Saiba como a literatura pode contribuir para o acesso a uma alimentação saudável
Se tem uma fase que é especial na vida das crianças é o momento da introdução alimentar. É uma fase que, para muitos pais, é gostosa e repleta de descobertas.
Entre uma colherada e outra, novos sabores são experimentados, texturas diferentes são exploradas, os pequenos gostam de algumas e de outras nem tanto e assim eles vão desbravando um pouco do mundo da culinária.
Neste contexto, sabemos que a relação entre as frutas e legumes têm uma grande relevância, no que diz respeito ao desenvolvimento de hábitos saudáveis ainda na infância. Por outro lado, existe o desafio de inserir essa boa prática na vida dos pequenos e para muitos pais esse não é um processo fácil.
A literatura pode ser uma excelente aliada em fazer com que as crianças gostem mais de alimentos saudáveis porque, por meio de uma abordagem lúdica e divertida, os livros conseguem despertar a curiosidade dos jovens. De acordo com os especialistas, com o intuito de fomentar esse hábito, vale investir em assinaturas de livros infantis.
Confira na sequência dicas de obras que ajudam as crianças a estabelecer uma boa relação com uma culinária mais saborosa e que traz benefícios para a saúde.
“Eca!” – Rosinha
De forma divertida e leve, o livro conta a história de um menino que tem medo de experimentar vegetais e legumes, pois cada um tem um sabor único e características próprias. Mas com o seu amigo corajoso – um dinossauro de estimação que não tem medo de experimentar coisas novas – o menino consegue, através do exemplo, encontrar coragem para descobrir os sabores e encantos de uma alimentação natural e saudável.
“Frutas – Onde elas nascem?” – Sonia Tcunduva Philippi
Se oferecer frutas para o pequeno está sendo um grande desafio, fica a dica para essa obra. As páginas coloridas da obra acompanham a viagem pelo pomar de Isadora e Valentim.
Neste cenário, eles conhecem um mundo mágico e delicioso das frutas brasileiras, desvendando quais delas nascem em árvores e quais vem da terra e os seus mais diversos sabores.
“Você é o que você come? Um guia sobre sobre tudo o que está no seu prato”
É verdade que 80% do que comemos vem do cheiro? Essas e outras perguntas serão respondidas nesta obra. Em formato de almanaque, o livro explora o funcionamento do corpo e revela fatos divertidos e curiosos sobre alimentação.
“Luna em… Eu quero saber! Natureza”
Caso a criança goste do desenho “O Show da Luna”, certamente essa será uma excelente opção para aguçar a criatividade do pequeno.
Nesta edição da série “Eu quero saber”, o foco é a natureza e a menina lança mão de toda sua criatividade para descobrir as respostas para perguntas como “Qual a diferença entre fruto e fruta?” ou “Como é feito o chocolate?”.
Além disso, o leitor terá a oportunidade de descobrir mais detalhes sobre a fauna do planeta. Além da Luna, a obra traz como protagonistas o seu irmão Júpiter e o furão de estimação Cláudio.
“Verdura? Não!”
A personagem do livrinho não tem hábitos alimentares saudáveis mas, com a ajuda da amiga Raquel, entende que é importante aderir a uma dieta balanceada e a má consequência de comer só docinhos sem ter uma dieta equilibrada.