27 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 13, 2025

Coluna Zona Franca

Os partido + corruptos

Pode ser uma imagem de textoÉ sintomático. Todos os dias pipocam em todo o país denúncias contra o PL, União Brasil, PP e Republicanos. Investigações de milhões envolvendo propinas, tráficos de influência e de drogas. Ligações direta com facções criminosas (PCC). Alguém do PT ou PSOL envolvido? Nenhum!!!

Os partido + corruptos 2

O empresário e deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE), fundador do Partido Social Liberal (PSL) e ex-presidente do União Brasil, lançou neste mês o livro “Democracia acima de tudo”, onde relata sua aliança e seu rompimento com o ex-presidente Jair Bolsonaro e faz denúncias severas sobre traições internas e um grande esquema de corrupção que envolve figuras de destaque no partido. As alegações de Bivar ganham ainda mais relevância à luz da recente ação da Polícia Federal (PF) contra o empresário José Marcos Moura, foto abaixo, conhecido como o “Rei do Lixo”, apontando para um mega esquema de corrupção que pode implodir o próprio União Brasil.

Os partido + corruptos 3

Marcos Moura, Davi Alcolumbre, Antônio Rueda e ACM NetoBivar foi presidente do União Brasil até que sofreu um golpe interno do partido, que teve como beneficiário Antônio Rueda, seu ex-braço direito, mas que teria sido arquitetado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o senador Davi Alcolumbre e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Cassados

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe decidiu, nesta quarta-feira (18), pela cassação do mandato do deputado federal, Ícaro de Valmir (PL), em virtude do partido não ter cumprido a cota de gênero durante as Eleições de 2022. Ícaro foi eleito o deputado federal mais jovem do Brasil. A cota de gênero na política é uma estratégia para assegurar a participação mais igualitária entre homens e mulheres que concorram a cargos eletivos do Poder Legislativo. Cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Cassados 2

E Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria, na última sexta-feira (13), para cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e torná-la inelegível por oito anos. A decisão foi motivada por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação para divulgação de fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro durante as eleições de 2022.

Presos pela Polícia Federal

O vereador e presidente da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), e o subcomandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Francisco das Chagas Lisboa, foram presos pela Polícia Federal numa operação que investiga o apoio financeiro do tráfico de drogas para compra de votos nas eleições municipais de 2024. A ação foi deflagrada nesta quarta-feira (18), um dia após o vereador ser diplomado em Boa Vista.

Presos pela Polícia Federal 2

Há um mandado de prisão contra a esposa de Genilson, a policial civil Natalie Guimarães, mas ela está em São Paulo e é considerada foragida. A irmã de Genilson também foi presa. A defesa de Genilson Costa (Republicanos) classificou a prisão do vereador como “arbitrária, injusta e ilegal”. Tudo gente de bem, Deus, Pátria e Família. E bradam a todo pulmão, volta Bolsonaro.

Agorinha

A Polícia Federal faz buscas nesta quinta-feira (19) em endereços ligados a assessores dos deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). A operação, intitulada “Rent a Car”, foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. Ao todo, seis mandados são cumpridos no Rio de Janeiro, em Tocantins e no Distrito Federal. Segundo a PF, agentes públicos e empresários teriam estabelecido um “acordo ilícito para o desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares”. Para isso, teriam usado contratos falsos com locadoras de veículos.

Tarcísio e o PCC

Um delegado e investigadores da Polícia Civil de São Paulo foram presos, nesta terça (17), em uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público de São Paulo. Eles haviam sido denunciados por corrupção por Antônio Vinícius Gritzbach, o delator do PCC executado no aeroporto de Guarulhos. A promiscuidade entre policiais e o PCC não surgiu no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), mas a operação da PF e do MP-SP mostra que as sacanagens seguiam existindo sob a atual gestão.

Tarcísio e o PCC 2

É o sumo da ironia que isso ocorra depois de o governador afirmar que o Primeiro Comando da Capital orientou o voto em Guilherme Boulos, adversário de seu candidato, Ricardo Nunes. Sim, enquanto Tarcísio falava que o PCC mandava votar no Boulos (e todo mundo esqueceu esse crime eleitoral no dia do segundo turno da eleição), eram policiais sob o seu governo que trabalhavam para a facção.

PSD  e Podemos

Equipe de transição de Léo Moraes tem dois secretários de Marcos Rocha e ex-secretário do Governo ConfúcioEsses dois partidos de centro são, ao lado do PT, PDT e Psol, que menos aparecem envolvidos em denúncias de corrupção. O PSD presidido nacionalmente por Gilberto Kassab (SP) e por Expedito Jr em RO, foi o que mais elegeu prefeitos no Brasil. O Podemos, partido em Rondônia sob o comando de Oscar Dias Netto elegeu o prefeito Léo Moraes, contra quem nunca houve notícias de mazelas, muito pelo contrário. PSD e Podemos serão dois partidos decisivos nas eleições de 2026.

Cidadão Honorário

Advogado Nelson Canedo, novo cidadão honorário de Porto Velho

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou e promulgou o Decreto Legislativo nº 581/CMPV-2024, concedendo o Título de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho ao advogado Nelson Canedo Motta, reconhecendo sua destacada contribuição para o desenvolvimento da capital rondoniense. A honraria foi proposta por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 611/2024, de autoria do vereador Edwilson Negreiros (PSDB), e recebeu a aprovação do plenário da Câmara. A iniciativa foi oficializada pelo presidente da Casa, vereador Márcio Pacele Vieira da Silva, em um ato que reafirma a importância de homenagear cidadãos que contribuem significativamente para o fortalecimento e crescimento da cidade.

                      Leis ambientais inconstitucionais

Ao longo de 2020 a 2024, Rondônia se tornou palco de um intenso embate jurídico envolvendo normas ambientais estaduais. Decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) derrubaram inúmeras  leis e consideradas inconstitucionais, evidenciando uma crescente investida do próprio Governo do Estado de Rondônia atuando contra a proteção ambiental na região amazônica. A atual gestão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e o governo Marcos Rocha  (União Brasil-RO) entram para a história como os maiores produtores de normas inconstitucionais da história jurídica de Rondônia.

Leis ambientais inconstitucionais  2

Em meio a interesses econômicos, pressões políticas e crises climáticas globais, as decisões judiciais reafirmaram a centralidade do meio ambiente na Constituição brasileira. O Ministério Público e o Judiciário continuam a atuar como guardiões da Amazônia, barrando ilegalidades e inconstitucionalidades como nunca vistas antes. O futuro de Rondônia depende de políticas públicas que conciliem desenvolvimento sustentável com preservação ambiental, evitando novos retrocessos e ataques à natureza. Para isso, interromper a lógica predatória e destrutiva do Governo do Estado de Rondônia e da SEDAM é fundamental.

                                            Só em abril

Pode ser uma imagem de textoA equipe técnica da Prefeitura de Porto Velho confirmou o óbvio: a obra da nova Rodoviária não está pronta e não pode ser inaugurada agora. O Departamento de Obras Civis – DOC/SEMOB, foi comunicada oficialmente de um nova prorrogação de prazo de execução por mais 90 (noventa) dias contados a partir de 20 de dezembro de 2024. “Essa solicitação é fundamentada na necessidade de garantir tempo hábil para a conclusão de todas as etapas indispensáveis à entrega, recebimento da obra e emissão das licenças necessárias para operação“, diz ofício. Diante disso, a inauguração deverá acontecer somente em abril de 2025.

Que show foi esse?

Monstros. Caetano Veloso e Maria Betânia encerraram ontem, turnê de 2024 no Allianz Park, em São Paulo, de forma apoteótica. Épico!!! Um show que ficará na memória dos presentes ao evento. Um privilégio para quem foi assistir talvez uma das últimas apresentações da dupla que já ultrapassou a casa dos 80 anos. Em 2025 têm mais três shows: 8/2/2025 — Casa de Apostas Arena Fonte Nova, Salvador; 15/3/2025 — Farmasi Arena, Rio de Janeiro e 22/3/2025 — Arena do Grêmio, Porto Alegre.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas