Por Roberto Kuppê (*)
Hospital municipal
Porto Velho era a única capital do Brasil que não possuía hospital municipal. São mais de 100 anos de história e espera. Mas a espera acabou! A Prefeitura acaba de comprar o Hospital das Clínicas e o que era particular agora será SUS, para atender toda a população.
Saúde será prioridade na gestão do prefeito Léo Moraes (Podemos). “No primeiro ano de gestão já temos várias conquistas, e pra terminar o ano bem anunciamos esse presentão!”, disse o prefeito.
Hospital municipal 2
“O hospital tem um prazo ainda a cumprir para atendimento dos seus pacientes, enquanto isso iremos agilizar o processo para o mais breve possível, em meados nos segundo semestre de 2026, já está atendendo, através da gestão da Unir e EBSERH. Uma grande conquista onde unimos todas forças com o Governo Federal, EBSERH, senador Confúcio e a Unir, sem esse apoio nada disso seria possível”, disse Léo Moraes.
Confúcio e gestores federais
Antes de partir para Vilhena onde participa hoje sábado, de mais um evento do Movimento Caminhada Esperança, o senador Confúcio Moura (MDB), reuniu com todos os gestores federais em Rondônia pra agradecer. São gestores de órgãos como DNIT, PRF, AGU, UNIR, ICMBIO, EMBRAPA, CONAB, MDA, BB, MIN DA CULTURA, MTE, CESIPAN, CORREIOS, SERVIÇO FLORESTAL, Dsei, FUNASA e SUFRAMA.
Derrota da família Bolsonaro
O presidente dos Estados Unidos, retirou o nome do ministro de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. Cinco meses depois de ser punido pela medida, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como sua companheira dele, a advogada Viviane Barci de Moraes, deixaram a lista do Ofac (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, na sigla em inglês), do Tesouro dos Estados Unidos, no início da tarde desta sexta-feira (12).
Derrota da família Bolsonaro 2
Com a decisão, caem todas as restrições financeiras e territoriais impostas a Moraes, que o impediam de transitar ou ter propriedades em território dos Estados Unidos ou fazer negócios em dólar ou com entidades do país. O Lex Instituto de Estudos Jurídicos Ltda., ligado à família de dele, também fica livre das sanções. (Brasil de Fato)
Lula Show no SBT
Realmente Lula é ladrão. Roubou a cena no lançamento do SBT News ontem em São Paulo. Foi o centro das atenções. E quando discursou…até o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), virtual adversário dele em 2026, aplaudiu.
Contidamente, mas aplaudiu. Logo depois tanto “Tarcínico”, quanto o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), fizeram uma rodinha em torno de Lula. Xandão, Ronaldo e Lula é nobre demais, né.
SBT reuniu a República
O lançamento do SBT News nesta sexta-feira 12, dia em que Silvio Santos completaria 95 anos, poderia ter sido apenas a cerimônia de chegada de uma nova empresa de comunicação a um mercado já extremamente competitivo, mas teve um significado maior. Por uma coincidência astral, ocorreu poucas horas depois do anúncio de que o governo dos Estados Unidos estava eliminando suas sanções baseadas na Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras, com destaque especial para o ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, que era uma das autoridades presentes. Ou seja: o clima já era de celebração e distensão. No entanto, o SBT conseguiu também reunir protagonistas de campos opostos da política e eventuais adversários em 2026, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Tarcísio de Freitas, num ambiente de paz, harmonia e distensão política. “Talvez estejamos tendo aqui um ponto de virada”, disse a mim, numa das rodas de conversa, Patrícia Abravanel, uma das filhas de Sílvio Santos.
Nasce SBT News
A construção do SBT News ocorreu em tempo praticamente recorde. Numa missão delegada ao ex-deputado Fábio Faria, genro de Silvio Santos casado com Patrícia, o canal foi construído em apenas 72 dias e ficará sob a liderança do experiente jornalista Leandro Cipoloni, que já havia montado a equipe da CNN Brasil. Com programação diária de 20 horas, o canal nasce com sustentabilidade financeira, depois de ter fechado cotas de patrocínio com grupos privados como JBS, Havan, EMS, TIM, Amil, BYD, BTG Pactual e Cedro Participações, e chega para disputar a atenção do público que hoje se divide entre Globonews, Jovem Pan e CNN – e também com veículos de posição política mais clara, como é o caso da TV 247. Ao subir ao palco, Fábio Faria exaltou a “simplicidade” de Silvio Santos como legado maior do fundador do SBT.
‘Sem Anistia’, de volta às ruas: veja os locais
No domingo, 14, o Brasil voltará a ocupar as ruas. Convocados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, centrais sindicais, movimentos sociais e aliados do campo democrático popular, manifestações estão confirmadas em todas as regiões do país com um objetivo único: dizer não à impunidade, defender a democracia e o povo brasileiro.
CONFIRA OS LOCAIS E HORÁRIOS DOS ATOS
Veja onde será a manifestação na sua cidade e programe-se para domingo (14):
CENTRO-OESTE
Brasília (DF) – 10h – SESI LAB (ao lado da rodoviária) com Marcha até o Congresso
Campo Grande (MS) – 08h – Afonso Pena com a 14 de Julho
Cuiabá (MT) – 08h – Pça Ulysses Guimarães, Av. do CPA
Goiânia (GO) – 15h – Praça Universitária
NORDESTE
Aracaju (SE) – 14h – Praia da Cinelândia
Fortaleza (CE) – 15h – Praia de Iracema, 1750 (Espigão da Rui Barbosa)
João Pessoa (PB) – 09h – Busto do Tamandaré
Maceió (AL) – 9h – Praça 7 Coqueiros
Mossoró (RN) – 17h – Teatro Municipal
Natal (RN) – 08h – Av. Roberto Freire (Calçada do Ferreira Costa)
Recife (PE) – 14h – Rua da Aurora
Salvador (BA) – 10h – Morro do Cristo
São Luís (MA) – 9h – Largo do Carmo
Sobral (CE) – 18h – Boulevard do Arco
Teresina (PI) – 09h – Praça Pedro II
NORTE
Belém (PA) – 09h – Escadinha das Docas
Boa Vista (RR) – 17h – Praça das Águas
Macapá (AP) – 16h – Praça Veiga Cabral (ao lado do Teatro das Bacabeiras)
Manaus (AM) – 09h – Faixa liberada da avenida Getúlio Vargas
Porto Velho (RO) – 15h – Praça da Estrada de Ferro
Rio Branco (AC) – 17h – Lago do Amor
SUDESTE
Araçatuba (SP) – 09h – Câmara Municipal
Belo Horizonte (MG) – 09h – Praça Raul Soares
Botucatu (SP) – 10h – Em frente a EECA
Campinas (SP) – 09h – Largo do Pará
Divinópolis (MG) – 8h30 – Feira do Niterói
Ipatinga (MG) – 9h30 – Feira do Canaã
Juiz de Fora (MG) – 10h – Praça da Estação
Montes Claros (MG) – 8h – Praça da Matriz
Passos (MG) – 09h – Feira Livre da JK
Poços de Caldas (MG) – 10h – Praça Pedro Sanches
Ribeirão Preto (SP) – 15h30 – Esplanada Pedro II
Rio de Janeiro (RJ) – 13h – Posto 5 Copacabana
Santos (SP) – 14h – Estação da Cidadania
São Paulo (SP) – 14h – Em frente ao MASP (Avenida Paulista)
Serra do Cipó (MG) – 10h – Praça Central
Sorocaba (SP) – 10h – Praça da Bandeira ao lado do Shop. Cianê
Teófilo Otoni (MG) – 8h30 – Praça dos Imigrantes
Uberaba (MG) – 10h30 – Feira da Abadia
Uberlândia (MG) – 09h30 – Praça Clarimundo Carneiro
Vitória (ES) – 16h – UFES
SUL
Curitiba (PR) – 14h – Boca Maldita
Florianópolis (SC) – 09h30 – Ponte Hercílio Luz (Lado Ilha)
Itajaí (SC) – 09h – Praça Beira Rio (Fazenda)
Joinville (SC) – 17h – Praça Nereu Ramos
Maringá (PR) – 14h – Av. Brasil com Av. Getúlio Vargas (Centro)
Porto Alegre (RS) – 14h – Arcos da Redenção
Participe!
A orientação das lideranças é para que a militância leve bandeiras do Brasil, cartazes pedindo justiça e o repúdio a qualquer tentativa de anistia. A sua presença é fundamental para mostrar que a democracia não aceita acordos com quem tentou destruí-la.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político, com informações do Canal Meio
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]



