Vem aí o impeachment de Lula
Sem motivos. Por pura sede ao poder. Está se desenhando uma provável instalação do pedido de impeachment do presidente Lula. Tudo porque o primo do presidente da Câmara dos Deputados foi demitidio do Incra nas Alagoas. Um baita crime de responsabilidade, né? Pouco importa o sucesso do governo Lula, as conquistas sociais e a volta do País ao topo da economia mundial.
Na verdade…
Mas, a verdade é outra. Não foi apenas Lula que voltou. De volta também aquela sensação de justiça, da volta da democracia. Tudo que foi feito de errado desde o impeachment de Dilma está desmoronando. Sérgio Moro desmoronando. Do que eles acusavam Lula e o PT, era o que eles faziam e estão fazendo hoje. O STF e PF estão colocando os verdadeiros bandidos na cadeia. E isso é ruim para os negócios deles. Por isso, o impeachment de Lula. Para frear tudo isso. Assim como fizeram com Dilma. Mas, a diferença é que Lira não terá apoio do STF, como Eduardo Cunha teve contra Dilma. Lira pode até instalar, mas não terá apoio para a sua insanidade. Os tempos são outros.
Papudos
Na linha do ex-presidente Collor, que apelou ao povo que comparecesse a uma manifestação em sua defesa no caso de seu impeachment (“Não me deixem só!”), o pastor Silas Malafaia, dia a dia, sobe o tom contra o STF, especialmente o ministro Alexandre de Moraes. Percebendo que todos os caminhos dos processos na Justiça levam Bolsonaro para a cadeia, Malafaia parece querer fazer companhia ao ex-presidente e provoca Alexandre de Moraes para ir para a Papuda também. Em tempo. Bolsonaro assinará sua sentença no dia 21 de abril. Será preso em breve.
Aumento da renda
É disso que estamos falando. O IBGE divulgou na manhã desta sexta (19) os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de rendimentos. Os resultados são positivos. Em 2023, a massa de rendimento mensal domiciliar per capita atingiu o maior valor da série histórica do módulo de Rendimento de todas as fontes, da PNAD Contínua, iniciada em 2012: R$ 398,3 bilhões. O aumento foi de 12,2% ante 2022.
Aumento da renda 2
De todas as famílias brasileiras, 19% receberam o benefício do Bolsa Família em 2023, o que representa praticamente um em cada cinco domicílios. É a maior proporção já registrada e significa 14,7 milhões de lares. Os dados fazem parte de uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Coisa séria
A NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Hidrologia em grande escala da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – única instituição fora dos EUA a participar do projeto, lançaram nesta semana o OpenET-Brasil – ferramenta on-line projetada para fornecer informações detalhadas sobre o consumo de água e evapotranspiração em nível de campo. Essa iniciativa se inspira no sucesso do OpenET, um programa que auxilia agricultores e gestores de recursos hídricos no oeste norte-americano.
Coisa séria 2
A versão brasileira deve começar nos próximos meses, com duração prevista de cinco anos, com os primeiros resultados em dois. Com o objetivo de ajudar agricultores a enfrentar desafios causados por mudanças climáticas, a ferramenta utilizará uma variedade de recursos, incluindo modelos de código aberto e a plataforma Google Earth Engine, juntamente com dados de satélite fornecidos pela NASA e pelo USGS. Com esses dados, a ferramenta será capaz de monitorar de forma precisa e em tempo real a evapotranspiração e o uso da água, fornecendo informações valiosas para agências governamentais, associações de agricultores e organizações não governamentais no Brasil.
Enquanto isso….
Um levantamento do MapBiomas divulgado nesta quinta-feira 18 aponta que 77% das áreas de garimpo na Amazônia em 2022 estavam a menos de 500 metros de rios, lagos ou igarapés. As imagens de satélite mostraram ainda que o bioma concentrava 92% de toda a área garimpada no País, cerca de 241 mil hectares. Do total, 186 mil hectares ficavam a menos de meio quilômetro de algum curso d’água e outros 25,1 mil hectares de garimpo estavam em terras indígenas.
Enquanto isso….2
Esse movimento torna ainda mais grave “a contaminação da água pelo mercúrio e mais recentemente por cianeto, [que] alcançam áreas muito maiores”, destacou Cesar Diniz, coordenador técnico do mapeamento de mineração no MapBiomas. Os indígenas são mais afetados, apesar de concentrarem as áreas mais preservadas do território, e ficam mais expostos aos danos do garimpo. As informações são da Carta Capital.
Menor destruição
O governo Lula está fazendo a sua parte. As terras indígenas da Amazônia tiveram uma redução de 42% na derrubada de floresta entre agosto de 2023 e março de 2024, a menor destruição em seis anos, desde 2018, de acordo com dados divulgados pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) nesta semana do no Dia dos Povos Indígenas.
Acampamento Terra Livre 2024
Os povos indígenas irão ocupar a cidade de Brasília com o Acampamento Terra Livre 2024, entre os dias 22 e 26 de abril, no Complexo Cultural Funarte. O foco será a reivindicação sobre a garantia dos direitos originários, da demarcação de terras indígenas e o fim da violência nos territórios. A organização do ATL incentiva os povos indígenas a articularem em seus territórios a participação no evento, que este ano tem como tema: “Nosso Marco é Ancestral: Sempre estivemos aqui!”, comemorando o 20º aniversário da maior mobilização indígena do Brasil e da união entre os povos.
Major da PM de Rondônia é preso no MT
O bolsonarista major Maik Terres da Polícia Militar de Rondônia, foi preso na quinta-feira (18) sob a acusação de garimpo ilegal e associação criminosa no município de Pontes e Lacerda, no Estado do Mato Grosso. O oficial da PMRO foi interceptado em um hotel da cidade junto com mais quatro pessoas. Segundo o Rondoniaovivo apurou, a prisão aconteceu após denúncia de um ex-cabo da PM de Rondônia que estaria sendo ameaçado pelo major.
Eleições 2024
Finalmente a Frente Ampla pela prefeitrura de Porto Velho deverá de fato ser concretizada. Os principais atores desse frentão, PT, PSB e MDB estão se conversando. Falta muito pouco para se bater o martelo.
Lista atualizada
Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA
PSB: Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; PSOL-REDE: ?
Lista atualizada 2
Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Terrinha e Matheus Serrate.
Lista atualizada 3
Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.
Lista atualizada 4
PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.
Candeias do Jamary
Lista de pré-candidatos a vereador por Candeias do Jamary pela Federação Brasil da Esperança formada pelos partidos PT, PCdoB e PV: Luiz Alvaro Perreira, Valdemir Meireles Gomesm, Juliano Plácido da Silva, Ricardo Gomes, Miquéias Ribeiro de Carvalho, José Ribamar Reis, Nelci Ramos de Souza, Creusely Perreira Troclmann, Diacui de Oliveira Perceguine, Érica Danieli Rufatto Nunes, Francisca Nogueira Borges Alves e José Antônio Rufatto. OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão. Correções e mais informações: [email protected].
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.