32 C
Porto Velho
segunda-feira, julho 7, 2025

Eleição para presidência do PT em Rondônia segue para segundo turno

O PT foi às urnas em todo o país para escolher seus dirigentes municipais, estaduais e nacionais através do voto direto de suas filiadas e filiados. A eleição aconteceu no domingo (6), com votação das 9h às 17h. Em Rondônia, a eleição foi realizada em 41 (quarenta e um municípios), mobilizando cerca de 3,2 mil petistas. Em Porto Velho, foram quase 1,3 mil votantes.

Três chapas disputavam o Diretório Estadual, tendo como candidatos a presidente Ernani Coelho, Ernesto Ferreira e Israel Trindade.

Ainda não há resultado oficial, mas levantamento preliminar indica que haverá segundo turno entre os candidatos Ernesto Ferreira e Israel Trindade. Segundo esses levantamentos, Ernani Coelho teria obtido 27%, Ernesto Ferreira 43% e Israel Trindade 30% dos votos válidos.

Em Porto Velho, Fred Verssailes foi eleito presidente em primeiro turno com cerca de 58% dos votos válidos. Fatinha Ferreira, segunda colocada, obteve cerca de 22% dos votos válidos. Os demais candidatos tiveram, respectivamente: Elilene da CUT 9%, Claudir do SINTERO 8% e Francimar Simão 3%. O segundo turno deverá ser realizado no próximo dia 27 de julho.

Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, é o favorito para assumir a presidência nacional do PT. Ele é visto como um nome moderado, com um perfil mais voltado para a centro-esquerda, alinhado à estratégia de ampliar as alianças do governo com foco na eleição de 2026. Além desse desafio, Edinho também deve assumir a missão de acalmar os ânimos dentro do próprio partido e lidar com questões internas do PT.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas