
O candidato Vinícius Miguel (Cidadania), atacado por fake news na reta final da campanha eleitoral, não perdeu oportunidade para denunciar a existência de uma certa “mucura” no debate, aludindo que um dos candidatos foi o responsável pelo derramamento de panfletos apócrifos contra ele. O alvo dele, notadamente, foi o candidato Breno Mendes (Avante), visto que trocaram farpas o tempo todo. Vinícius contestou Breno Mendes quanto ao uso de hospitais públicos: “ele não usa planos de saúde porque não paga”, se referindo a um processo de cobrança por parte de um plano de saúde da capital.

O candidato Eyder Brasil (PSL) foi ao debate disposto a causar e tinha como alvo o prefeito de Porto Velho, candidato à reeleição Hildon Chaves (PSDB). Brasil creditou a Chaves a morte do pai, por Covid-19. O prefeito retrucou acusando o deputado candidato de fazer parte da turma do negacionismo, ou seja, de minimizar a pandemia, tal como o presidente da República, Jair Bolsonaro.
Ramon Cujuí (PT) foi ao debate despido de ressentimentos e disposto a apenas falar dos projetos para a redução das desigualdades e pela retomada do desenvolvimento de Porto Velho pós-pandemia. Cujuí fez propaganda o tempo todo da “moeda beradeira”, parte do projeto social que visa transferência de renda para a população da capital e distritos.
O candidato Edevaldo Soares (PSC) abusou do apelo à igreja evangélica e tentou passar uma impressão de que era o único candidato paz e amor do debate. Misturar crença com politica não tem dado certo no Brasil, haja vista que o prefeito evangélico do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos) está sendo acusado de corrupção e quase teve o mandato cassado.
Samuel Costa (PCdoB), como sempre, procurou atacar pelo ponto fraco do prefeito Hildon Chaves (PSDB), acusando o atual alcaide de não ter cuidado da cidade. Hildon Chaves rechaçou enumerando as obras que fez durante os quatro anos de administração tucana.
O grande vencedor do debate, porém, foi a organização do evento, Rondoniaovivo e Sapiens. Os muitos direitos de respostas concedidos foram um diferencial positivo.
Fonte: Mais RO
.