31 C
Porto Velho
quinta-feira, setembro 4, 2025

Coluna Zona Franca

O mais preparado

Além de detectar que Lula poderá vencer já no primeiro turno, o Data Folha perguntou aos mais de cinco mil entrevistados quem é o candidato mais preparado para melhorar a saúde, a educação, gerar empregos, combater a pobreza e a fome, cuidar do meio ambiente. Deu Lula em primeiro lugar em todos esses quesitos.

Pesquisas

Quem contesta as pesquisas, principalmente os bolsonaristas, deveriam se fazer estas perguntas: “O que Bolsonaro fez de bom para ser reeleito? Na saúde, na educação, no combate à pobreza, à fome, na defesa do meio ambiente?”. Se souberem responder com honestidade vão perceber que as pesquisas estão corretíssimas.

Conservador

ImagemÉ sintomático. Quando o político se diz conservador, “Deus acima de tudo”, defensor da família, etc, é quase sempre da boca pra fora, como mostra a ilustração desta nota. Um exemplo de “cristão da boca pra fora” é o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que horas antes da votação pela cassação do então vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ), ligou para alguns vereadores pedindo para votarem contra a cassação do referido edil. Não deu certo. Gabriel foi cassado por 48 votos a favor e apenas dois contra a cassação.

Conservador 2

Não precisava ser de esquerda para perceber que o que o ex-vereador Gabriel Monteiro fez, não era digno do cargo que ocupava. O vereador Chico Alencar (PSOL-RJ), relator do processo, foi cirúrgico e a maioria dos vereadores votou com consciência.

 

Empate técnico

Pode ser uma captura de tela do Twitter de 1 pessoa e texto que diz "Professor Tulio @proftulionit A família Bolsonaro dá medalha pro Adriano da Nóbrega, filia o Gabriel Monteiro no PL, almoça com o Guilherme de Pádua e depois é o Freixo que defende bandido..."Já que a coluna está falando do Rio de Janeiro, o candidato ao governo Marcelo Freixo (PSB), está a um passo de se tornar governador. Está empatado tecnicamente com o atual governador Cláudio Castro (PL). Segundo pesquisas, no segundo turno, Freixo vence apertado, mas vence.

Indefinido  em Rondônia

Já em Rondônia o quadro sucessório é de indefinição com quatro candidatos favoritos. O atual governador, Marcos Rocha (União Brasil), que não cumpriu metade das promessas de campanha de 2018, quer se reeleger. O senador Marcos Rogério (PL), conhecido nacionalmente pelo bordão “Vai vendo, Brasil”, é um dos favoritos, ao lado de Léo Moraes (Podemos) e Daniel Pereira (Solidariedade). 

Senado Federal

Para o Senado Federal a situação é bem mais complicada. Quatro potenciais candidatos à única vaga disponível, estão disputando voto a voto a preferência do eleitorado. Nesta ordem, Expedito Júnior (PSD), Jaime Bagatolli (PL), Jaqueline Cassol (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos), são os principais postulantes ao Senado.

Câmara Federal

Já para a Câmara Federal a situação é bem mais confortável aos postulantes. Com apenas dois  candidatos favoritos à reeleição, Expedito Netto (PSD) e Mauro Nazif (PSB), 163 candidatos vão disputar as oito vagas. Além de Nazif, a esquerda conta com as eleições de Fátima Cleide (PT), Samuel Costa (PCdoB) e Vinícius Miguel (PSB).

Almir Suruí

Almir Suruí é conhecido em todo o Mundo pelo combate ao desmatamento, pela proteção dos povos indígenas, mas, no entanto, em Rondônia ninguém dá a ele a importância que tem. Rondônia é fria, indiferente, com os povos indígenas, com quem defende o meio ambiente. A maioria dos parlamentares, tanto no Congresso Nacional, quanto na Assembleia Legislativa de Rondônia, não têm em suas pautas a defesa do meio ambiente. A maioria só defende o agronegócio, como se esse setor não dependesse de um meio ambiente sadio. Sem florestas em pé, não tem água. Sem água o agro não sobrevive. Almir Suruí é candidato a deputado federal pelo PDT.

Ministério dos Povos Originários

Antenado com a necessidade, o candidato à presidência da República, Lula (PT), vai criar o Ministério dos Povos Originários. “Se preparem indígenas do Brasil, porque eu vou criar o Ministério dos Povos Originários e um indígena ou uma indígena será ministra deste país”, anunciou Lula em comício na Praça da Estação em BH.

Sid no Ponto de Vista

O candidato a deputado estadual pelo PT de Rondônia, Sid Orleans, esteve no programa Ponto de Vista, comandado por Carlos Caldeira. Ele, que é um dos favoritos para a Assembleia Legislativa, defendeu a educação como prioridade, além de apresentar projetos para a saúde que anda precária no estado. Sid que já foi vereador e secretário municipal da Saúde, se eleito, vai ser um dos mais combativos deputado estadual.

Candidatos a deputado federal

Fátima Cleide (PT) é federal

Esta é Fátima Cleide, candidata a deputada federal pelo PT. Demais candidatos: Vinícius Miguel (PSB),  Rosângela Hilário (PDT),  Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Essa é a professora Lílian (PT-Guajará), candidata a deputada estadual. Demais candidatos: Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB).

Festival do Tambaqui

Acontece dia 4 de setembro, o II Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia, o maior evento de peixe assado que se tem notícia no mundo. O evento será realizado de forma simultânea em 10 municípios de Rondônia, nove capitais da Amazônia Legal e em Nova Iorque (EUA). Serão assadas mais de 15 mil bandas do tambaquis. Cada banda será vendida a 20 reais. O tambaqui é um dos símbolos do Estado e está conquistando o paladar, não só dos brasileiros, mas também de outras nações. Ele já é consumido nos EUA e está abrindo portas de investimentos em diversos países. O estado de Rondônia ocupa a 3ª posição no ranking nacional de produção de peixes e a primeira na produção de peixes nativos em cativeiros.

Email da coluna: [email protected]

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas