24 C
Porto Velho
quarta-feira, fevereiro 18, 2026
spot_img
Publicidade

Coluna Zona Franca Especial de Quarta de Cinzas

Por Roberto Kuppê (*)

A ressaca das latas de conserva

Alguém lembra dos desfiles das outras escolas, ou só da Acadêmicos de Niterói? Elogiada, criticada, festejada e repudiada, o desfile da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói causou frisson e não se fala de outro assunto. Das 12 escolas que desfilaram na Marquês de Sapucaí durante três dias, só se fala da Acadêmicos de Niterói.

Reações positivas

A cúpula do PT tinha uma preocupação com o desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro (RJ), que não era sobre a acusação da oposição de propaganda eleitoral antecipada. A escola de samba homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesse domingo (15/2). Depois do saldo positivo para Lula em suas passagens por Recife (PE) e Salvador (BA), conhecidos por serem redutos do petista, o partido estava receoso de que no Rio, mais ligado ao bolsonarismo, o cenário pudesse ser diferente: com registro de vaias e manifestações contrárias.

Reações positivas 2

A avaliação feita por petistas depois do desfile é de que a “grande vitória” foi a recepção da Sapucaí a Lula. Das arquibancadas superiores, era possível ouvir gritos e frases de apoio ao petista, que acompanhou a primeira noite de desfile das escolas no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD). Diferentemente de Recife e Salvador, onde as chances eram mais remotas de atos contrários, no Rio, a interpretação é de que o ambiente teria um público muito diverso, de pessoas de diferentes classes sociais. Quando viram que Lula não sofreu nenhum tipo de crítica ou vaia nem mesmo quando desceu na avenida, petistas ficaram aliviados. As informações são do Metropoles

Ala das conservas virou meme

São memes para todos os gostos. Há quem chamou de críticas às famílias tradicionais, mas há também que viu críticas à hipocrisia de algumas famílias que se dizem cristãs, mas, na calada da noite cometem violências, adúlterios, feminicídios, dentre outros. Eis a explicação da Acadêmicos de Niterói (Poder360)

Seleção de memes da coluna ZF

Lula dá “sinal verde”

A reabertura do ano político em Brasília, após o Carnaval e a partir da Quarta-feira de Cinzas, ocorre sob um ambiente descrito como conflagrado e de desconfiança entre Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), impulsionado pelo escândalo envolvendo o Banco Master. Nem mesmo o feriado foi suficiente para reduzir a tensão entre os Poderes, que voltam ao trabalho sob clima de disputa institucional e suspeitas cruzadas.

Lula dá “sinal verde” 2

No centro da crise está a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de dar “sinal verde” ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para aprofundar investigações que alcançam o ministro do STF Dias Toffoli e sua relação com Daniel Vorcaro, apontado como dono do banco.

Lula dá “sinal verde” 3

A medida, segundo o Estadão, gerou forte reação entre magistrados aliados de Toffoli, que, nos bastidores, chegaram a chamar o presidente de “ingrato”, lembrando a aliança institucional firmada após os atos de 8 de Janeiro. A ordem para investigar “doa a quem doer” foi interpretada por integrantes da Corte como um gesto de confronto direto. As informações são do Diário do Centro do Mundo

Nelson Canedo esclarece

Em nota de esclarecimentos, o advogado Nelson Canedo, que atua na defesa do Partido Socialista Brasileiro (PSB), manifestou-se nesta sexta-feira (13) sobre a decisão da Justiça Eleitoral de Rondônia que julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600508-18.2024.6.22.0006.

 

Nelson Canedo esclarece 2

Segundo o advogado, a sentença pode repercutir no quociente eleitoral do município de Porto Velho, mas não define, neste momento, quem eventualmente perderia mandato na Câmara Municipal. De acordo com a nota, a definição sobre possíveis alterações nas cadeiras depende de um percurso processual ainda longo, com análise de recursos e decisões em instâncias superiores.

Processo ainda em tramitação

Nelson Canedo ressalta que o desfecho não se limita a essa decisão e que o cenário eleitoral envolve outros julgamentos, inclusive outras AIJEs em andamento, que poderão influenciar o resultado final. Assim, qualquer conclusão sobre mudanças de mandato somente poderá ser feita após o encerramento das etapas judiciais.

Impacto no quociente eleitoral

A nota destaca que a procedência da AIJE do PSB pode alterar o cálculo do quociente eleitoral, o que, em tese, abriria discussão sobre a redistribuição de vagas. Contudo, o advogado enfatiza que não há efeito automático enquanto houver possibilidade de recursos e apreciação por tribunais.

 Sucessão estadual

E hoje começa oficialmente a pré-campanha eleitoral em todo o país. Em Rondônia a disputa pelo governo do estado será acirradissima. Seis candidatos de direita contra apenas dois de esquerda. Pode dar mais uma vez só direita disputando o segundo turno. Apesar de Lula em primeiro lugar em todas as pesquisas devido à excelente administração do país pela terceira vez, Lula não conseguiu transferir para petistas rondonienses o entusiasmo. O PT vai disputar o governo com u recente filiado, Expedito Netto, egresso do PSD. O MDB ensaiou lançar um candidato ao governo mas não saiu da vontade. Resta ao partido fechar com o PT.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas