25.3 C
Porto Velho
sexta-feira, outubro 3, 2025

COVID-19: OAB-RO solicita ao Governo do Estado a divulgação de fila de UTI

O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, juntamente com os presidentes das Subseções do interior e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Elton Fülber, oficiaram o Governo do Estado, sexta-feira (29), à inclusão do número de pacientes que aguardam vagas, nos informes de dados relativos aos leitos (clínicos e em UTI). O objetivo é de obedecer a transparência e fidelidade na divulgação de dados e apresentar a o real cenário da pandemia no estado de Rondônia à sociedade.

A expectativa dos dirigentes da OABRO e CAARO com esse informe, é que o conhecimento desses números servirá como impulso para que todos, indistintamente, obedeçam às medidas preventivas do contágio e da propagação, bem como as determinações indicadas pelos gestores do estado e municípios.

“Insta salientar que a divulgação de tais informações contribui para que a sociedade compreenda efetivamente o cenário vivenciado no estado, a lhe incutir a percepção de que é crucial a observância das medidas de prevenção e combate prudentemente adotadas pelas autoridades públicas no afã de conter o avanço da pandemia e, com isso, evitar que mais vidas sejam ceifadas”, detalha o documento.

Para Elton Assis e o colegiado de presidentes das subseções e da Caixa de Assistência, os dados atuais divulgados pelo Governo de Rondônia podem incutir falsa percepção do cenário real do sistema de saúde, uma vez que não veiculam a informação referente ao número de pacientes que eventualmente estejam aguardando um leito, na CRUE (Central de Regulação do Estado de Rondônia). Clique aqui e leia o ofício na íntegra.

Até a noite do último domingo (31), 42 pacientes aguardavam vagas na CRUE (Central de Regulação do Estado de Rondônia). No boletim divulgado pela Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rondônia soma mais de 18 mil casos ativos e ultrapassa a marca de 2 mil mortes.

No sábado (30), dez leitos de UTI foram desbloqueados no Hospital de Campanha da Zona Leste em Porto Velho, após a chegada de novos médicos. Mas, segundo a assessora da Secretária de Saúde do Estado (Sesau), os novos leitos já foram ocupados.

Fonte: Mais RO

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas