24 C
Porto Velho
sábado, novembro 15, 2025

Coluna Zona Franca Especial de Sábado

Por Roberto Kuppê (*)

O invasor do bem

O senador Marcos Rogério (PL-RO), que defende a propriedade privada como ninguém, está com um enorme abacaxi nas mãos. Um filiado ao PL que ele preside em Rondônia está envolvido com o crime de invasão de terras. A prisão do vereador Jair Alves de Oliveira, o “Jair da 29” (PL), durante a Operação Godos, desencadeou uma onda de críticas e cobranças dirigidas ao senador Marcos Rogério. Filiado ao PL e aliado político do senador,
Jair da 29 é apontado pelo Ministério Público como um dos supostos líderes de um dos maiores esquemas de invasão de terras e crimes ambientais já identificados no estado.
Nas redes sociais, apoiadores do próprio PL e eleitores bolsonaristas passaram a cobrar posicionamento imediato da direção estadual da legenda.

O invasor do bem 2

Muitos exigem a expulsão do vereador, afirmando que o partido — que historicamente se declara defensor da propriedade privada  e crítico de movimentos de invasão — não pode manter em seus quadros alguém investigado por liderar ações atribuídas à Liga dos Camponeses Pobres (LCP), grupo com histórico de confrontos, coerção armada e ocupações ilegais de terras. Operação expôs atuação violenta e milionária. Deflagrada na quarta-feira (12), a Operação Godos prendeu 20 pessoas em áreas da fazenda Norbrasil e do assentamento Thiago dos Santos, em Porto Velho. Ao vereador do PL é atribuída participação direta na articulação da LCP em Nova Mamoré e regiões vizinhas.

O invasor do bem 3

Por ser o principal líder da legenda no estado, Marcos Rogério passou a ser citado nas críticas de eleitores que cobram “rigor interno” diante da prisão do aliado. Perfis bolsonaristas acusam o partido de omissão e questionam os critérios para filiação de candidatos. Algumas publicações afirmam que a presença de um vereador supostamente ligado a uma organização criminosa no partido que mais defende a bandeira anti-invasão gera desgaste político e ameaça a imagem do PL no interior.

O invasor do bem 4

O Partido Liberal (PL) divulgou na quinta-feira (13) uma nota oficial informando que abrirá
um procedimento interno de apuração para investigar o suposto envolvimento do vereador Jair Alves de Oliveira, o “Jair da 29”, com a Liga dos Camponeses Pobres (LCP).
A legenda afirmou que irá apurar “imediatamente” todas as informações relacionadas ao caso, após a prisão do parlamentar durante a Operação Godos. PL diz que não haverá pré-julgamento, mas prevê expulsão se denúncias forem confirmadas. No comunicado, o PL ressaltou que ninguém será pré-julgado e que o partido respeitará o devido processo, observando o princípio da presunção da inocência. No entanto, deixou claro que, caso as denúncias sejam confirmadas, o vereador poderá ser expulso da sigla, conforme prevê o Estatuto partidário. Com informações de Eu Ideal e Rondônia Dinâmica.

Ingratidão

Para este articulista não existe fato pior do que a ingratidão. Você pode até ser de outro partido, mas jamais omitir a autoria de um projeto importante. Pior, dar crédito para político de outro estado. A coluna está tratando da ex-candidata a prefeita de Porto Velho, Euma Tourinho (sem partido), que se “esqueceu” de citar o senador Confúcio Moura(MDB-RO), autor do Projeto de Lei nº 5.926/2023, que foi aprovado pelo Senado Federal. Pior, foi citado o nome do senador Alan Rick (PL-AC), que apenas relatou o projeto. Ou seja, Confúcio foi sabotado no próprio estado de Rondônia, pela ex- correligionaria Euma Tourinho. Graças ao projeto do senador Confúcio, os soldados da borracha (brasileiros enviados à Amazônia durante a 2ª Guerra Mundial para produzir látex) poderão ter direito a um abono natalino anual. A proposta foi aprovada na quarta-feira (12) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Defensor do meio ambiente

Por falar no senador, ele acaba de incluir na Lei Orçamentária Anual de 2026 o valor de 3,4 bi para a recuperação ambiental e a prevenção de incêndios florestais. A Comissão de Meio Ambiente (CMA) se reuniu no dia 4 para tratar das emendas ao Orçamento. O relator, senador Confúcio Moura, informou que foram apresentadas 66 sugestões. O Orçamento é a lei que estima as receitas e fixa as despesas para o funcionamento da máquina estatal. Compreende os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das estatais.

Feriado 15/11

15 de novembro é feriado nacional, comemorando a Proclamação da República.O feriado de 15 de novembro faz referência ao dia em que o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto nº 1, instituindo oficialmente a República no Brasil. O Brasil celebra a Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Oficializada como feriado desde 1949, marca o momento histórico em que o país abandonou o sistema monárquico para se tornar uma República Federativa. O movimento, considerado por historiadores como um golpe de Estado, ocorreu no Rio de Janeiro – então capital – e foi liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio de militares e civis republicanos. A mudança de regime foi motivada pela insatisfação dos militares, o descontentamento das elites regionais e a crise da monarquia agravada após a abolição da escravidão.

Pequenas igrejas, grandes negócios

Pode ser uma imagem de texto que diz "CRENTES & FACÇÕES IGREJAS EVANGÉLICAS USADAS PELO PCC E CV? OPERAÇÃO PLATA DA PF REVELA LIGAÇÕES ENTRE FÉ, TRÁFICO E LAVAGEM DE DINHEIRO, E MIRA PASTORES SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO COM ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS."Quadrilhas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), abriram igrejas e rádios de fachada para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. Nesses casos, os dízimos e ofertas seriam usados para dar aparência lícita ao dinheiro do crime organizado.

Igrejas + desvios no INSS

Pode ser uma imagem de texto que diz "URGENTE!!! A PF descobriu que IGREJAS EVANGÉLICAS são usadas pra lavar dinheiro que foi roubado dos aposentados do INSS!! Pra não pagar impostos, os criminosos usam igrejas (que são livres de imposto) pra lavar o DINHEIRO SUJO ROUBADO!! BOLSOMINION NÃO UM METRÓPOLES Donos de igrejas no DF são sócios de ONG envolvida em fraude do do INSS"Investigada pela Controladoria-Geral da União (CGU) no caso que ficou conhecido como a farra do INSS, a Associação dos Aposentados do Brasil (AAB) tem como sócios dois fundadores de igrejas evangélicas localizadas em Brasília. Entre eles está Dogival José dos Santos, presidente da instituição. Dogival, que assinou acordo de cooperação entre a AAB e o INSS em 2023, criou a Crusada Nacional de Evangelismo — registrada com S no lugar do Z –, em 1996, sob o nome fantasia “Primeira Igreja Pentecostal Cristo a Esperança”. Conforme dados disponibilizados por Dogival à Receita Federal, a instituição religiosa funciona em Ceilândia. Em setembro deste ano, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS (CPMI), que apura as fraudes, aprovaram requerimento para convocar Dogival a prestar depoimento no Senado Federal. Na quinta-feira passada (6/11), parlamentares pediram quebra de sigilo bancário e fiscal do de Dogival.

Rodrigo Manga

Nenhuma descrição de foto disponível.Depósitos “colossais” em dinheiro fracionado na conta da igreja dos cunhados do prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), eram seguidos de pagamentos por serviços não prestados pela esposa do próprio Manga. Para a Polícia Federal (PF), esses são alguns dos indícios de que um grupo criminoso que tinha como líder o prefeito, lavava dinheiro de origem ilícita, beneficiando o político famoso no TikTok. Manga foi afastado do cargo por decisão da Justiça, após pedido da PF.

 Nada consta

Pode ser uma imagem de texto que diz "Pedro Ronchi @PedroRonchi2 χ Bolsonaristas estavam culpando o irmão do Lula pela fraude no INSS. Aí, a Polícia Federal foi investigar e achou político bolsonarista envolvido, assessor bolsonarista envolvido, ex-ministro bolsonarista envolvido, mas não acharam nada contra o irmão do Lula."Tentaram de tudo que é jeito ligar o irmão de Lula aos escândalos dos desvios de recursos do INSS. Nada acharam. Muito pelo contrário, acharam indícios contra os próprios membros da CPMI do INSS. Acharam contra membros do PL. Não acharam nada contra petistas. A CPMI do INSS começou uma fase de investigação do chamado “primeiro escalão”, formado por políticos que podem estar de alguma forma envolvidos com pessoas e associações que fraudaram beneficiários do INSS. O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social José Carlos Oliveira e ao menos dois parlamentares são investigados por suposto envolvimento na cobrança ilegal de mensalidades associativas de milhões de aposentados e pensionistas. Eles são alvo de uma nova etapa da operação Sem Desconto que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (13).

RKTV

Com previsão para inauguração oficial para meados de dezembro, a nova webtv está operando em caráter experimental. A RK TV é uma plataforma de televisão online que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à informação e ao entretenimento de qualidade. Com uma programação diversificada e transmissões ao vivo 24 horas, ofereceremos jornalismo sério, entretenimento inteligente e conteúdo cultural para toda a família. Em breve com aplicativo que dará acesso às smart tv, quando estará disponível gratuitamente em todos os lares brasileiros. Assista aqui.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Euma Tourinho “esquece” de agradecer ao senador Confúcio Moura autor do projeto que concede abono natalino para soldado da borracha

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas