24 C
Porto Velho
quarta-feira, dezembro 31, 2025
spot_img

Coluna Zona Franca Especial de Fim de Ano

Por Roberto Kuppê (*)

Feliz Ano Novo

O ano de 2025 termina hoje com muitas vitórias e sucessos. Termina com o menor índice de desemprego e melhorias no poder de compra do brasileiro. Termina com inflação baixa e valorização do Real. Para quem é investidor da Bolsa de Valores, é só alegria. Na política, não foi bom para os golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os principais terroristas foram presos e condenados. O ministro do STF, Alexandre de Moraes foi eleito pela revista Financial Times como um dos 25 mais influentes do mundo. No Brasil, herói da democracia. Já o presidente Lula termina o ano como o maior estadista do Planeta, sendo reverenciado até pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Lula em Copacabana

Copacabana promete drones e queima de fogos mais longa na virada | Agência BrasilO presidente Lula passará o Réveillon de 2025 para 2026 com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e alguns familiares no litoral do Rio de Janeiro. Lula desembarcou no estado no início da semana e seguiu direto para a base naval da Marinha na Restinga da Marambaia, onde está hospedado. A previsão é de que Lula jante na base e depois siga até a Praia de Copacabana para assistir ao show de fogos em um lugar reservado — provavelmente no Forte de Copacabana. Além da primeira-dama, acompanham o presidente na base naval da Marinha em Marambaia uma das netas dele, com o marido e a filha (bisneta de Lula).

Financial Times prevê quarto mandato para Lula 

Financial Times publicou seu tradicional especial anual Forecasting the World in 2026, que pode ser traduzido como “Previsões para o mundo em 2026”. A série reúne análises prospectivas sobre os principais movimentos políticos, econômicos e geopolíticos que devem moldar o ano seguinte, com base em dados, tendências estruturais e avaliação de riscos globais. Um dos destaques envolve o cenário político brasileiro. Segundo o FTLuiz Inácio Lula da Silva é o favorito para vencer a eleição presidencial de outubro de 2026 e conquistar um quarto mandato, inédito na história do país. A avaliação parte do pressuposto de que, salvo um problema de saúde de última hora, Lula entrará na disputa em posição vantajosa mesmo aos 80 anos.

Financial Times prevê quarto mandato para Lula  2

O jornal aponta três fatores centrais para essa projeção. O primeiro é o perfil de Lula como um “campanhista formidável” (no original, “campaigner”), capaz de mobilizar eleitores e alianças em contextos adversos. O segundo é o desempenho da economia brasileira, descrito como robusto, o que tende a favorecer o governo em disputas eleitorais. O terceiro elemento é a postura de Lula no cenário internacional, especialmente sua capacidade de se contrapor a pressões externas e negociar com grandes potências sem alinhamento automático.

Financial Times prevê quarto mandato para Lula 3

“Salvo um problema de saúde de última hora, Luiz Inácio Lula da Silva é o favorito para vencer a eleição de outubro próximo, mesmo aos 80 anos. Um campaigner formidável, o líder de esquerda tende a se beneficiar de uma economia robusta e de sua postura de enfrentamento às investidas de Trump”, diz o texto. No final de novembro, a colunista Gillian Tett, do FT, afirmou que Lula saiu vitorioso da ofensiva tarifária conduzida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após meses de tensão diplomática envolvendo a taxação de produtos brasileiros.

Em Rondônia

Pode ser uma imagem de fogo e raioO ano termina bem para Rondônia no setor econômico e de empregos. Na política, termina mal. O governador Marcos Rocha e o vice-governador Sérgio Gonçalves, ambos do União Brasil, estão visceralmente separados, brigados e rompidos. Nos últimos dias do ano a situação piorou com exonerações do staff do vice, que agora mal tem uma sala sem cafezinho no Palácio Rio Madeira. Esse movimento indica que Marcos Rocha não vai deixar o governo, preferindo abrir mão da candidatura ao Senado Federal. Restará à Sérgio Gonçalves aceitar ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado ou disputar a Câmara Federal.

Confúcio Moura

Pode ser uma imagem de texto que diz "8 限 HOSPITAL UNIVERSIT UNIVERSITARIO ERSIT ARIO + DE E1,5 BILHÃO RA RONDÔNIA C OVERNO FEDEA PONTE BINACIONAL BINA"O senador Confúcio Moura (MDB-RO) termina o ano como um dos que mais levou recursos federais para todo o estado de Rondônia. Pré-candidato à reeleição, Confúcio Moura tem a favor o legado de realizações. Foram mais de 1,5 bilhões em obras, dentre elas a construção da ponte binacional entre Brasil e Bolívia, em Guajara-Mirim. Confúcio se preocupou com o meio ambiente e com a defesa dos povos indígenas. Rondônia em ritmo de crescimento! ​2025 foi um ano intenso, marcado por entregas históricas e investimentos que estão transformando a realidade do estado. Graças ao diálogo constante com os Ministérios e o presidente Lula, Confúcio Moura conseguiu ampliar o orçamento e garantir que Rondônia fosse protagonista no PAC. Dezembro foi um mês histórico para a saúde em Rondônia. A vinda do ministro Alexandre Padilha trouxe resultados concretos:
• Fiocruz inaugurada em Porto Velho;
• Avanço do Hospital Universitário;
• Carreta oftalmológica em Ariquemes;
• Carreta da saúde da mulher em Ji-Paraná;
• Convênio de R$150 milhões para a nova maternidade no município.
No total, cerca de R$ 300 milhões em investimentos para fortalecer o SUS, reduzir filas e melhorar o atendimento da nossa população.

