Vilão internacional
Elon Musk está materializando a ficção científica do cinema, se comportando como um terrorista internacional, tal qual o Senhor ds Armas, na versão cibernética. Na verdade, estaria mais para o famoso agente 007 (Pierce Brosnan), quando ele descobre que Elliot Carver (Jonathan Pryce), um bilionário que comanda uma gigantesca rede de informações, planeja criar um incidente político e internacional, que pode redundar na Terceira Guerra Mundial. A intenção de Carver (Elon Musk) é aumentar ainda mais seu poder, que já é enorme.
Vilão internacional 2
O grande problema de Elon Musk é que ele comprou um narrativa mentirosa dos parlmentares bolsonaristas que foram aos EUA falar sobre fatos inexistentes no Brasil, ou seja, que o país estaria caminhando para uma ditadura. Como sabemos, foram eles quem tentaram no 8 de janeiro de 2023 um golpe de estado com a intenção de implantar uma ditadura militar no Brasil. Elon Musk corre sério risco de ser desmoralizado internacionalmente, com perdas bilionarias, porque a justiça brasileira deverá impor multas de mais de um bilhão de dólares.
Há vida fora do X
Uma nova rede social, a Bluesky, foi lançada recentemente e tem tudo para substituir o X (antigo Twitter) como um dos principais pólos de debate democrático no Brasil e no mundo. Concebida por Jack Dorsey, fundador do Twitter, posteriormente adquirido por Elon Musk, a rede Bluesky preza pela comunicação não violenta, pelo combate às fake news e pelo respeito aos direitos humanos. Com o acesso livre, os desenvolvedores esperam conseguir fazer frente ao X e ao Threads, iniciativa de Mark Zuckerberg. Assim, com a liberação geral para novas pessoas aderirem à plataforma, para usar a rede, basta entrar no site, criar seu login e acessar.
Impressionante
Nem precisava, mas governo deve orientar sua bancada na Câmara dos Deputados a votar a favor da continuidade da prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ). Mas, o que impressiona mesmo é a gangue bolsonarista na Câmara dos Deputados empenhada em tirar o criminoso da prisão. O PL, de Bolsonaro, vai orientar a bancada pela soltura de Brazão. Vai vendo, Brasil.
Impressionante 2
A bancada governista Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, é a 4ª maior bancada, com 81 deputados. A maior bancada, com 160 membros, é o bloco formado por União Brasil, PP, Federação PSDB Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD, que inclui tanto governistas quanto oposicionistas. Chiquinho Brazão era do União Brasil.
De jogo jogado a jogo embolado
Dizem que os agentes políticos têm os egos mais inflados do que os dos jogadores de futebol (jornalistas também). Isto se aplica à esquerda e à direita. Os ajustes feitos na reta final da janela para troca de partido e de filiação para quem pretende concorrer nas próximas eleições em Porto Velho deu a dimensão desta verdade.
De jogo jogado a jogo embolado 2
O frentão organizado com muita habilidade pelo chefe da casa civil, caminhava para ganhar as eleições por W x O, tal a pulverização das outras forças políticas, esquerda inclusa. Na última hora, o MDB saca da cartola Euma Tourinho, cuja biografia pessoal coloca a disputa em patamar pouco frequentado pelos candidatos useiros e vezeiros nos pleitos da capital rondoniense.
De jogo jogado a jogo embolado 3
Este movimento, por si só, mexe de tal forma no tabuleiro, que o jogo que caminhava para o W X O, ganha contornos de luta entre o conteúdo e as fake News, para usar termos tão atuais. Se os egos dos políticos de esquerda fossem menores, o banquete oferecido pelo MDB seria melhor degustado por aqueles que fazem política pensando apenas no jantar de hoje.
Novos players
O ingresso de um novo jogador vai dar um mexida nas eleições municipais em Porto Velho. Trata-se do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (PRTB), que anunciou sua intenção de concorrer à prefeitura de Porto Velho nas eleições municipais deste ano.
Novos players 2
O polêmico advogado Caetano Neto, filiado ao PRD de Nilton Capixaba e Carlos Magno, também vai apresentar seu nome como candidato a prefeito na Capital única e exclusivamente para participar de debates, segundo ele. De acordo com Caetano Neto, o primeiro a ser indagado será o novo player Marcelo Cruz, sobre a sessão que durou quatro minutos, na qual aprovou o aumento do imposto ICMS de 17% para alíquota de 21%. Houve revolta do povo e, com medo e acuado, Marcelo Cruz e o Governo, reduziram para 19%. A nova alíquota passou a ser aplicada a partir de 01 de janeiro de 2024 o que obrigou o aumento em todos os produtos alimentícios e de consumo nas prateleiras e ainda, aumentou os preços de serviços, peças e equipamentos.
Léo Moraes?
Em junho saberemos, mas de antemão, a coluna considera que Léo Moraes (Podemos) não será candidato a prefeito de Porto Velho. Passou o timing dele. E, como na quimica, dois corpos distintos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e ao mesmo tempo. Ou seja, Léo Moraes é do mesmo campo eleitoral de Mariana Carvalho (União Brasil), são amigos e têm o mesmo patrono: Marcos Rocha (União Brasil).
Lista atualizada
Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- Israel Trindade, Clodoaldo Dantas, Cláudio Carvalho, Fatinha, Orrana Silveira, Toco do Stccero , Almir do Sindsef, Aires Brito, Pedro Regis, Carlos Oliveira e Alessandra do Simprof; PSB: Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva,Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; Solidariedade? PSOL-REDE: Raymison Correia, Pimenta de Rondônia, Samuel Costa, Yulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.
Lista atualizada 2
Republicanos-Márcio Oliveira, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Terrinha e Matheus Serrate.
Lista atualizada 3
Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Dr. Clever, Nanan, Paroquinha, Zé Reis, Paulo Tico, Edcarlos, Bike Som, Felipe, Ronaldo Sanches, Evaldo Unir, André Rocha, Alex Policial Civil, Chiquinho Táxi, Júlio César,Eduardo Rodoviária, Dr. Breno Mendes, Dr. Carlos Eduardo, Pastor Nonato, Renata Camurça, Dhayane, Márcia Presidente Mulheres PM, Gleice, Calama, Líder Suely, Rosely, Karla Barreto, Carla Bombeiro e Dra. Márcia; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil, Francisca Kaxarari e Márcio Oliveira. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.
Lista atualizada 4
PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas. E o PDT? OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão. Correções e informações: [email protected]
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.