Kaxarari e Márcio Oliveira. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira
Lista atualizada 4
PSDB/Cidadania-Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Edwilson Negreiros, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari,, Paulo Tico, Vltinho Canuto, Evaldo Agricultura, Marcelo Reis, Wellen Prestes e Alyson Sandubas. E o PDT? OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão.
Maria da Penha
Em uma ação conjunta, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Polícia Federal (PF) levaram o projeto “Maria da Penha vai à Escola” para aproximadamente 150 alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral Brasília, em Porto Velho, nesta quinta-feira (4/4). Com abordagens didáticas, a Promotora de Justiça Tânia Garcia, a Superintendente Regional da Polícia Federal em Rondônia, delegada Larissa Magalhães Nascimento, e os Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF, Marco Aurélio Guerreiro e Daniel Ferreira, resumiram o funcionamento das duas instituições pela defesa dos interesses sociais. No bate-papo, os estudantes tiveram um panorama das inúmeras possibilidades de carreira disponíveis no MPRO e na PF e foram convidados pela Superintendente a visitarem a exposição em homenagem aos 80 anos da Polícia Federal, que ocorre nos próximos dias, no Porto Velho Shopping.
Maria da Penha 2
Em outro ponto da ação, foi explicado aos alunos como identificar violências de gênero, crimes virtuais, os tipos de abusos e como pedir ajuda em casos envolvendo pedido, vazamento ou compartilhamento de imagens íntimas. Os policiais apresentaram a função da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, especialmente no combate ao abuso sexual infantojuvenil, explicando como os adolescentes podem se defender de criminosos principalmente na modalidade “sextortion“. Ademais, os alunos interagiram com os policiais no intuito de entender e se conscientizar sobre os cuidados no uso da internet e de aplicativos de conversas. A Promotora de Justiça Tânia Garcia também explicou o passo a passo de como os adolescentes podem denunciar crimes na Ouvidoria do Ministério Público e demais órgãos da rede de proteção. A ideia foi levar informação para que eles possam pedir ajuda caso sejam vítimas de algum tipo de crime, ou os presenciem.
Maria da Penha 3
Adiante, também participou das atividades a Juíza de Direito, Juliana Paula Silva da Costa, idealizadora do módulo Lilás de Medidas Protetivas de Urgência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que foi apresentar aos alunos e alunas essa importante ferramenta de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto — “Maria da Penha Vai à Escola” é um desdobramento de recomendação expedida pelo Ministério Público de Rondônia para que as redes municipal, estadual e privada de ensino promovam a inclusão de conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a mulher nos currículos de educação básica das escolas, estimulando a conscientização nas perspectivas pedagógica e educativa.
Voa Brasil
O programa Voa Brasil, que irá garantir o acesso a passagens aéreas com tarifas mais acessíveis, será lançado nas próximas semanas. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, mais detalhes serão apresentados na data de sua divulgação. A ideia é que sejam oferecidas passagens aéreas a R$ 200 por trecho. Anunciado desde o ano passado pelo governo federal, o programa estava previsto para ser lançado em janeiro de 2024. Na ocasião, o governo divulgou que os primeiros segmentos beneficiados pelo Voa Brasil serão aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Lula estava certo
O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas adotou uma resolução apelando a que Israel seja responsabilizado por possíveis crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Faixa de Gaza, embora Israel a tenha rejeitado como um “texto distorcido”. Vinte e oito países votaram a favor, 13 abstiveram-se e seis opuseram-se à resolução, incluindo os Estados Unidos e a Alemanha. A adoção fez com que vários representantes do Conselho aplaudissem e aplaudissem. A resolução sublinhou “a necessidade de garantir a responsabilização por todas as violações do direito internacional humanitário e do direito internacional dos direitos humanos, a fim de acabar com a impunidade”. Expressou também “grave preocupação com relatos de graves violações dos direitos humanos e graves violações do direito humanitário internacional, incluindo possíveis crimes de guerra e crimes contra a humanidade no Território Palestiniano Ocupado”.
Dia da Criança Palestina
Em 25 de outubro o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, justificou em cadeia nacional o massacre na Faixa de Gaza – iniciado 18 dias antes – afirmando que eles, os israelenses, seriam “filhos da luz”, enquanto os palestinos, “filhos das trevas”. “Já matamos milhares de terroristas e não vamos parar por aí. É só o começo”, disse. Netanyahu vem cumprindo a promessa, eliminando indiscriminadamente filhos e filhas de palestinas. Em março, o número de mortes evitáveis de crianças palestinas em quatro meses de massacre já superava o número total de crianças mortas em todas as outras guerras que ocorreram no mundo entre 2019 e 2022: 12.300. No começo de abril, a cifra chegava a 13.800, segundo o Ministério da Saúde local, com muitas mais soterradas debaixo dos destroços produzidos pelos bombardeios.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.