Lula favorito
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições presidenciais de 2026 em todos os cenários, aponta uma pesquisa Atlas/Intel divulgada nesta terça-feira (11), informa a Veja. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o período de coleta de dados foi de 27 de janeiro a 31 de janeiro. Em um cenário com os mesmos nomes das eleições de 2022, Lula lidera com 44% dos votos, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível com 40,6%. Na sequência, ainda aparecem Simone Tebet (MDB), com 4,9%, e Ciro Gomes (PDT), com 4,5%.
Lula favorito 2
A pesquisa ainda simulou dois cenários para o primeiro turno. Um com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), sendo o representante da direita, e o outro com Eduardo Bolsonaro (PL). Lula, com 41,1%, venceria Tarcísio, que fez 26,2% das intenções de voto. Depois aparecem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (5,9%), o cantor Gusttavo Lima (5,6%), a ministra Simone Tebet (4,1%), o senador Sergio Moro (3,3%), o coach Pablo Marçal (2,4%), a ministra Marina Silva (1,4%) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (0,9%).
Lula favorito 3
Já no outro cenário, Lula lidera com 40% das intenções de voto, seguido por Eduardo Bolsonaro, que tem 24,2%. Na sequência, aparece Caiado (7,5%), Gusttavo Lima (5,2%), Tebet (4,4%), Moro (4,2%), Marçal (3,4%), Marina (2,2%) e Leite (1,5%).
Ficha suja
Em campanha aberta contra a Lei da Ficha Limpa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um entusiasta da medida no início de seu mandato de quatro anos à frente do Palácio do Planalto. Em março de 2019, quando estava há apenas três meses como presidente, Bolsonaro emitiu decreto com regras para a contratação de servidores comissionados. Dentre as exigências, estava a Ficha Limpa. Na ocasião, Bolsonaro determinou que as regras da lei, que tornam inelegíveis por oito anos brasileiros condenados pela Justiça em última instância, também seriam aplicadas aos cargos comissionados em seu governo.
Perderam, manés
E agora, José? O pedido de impeachment de Lula pelo Bloco Village People ficou sem objeto. O TCU autorizou o uso de R$ 6 bilhões para o programa Pé-de-Meia. A decisão permite o pagamento das primeiras parcelas do programa, previstas para o fim de fevereiro. O TCU entendeu que não tinha nada de errado com o programa que beneficia 23 milhões de estudantes. Impressionante como parlamentares bolsonaristas não gostam de educação, sobretudo, de pobres. Lamentável que estes mesmos parlamentares votaram também contra a redução de impostos e de zerar os tributos da cesta básica. Neste momento eles estão lotando contra a isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.
Confúcio Moura
O segundo secretário do Senado Federal, Confúcio Moura (MDB) participou de um café da tarde estratégico na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião o ministro apresentou as 25 iniciativas prioritárias da área econômica para 2025 e 2026 a líderes de bancadas e futuros presidentes de comissões, incluindo parlamentares tanto da base aliada quanto da oposição. Durante o encontro, Haddad ouviu pedidos para que propostas de senadores fossem incorporadas à agenda, uma sinalização de que o Planalto está disposto a flexibilizar pontos para garantir maior adesão parlamentar. Alcolumbre, figura central nessa costura política, reforçou a necessidade de alinhamento entre o governo e o Congresso, destacando o papel do Senado na construção de políticas públicas eficazes. A presença de ministros como Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, demonstra o peso da articulação e a tentativa de garantir que a pauta econômica avance sem grandes obstáculos.
Mudanças na CI
O senador Marcos Rogério (PL) vai assumir a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. Ele será um dos responsáveis pela viabilização da construção da ponte binacional entre Brasil e a Bolívia. O projeto já foi licitado, carecendo de alguns ajustes. O senador Confúcio Moura deixou tudo alinhado.
Eleições 2026
Ao que tudo indica, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil) não será o candidato de Marcos Rocha (União Brasil) à sucessão dele em 2026. Corre nos bastidores que o rompimento entre os dois é iminente. E que o candidato oficial poderá ser o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil). Esse nome, inclusive, também é da preferência do prefeito Léo Moraes (Podemos). Sérgio Gonçalves que assumirá o governo em abril do ano que vem, até poderá ser candidato, mas sem apoio do governador. A conferir.
Eleições 2026 2
O ano de 2025 promete ser bastante turbulento no Palácio Rio Madeira e adjacências. O imbróglio envolvendo o ex-chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves ainda vai dar panos para manga. Tudo indica que ele vai jogar excrementos no ventilador. JG saiu bastante machucado de uma relação de seis anos. Neste período ele colecionou muitos segredinhos do ex-parceiro.
Efeito dominó
Foi finalmente preso o ex-deputado estadual Maurão de Carvalho, investigado e condenado após a Operação Dominó. O fato acontece exatamente no mesmo dia em que o nome de outro envolvido está cotado para ser Chefe da Casa Civil.
Ramon o terrível
O petista Ramon Cujui não perde uma contenda nos acaloradas debates na Rema TV de Porto Velho. Com respostas cuidadosamente embasadas na verdade, ele tem deixado bolsonaristas mudos nos debates. Ramon vence sempre porque se baseia em fatos reais e não no mundo paralelo dos bolsonaristas. Falando no Ramon, ele deverá disputar uma das oito cadeiras de deputado federal. Com certeza ele representará bem o estado em Brasília, preenchendo uma lacuna deixada pelo saudoso Eduardo Valverde, que morreu em 2011 vítima de acidente de carro na BR 364.
Desvios em emendas
A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (13) mandados em uma operação contra chefe de gabinete do deputado Afonso Motta (PDT-RS), Lino Furtado, por supostos desvios em emendas parlamentares. O dinheiro desviado iria para o Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul (RS). Ao todo, os policiais cumprem 13 mandados de busca em Brasília e em cinco cidades do Rio Grande do Sul. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.
Abertura do Carnaval
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes anunciou a abertura do carnaval em Porto Velho no próximo sábado (15), com o Baile Municipal, festa que inicia oficialmente o período Momesco.
17 municípios aniversariam hoje
Hoje é um dia especial para Rondônia! Celebramos a história, a cultura e o desenvolvimento de 17 municípios que completam mais um ano de trajetória, marcada pelo trabalho de suas comunidades e pelo esforço de suas gestões em construir um futuro melhor. Cada cidade tem sua identidade, suas conquistas e desafios, mas todas compartilham a mesma vontade de crescer e prosperar. Que esta data especial seja um momento de união e renovação, trazendo ainda mais oportunidades, crescimento e qualidade de vida para suas populações.
Feliz aniversário para:
Alto Paraíso
Cacaulândia
Campo Novo de Rondônia
Candeias do Jamari
Castanheiras
Corumbiara
Governador Jorge Teixeira
Itapuã do Oeste
Ministro Andreazza
Mirante da Serra
Monte Negro
Novo Horizonte do Oeste
Rio Crespo
Seringueiras
Theobroma
Urupá
Vale do Paraíso
As informações são da AROM
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]