Diplomação
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), informa que a diplomação dos 23 vereadores, prefeito e vice-prefeito da capital rondoniense ocorrerá no dia 12 de dezembro de 2024, às 17h, no Auditório da Faculdade São Lucas, Campus II (Rua João Goulart 666 Bairro Mato Grosso). A data está dentro do prazo final para diplomar os eleitos nas Eleições de 2024, que é o dia 19/12/24, conforme institui o calendário eleitoral. Os diplomandos receberão um número limitado de senhas para que convidados possam acompanhar presencialmente a solenidade, que também será transmitida pelo canal do TRE-RO no YouTube.
Eleições 2024
Quem acha que as eleições de 2024 já terminaram, está redondamente enganado. Além de se preparar para a diplomação e da transição em curso, o prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), já está dizendo a que veio. Desde a eleição há pouco mais de um mês, Léo não parou um minuto. Está a mil por hora buscando meios para começar uma administração exitosa. Já foi à Brasília duas vezes. Se encontrou com a bancada federal e já conseguiu promessas de muitos recursos para a capital. No FNDE, por exemplo, descobriu que Porto Velho não cadastrou nenhum programa para obter novos recursos para a educação. E na saúde? Veja o que Léo descobriu: ”Meus amigos, nesta segunda-feira, me reuni no Ministério da Saúde em busca de recursos para tirarmos a saúde de Porto Velho da UTI. Fomos recebidos pelo Marroni, assessor direto da ministra Nísia Trindade, e por toda a equipe técnica do Ministério. Lamentavelmente, nos informaram sobre inúmeros recursos para a saúde que foram perdidos ou deixaram de ser repassados por falta de gestão da atual administração municipal. Estamos buscando todo e qualquer tipo de recurso, pois sabemos que, apenas com os recursos próprios, a Prefeitura não conseguirá resolver todos os problemas. Ao longo da semana, teremos reuniões em diversos Ministérios em busca de investimentos para a nossa capital, pois o nosso trabalho já começou! Grande abraço a todos”, informou Léo Moraes nas redes sociais.
Rodoviária
E a novíssima e belíssima rodoviária de Porto Velho está em meio à controversas no tocante às finalizações para a sua inauguração no dia 20 de dezembro. Normal. Toda obra grandiosa sofre percalços. O importante é que ela está 99% concluída e só restam alguns detalhes. A coluna não é daquelas que torcem contra. Que tudo se resolva com rapidez. O que estiver errado, se corrija. Que Porto velho tenha um feliz Natal com uma rodoviária nova funcionando. A César o que é de César. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) está de parabéns e será eternizado pela obra.
Contra a corrupção
A Rede de Controle da Gestão Pública e a Rede Estadual de Ouvidorias de Rondônia, em parceria com o Detran Rondônia e outros órgãos apoiadores, promovem neste sábado (07/12) um evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção. A programação ocorrerá no Espaço Alternativo de Porto Velho, com início às 16h. O objetivo do encontro é sensibilizar a população sobre a importância de combater atos corruptos, inclusive aqueles considerados pequenos, como práticas cotidianas que prejudicam a sociedade. O evento busca envolver cidadãos na luta pela integridade e promover o lema da campanha deste ano: “Certinho Sim. Jeitinho Não! #DigaNãoÀCorrupção”.
Contra a corrupção 2
A programação inclui caminhada e sorteio de brindes. O evento será realizado ao ar livre, em frente à passarela do Espaço Alternativo. A partir das 16h, está prevista a organização das tendas, que serão ocupadas por órgãos parceiros com ações de sensibilização sobre o tema. Às 17h, haverá a abertura oficial com apresentação da Banda da Polícia Militar e da Escola de Trânsito do Detran, com a participação dos personagens Didíco e Vavá. Em seguida, às 17h45, serão sorteados brindes para os participantes. A principal atividade será a caminhada com entrega de leques temáticos fornecidos pelo Ministério Público de Rondônia. A caminhada está marcada para começar às 18h e será seguida pelo encerramento, às 19h, com recolhimento dos materiais.
Contra a corrupção 3
Diversos órgãos estão envolvidos na organização e apoio ao evento, incluindo a Controladoria-Geral da União, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e o Ministério Público de Rondônia. Esses órgãos desempenham papel fundamental na prevenção e no combate à corrupção em diferentes níveis, desde ações educativas até investigações de irregularidades.
Contra a corrupção 4
Por motivo de força maior, o governo de Rondônia não vai participar deste evento. A Sejucel sujou a imagem do governo Risos.
Sem Anistia
As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo reafirmam sua unidade em defesa da democracia, convocando a população brasileira para se mobilizarem no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Este será um dia de denúncia contra a tentativa de golpe orquestrada no Brasil e de exigir punição para todos os envolvidos nos crimes contra a democracia, a sociedade e o Estado brasileiro. A escolha da data ocorre em um contexto decisivo no qual Jair Bolsonaro e mais 36 responsáveis, foram indiciados pela Polícia Federal por planejar uma tentativa golpe contra o estado e à estabilidade de suas instituições democráticas.
Sem Anistia 2
É sem anistia mesmo! É impressionante o que eles fizeram antes da posse de Lula e após. Gente, tentaram assassinar as autoridades mais importantes do país! Isso não pode sair impune!
Arthur Lira
E o que dizer da Câmara dos Deputados (eia-se Arthur Lira), colocando a faca no pescoço de Lula. É disso do que se trata. Enquanto Lula está fazendo o bem para o povo, economia bombando, pleno emprego e redução da pobreza, eles que trabalham só dois dias por semana, estão atrapalhando o governo.
Transparência
A trajetória do acesso à informação e da transparência pública no Brasil acaba de ser analisada de forma abrangente no artigo acadêmico “Contextos e Dinâmicas do Acesso à Informação e Transparência Pública no Estado Brasileiro: Opacidades, Ilusões e Metamorfoses”. O estudo, conduzido por Vinícius Valentin Raduan Miguel, professor da Universidade Federal de Rondônia, que estuda transparência pública há mais de dez anos, oferece uma análise crítica e histórica que abrange do período ditatorial às recentes políticas públicas e desafios normativos enfrentados no país. O texto completo está disponível para consulta. CLIQUE AQUI
Feira de Sustentabilidade e Inclusão
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realiza hoje, 6, a Feira de Sustentabilidade e Inclusão, das 10h às 17h, no Espaço Multieventos. A feira contará com expositores do projeto “Feira da Mulher Empreendedora”, coordenado pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Porto Velho. O objetivo é fomentar e incentivar a organização e o registro de empreendimentos da economia popular e solidária, contribuindo para o fortalecimento e a circulação da economia local. Na parte da gastronomia, vai ter vatapá, bobó de camarão, galinha picante e caipira, pirarucu a casaca e no molho branco, rabada no tucupi, charuto, e arroz paraense.
Selo Ouro
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) foi agraciado com o Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2024, o prêmio representa o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais que se destacam em políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. O Selo Ouro, uma das maiores distinções do evento, evidencia a dedicação do TRE-RO na busca por excelência, alinhada às metas estratégicas estabelecidas pelo CNJ.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]