Pautas vazias
A coluna promete ser a última vez que dedica espaço generoso ao ex-presidente Bolsonaro. Mas, se faz necessário. Como todo mundo viu, as manifestações de ontem, no Rio, deu ruim, pouca gente. Não o que eles esperavam, um tsunami. No máximo, uma marolinha. Quem conhece a Avenida Atlantica, em Copacabana, sabe que aos domingos metade da avenida é fechada pros carros e aberta para lazer. Foi-se o tempo em que manifestações reivindicavam pautas realmente democráticas. Foi-se o tempo em que se manifestavam em favor de causas sociais, pela fome, pelo emprego, pela educação e segurança pública. As manifestações bolsonaristas pedem a ruptura das instituições, ou seja, o fim do judiciário e o fim da República, para se instalar uma ditadura sem STF, TSE e sem imprensa livre. É disso que se trata. Pela primeira vez a coluna dá razão à Janaina Paschoal, aquela que assinou o impeachment de Dilma. Até ela se cansou de Bolsonaro. Falta só você que está criticando a coluna neste momento.
Pautas vazias 2
Até as baleias vistas de longe e citadas pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO), sabiam que a aglomeração de Copacabana era de alto risco para o fascismo. E se confirmou o que muitos temiam. A aglomeração fracassou pelo que não conseguiu acrescentar à manifestação de 25 de fevereiro na Paulista. O ato pode ser considerado, pelo contexto político, um fiasco histórico. Para usar um clichê da extrema direita, Bolsonaro e Malafaia mantêm uma narrativa, mas não conseguem mais criar um fato novo, como gesto político, que a sustente. A narrativa dos ataques a Alexandre de Moraes como ministro censor e autoritário e de desqualificação das provas do golpe chegou à exaustão na aglomeração em Copacabana.
Pautas vazias 3
A repetição de que a direita é perseguida e censurada se tornou uma chatice e resultou no que de pior pode acontecer na política. Quase anulou, pela baixa presença e pela carência retórica, tudo o que eles fizeram até aqui. O ato no Rio não precisava ser maior do que o de São Paulo. Mas deveria expressar um acréscimo como ação política e respaldo da base de tios e tias do zap. Foi um retrocesso, até porque os grandes nomes do bolsonarismo não apareceram.
Pautas vazias 4
Malafaia atacou Moraes citando-o por 24 vezes, depois de se referir ao ministro por 16 vezes em São Paulo. Definiu Moraes como ditador e insinuou que o Senado deve pedir seu impeachment sob pressão popular. Mas não agregou quase nada ao que havia dito na Paulista. Michelle fez uma pregação religiosa básica, de curso para pastores, e os outros oradores foram tão insignificantes que não há o que citar do que disseram. Com exceção da poética referência às baleias, feita por Gayer. Com informações do Brasil 247.
Censura e ditadura
Se é verdade que o Brasil está numa ditadura, com censura, por que eles fazem manifestações livres, sem o mínimo de interferência do estado? Que ditadura é essa que permite que se ataque as instituições, em especial ao STF e ao governo? Parece piada, mas o bilionário Elon Musk quando cair na real, de que foi enganado pelos bolsonaristas, vai pedir desculpas ao Brasil.
A verdade das verdades
A verdade é que essas manifestações, ainda que mixurucas, servem para manter o PL vivo, fortalecer Arhur Lira (PP-AL) diante do governo federal e serve para eleger prefeitos no próximo pleito. Na verdade, o imprestável do Bolsonaro é apenas pano de fundo. O que eles querem mesmo e o fazem com maestria, é propaganda política para seus pré-candidatos a prefeitos Brasil afora.
Eleições 2024
Falando em eleições, em Porto Velho, dez pré-candidatos dever disputar a sucessão de Hildon Chaves (PSDB). Fátima Cleide (PT), Euma Tourinho (MDB), Vinicius Miguel (PSB ), Célio Lopes(PDT), Benedito Alves (SD), Samuel Costa (Rede), Ricardo Frota (Novo), Marcelo Cruz (PRTB), Mariana Carvalho (União Brasil) e Léo Moraes (Podemos). Esta é a lista atualizada de pré-candidatos a prefeito de Porto Velho. Seis de esquerda e quatro de direita. Os seis de esquerda podem reduzir a três, diante das conversações para se formar a Frente Ampla. E os quatro de direita, a apenas dois.
Escolha difícil
Escolher um para encabeçar a chapa entre Fátima Cleide (PT), Euma Tourinho (MDB), Vinicius Miguel (PSB ) e Benedito Alves (SD), é uma tarefa quase impossível. Serão necessaárias várias reuniões e debates.
Lista atualizada
Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA
PSB: Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; PSOL-REDE: ?
Lista atualizada 2
Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Terrinha e Matheus Serrate.
Lista atualizada 3
Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.
Lista atualizada 4
PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.
Candeias do Jamary
Lista de pré-candidatos a vereador por Candeias do Jamary pela Federação Brasil da Esperança formada pelos partidos PT, PCdoB e PV: Luiz Alvaro Perreira, Valdemir Meireles Gomesm, Juliano Plácido da Silva, Ricardo Gomes, Miquéias Ribeiro de Carvalho, José Ribamar Reis, Nelci Ramos de Souza, Creusely Perreira Troclmann, Diacui de Oliveira Perceguine, Érica Danieli Rufatto Nunes, Francisca Nogueira Borges Alves e José Antônio Rufatto. OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão. Correções e mais informações: [email protected].
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.