Confúcio Moura 2

“Que o Ano Novo chegue trazendo esperança, saúde e dias melhores para todas as famílias de Rondônia. Tenho muito orgulho de representar este estado tão forte, trabalhador e acolhedor. Cada cidade, cada comunidade e cada pessoa reforçam em mim o compromisso de seguir trabalhando por mais oportunidades, dignidade e qualidade de vida para o nosso povo. Feliz Ano Novo, Rondônia! Que 2026 seja um ano de união, paz e progresso para todos nós”, deseja Confúcio Moura .

Léo em terceiro

Pode ser uma imagem de texto que diz "Pesquisa aponta Prefeito Léo Moraes com 75% de Aprovação TOP 10 PREFEITOS DE CAPITAIS MAIS APROVADOS Eduardo Braide São Luis (MA) 82% Dr. Furlan Macapá (AP) 78% Léo Moraes Porto Velho (RO) 75% JHC Maceio (AL) 73% João Campos Recife (PE) 64% uol 3 ٥ PREFEITO DE CAPITAL MAIS BEM AVALIADO DO BRASIL PESQUISA ATLASINTEL DEZ/2025 DEZ/202 LÉO MORAES PREFEITO"O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), termina o ano com a maior aprovação de todos os tempos. Superou o antecessor Hildon Chaves (PSDB). Em nível nacional é o terceiro mais bem avaliado segundo pesquisa da Instel. “Fico muito feliz e honrado com o resultado da pesquisa AtlasIntel divulgada pelo UOL, que aponta nosso trabalho entre os prefeitos de capital mais bem avaliados do Brasil. Estar em 3º lugar no ranking de aprovação, com 75%, ao lado de grandes cidades e gestores experientes, não é motivo de vaidade. É responsabilidade. Esse reconhecimento é, acima de tudo, um combustível para trabalhar ainda mais por Porto Velho. A gente sabe dos desafios. Eles são muitos. E o trabalho, na verdade, apenas começou. 2025 foi um ano de muito esforço, entregas importantes e decisões difíceis. E em 2026, vamos avançar ainda mais, com seriedade, planejamento e compromisso com quem vive aqui todos os dias”, disse Léo Moraes.

A escalada

Pode ser uma imagem de escalando e textoO ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, se despede de 2025, acreditando que o ano que entra será de vitórias. Ele é pré-candidato à deputado federal pelo PP, partido da pré-candidata ao Senado Federal, Silvia Cristina. “A hora está chegando. Já estamos levando o 6️⃣ para trocar pelo 5️⃣. É contagem regressiva, é esperança no ar, é tempo de virada. As famílias já se preparam para celebrar um novo ano, novos sonhos e novas conquistas. Ji-Paraná espera. Rondônia espera. O Brasil inteiro espera. O Réveillon da grande virada de 2025 para 2026 está chegando… E a gente já está fazendo a nossa parte, postou Jesualdo Pires no Instagram.

Nelson Canedo

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "PORESSARAZÃO POR ESSA RAZÃO"O ano para o advogado Nelson Canedo termina recheado de vitórias nos tribunais. É o maior vencedor de causas consideradas impossíveis. Uma das causas vitoriosas foi, srm dúvida, a do governador Marcos Rocha, dada como irreversível. Canedo defendeu causas para clientes como Léo Moraes, Thiago Tezzari,  Carlão de Oliveira, Valter Araújo, Marcos Donadon, Hermínio Coelho, Laerte Gomes, Marcelo Cruz, Alex Redano, Cleone, Flori, Charles, Aldo, Denair, Giovani, Evaldo; deputados federais Fernando Máximo, Lebrao, Rafael Fera, coronel Crisóstomo, dezenas de vereadores, ex-senadores Acir e Expedito Júnior dentre outros. Participação em defesas envolvendo operações que impactaram o cenário político de Rondônia, como: Dominó, Termópilas, Apocalipse, Pau-Oco e Iniquitate. Canedo é sócio do escritório CMC Advogados e recebeu o título de Cidadão Honorário de Porto Velho em 2024.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, barba, pessoas sorrindo e óculos(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas