Muito grave…..
Enquanto bolsonaristas minimizam ou até ignorem a gravidade dos fatos, a verdade é que Jair Messias Bolsonaro está ferrado de verde amarelo. O que ele fez e ou tentou fazer é um crime sem noção. Nada o afastará de uma longa estada na cadeia. Ele e seus comparsas.
Muito grave….. 2
Pivô das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, incriminou ex-presidente e o ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, em depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (21). Cid foi convocado a prestar um novo depoimento a Moraes após a operação da Polícia Federal (PF) da última terça-feira (19) que prendeu quatro militares das Forças Especiais (kids pretos) do Exército e um agente da própria PF envolvidos em um plano golpista para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o próprio ministro do STF.
Dois pesos……
A mídia global, mais precisamente o Camarotti (Globo News), está preocupada com o caso Bolsonaro, para que não se estenda até as eleições de 2026, para não contaminar o processo. Engraçado é que na vez do Lula a mesma mídia não se espantou com a celeridade dos processos que ocorreram em pleno ano eleitoral de 2018, propositadamente para prejudica-lo.
Sem pressa nenhuma
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. A decisão busca garantir que o caso avance de forma sólida, evitando falhas processuais em um tema de grande repercussão nacional e internacional. Mas se fosse um esquerdista…..
Direitos da mulher
Uma oficiala de Justiça notificou a presidente da Comissão Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RO), vinculada à Secretária de Assistência Social (SEAS), Sandreia Costa, de uma Liminar concedida no Mandado de Segurança nº 7062978-62.2024.8.22.0001, em trâmite na 2ª Vara da Fazenda Pública, a qual determinou que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) fosse habilitada para participar da “Eleição para escolha das entidades habilitadas que integrarão o CEDM/RO”, conforme Edital nº 4/2024/SEAS-CEDM, publicado no Diário Oficial de 09/10/2024.
Direitos da mulher 2
Após ser notificada da Liminar a presidente da CEDM/RO reuniu outros membros da Comissão e decidiu suspender a votação que ocorreria neste 21/11/2024, das 8h00 às 11h00; em ata registrou que era “em virtude de se tratar de decisão provisória” e que tal suspensão visava “preservar a isonomia do processo seletivo”. A CUT entende que houve descumprimento da liminar, pois o juiz analisou um pedido de suspensão do processo eleitoral e decidiu manter a votação, porém habilitando a CUT. A Central já noticiou à justiça sobre o descumprimento, requereu providências como aplicação de multa e determinação para que a votação seja realizada em 72 horas; pedidos que ainda serão apreciados.
Ambulâncias
Em final de mandato do prefeito HC, a Semusa está aderindo a uma ata de preços do interior do Maranhão para locação de ambulâncias em Porto Velho por 14 milhões de reais. Tem caroço neste angu. Alô, equipe de transição do Léo Moraes! A equipe do Paulo Andreoli (Rondonioavivo), está checando com lupa.
Carteira B…..
Estão criticando Lula por uma lei (projeto de Lei 7.746/17), prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2025, que cria uma categoria especial para motoristas que dirigem carros automáticos. Em que pese ser um bom projeto, não é da lavra do governo petista. Esse projeto é de 2017 e é de autoria da ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil). A César o que é de César.
É fogo
Os incêndios atingiram 67 mil quilômetros quadrados de Floresta Amazônica de janeiro a outubro deste ano. O número, considerado “chocante” pelos cientistas, é dez vezes maior que a taxa de desmatamento oficial anunciada recentemente, de 6.300 quilômetros quadrados, segundo registro via satélite captado de julho de 2023 a agosto de 2024. O dado é do Monitor do Fogo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), parte da rede Mapbiomas, e foi divulgado durante a Conferência do Clima de Baku, a COP29, realizada até esta sexta-feira (22/11).
É fogo 2
É como se 6,7 milhões de estádios de futebol como o que sedia as negociações no Azerbaijão, sofressem o impacto das chamas. Os episódios de seca extrema em 2023 e 2024 trouxeram mudanças para a floresta: com menos folhas, menos água e mais vulneráveis, ela perdeu principalmente a capacidade de barrar a “entrada” do fogo que vem de fora. Se a tendência continuar, novas formas de proteção terão que ser pensadas.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]