30 C
Porto Velho
sexta-feira, setembro 12, 2025

Coluna Zona Franca

Pesquisa IPEC

Deve sair hoje a noite a primeira pesquisa do IPEC (ex-Ibope), para governador de Rondônia. A expectativa é grande pois os números servirão de baliza para as campanhas dos candidatos ao Palácio Rio Madeira. O nome de Ivo Cassol (PP) deve aparecer bem posicionado, ainda que o registro dele esteja sub judice.

Os gatinhos

Tanto Bolsonaro quanto Ciro Gomes adotaram tom moderado durante as entrevistas ao Jornal Nacional. Tentaram transparecer que são comedidos e sensatos. Uma imagem diferente do dia a dia dos candidatos que soltam os cachorros quando são contrariados.

Lula é amanhã

A entrevista mais esperada por milhões de brasileiros será amanhã, no Jornal Nacional, a partir das 20h30 (horário de Brasília). Lula vai dizer a milhões de eleitores porque quer voltar à presidência do Brasil. A assessoria do ex-presidente não espera a misericórdia dos entrevistadores. Vai ser pesada a entrevista, sobretudo porque Lula culpa a Rede Globo pela eleição de Bolsonaro. E com razão.

Lula é amanhã 2

Uma das características centrais das entrevistas no JN, realizadas desde a campanha eleitoral de 2002, é a agressividade dos apresentadores, que parecem se preocupar mais em constranger os candidatos do que em questionar seus programas de governo.  O formato desagrada à maioria dos presidenciáveis.

Debate na Band

As entrevistas antecedem a propaganda eleitoral no rádio e na TV, que se iniciam no próximo domingo (28). Na mesma data, às 22 horas, acontece nos estúdios da Band, em São Paulo, o primeiro debate entre os candidatos à Presidência. Lula e Bolsonaro, estarão literalmente lado a lado.

Lula X Igrejas

Não é verdade que Lula vai fechar igrejas(evangélicas) se ele vencer as eleições. Muito pelo contrário. Foi durante os governos dele (2002-2010) que as evangélicas proliferaram no Brasil. Aliás, foi Lula quem sancionou a lei que criou a Marcha para Jesus. A coluna até se permite dizer que Lula é o grande responsável pela existência de tantas igrejas evangélicas no Brasil.

Descaso

O candidato ao governo de Rondônia, Daniel Pereira (Solidariedade), repudiou a falta de responsabilidade do governo de Rondônia, quanto à manutenção do Hospital do Amor (câncer). Além de desejar reduzir o valor dos repasses mensais,  estão com meses de atraso totalizando R$ 20 milhões de reais. Segundo o diretor da entidade, Henrique Prata, o culpado por isso é o ex-secretário de Saúde, Fernando Máximo. O hospital, conhecido também como “Hospital do Câncer”, foi construído na gestão do Governo Confúcio Moura na qual Daniel Pereira fez parte.  “Deste modo, me solidarizo e repudio com imensa tristeza este fato. Rondônia necessita de um Governo que possua uma gestão transparente e íntegra, que olhe para todos, sem exceções. Vocês não estão sozinhos!”, postou.

Cheque em branco

O Tribunal de Contas de Rondônia notificou o governador Marcos Rocha (União Brasil), acerca do excesso de arrecadação e a destinação descontrolada destes recursos, uma espécie de cheque em branco. No documento, o TCE-RO alerta o governador quanto a recorrência de excesso na arrecadação em montantes significativos, portanto, revelando uma possibilidade de que a receita esteja sendo subestimada, o que implica em alguns riscos para a aplicação dos recursos, com destaque para: i. Risco de descumprimento da aplicação mínima constitucional na saúde e educação devido à ausência de planejamento para aplicação da receita excedida; ii. Risco de excesso de alterações orçamentárias devido a necessidade abertura de créditos adicionais para contemplar gastos não planejados; iii. Risco de prejuízo à qualidade do gasto público, que por ausência de tempo de planejamento, ao final do exercício, realiza execução de despesa sem adequada avaliação das necessidades e prioridades.

Cheque em branco 2

O TCE-RO ainda recomenda à Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão-SEPOG que realize estudo para verificar se as premissas e metodologias estão sendo adequadas à realidade de arrecadação do Estado de Rondônia, com base nos históricos de excesso de arrecadação e premissas econômicas; recomenda que haja o acompanhamento mensal por parte da SEPOG e da Controladoria Geral do Estado da arrecadação de receita estadual, emitindo alertas à SEDUC e à SESAU para que haja planejamento alternativo no casos de haver elevados excessos de arrecadação.

Senado Federal

A disputa pela única vaga de senador (a) da República, está bastante acirrada. Com nomes fortes e experientes na guerra, o vencedor é imprevisível. Melhores colocados estão Jaime Bagatolli (PL), Expedito Júnior (PSD) e Jaqueline Cassol (PP). A futura reitora da FIMCA e futura ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), não conseguiu ainda se adaptar ao ninho rochoso.

Nem Acir, nem Benedito

O imbróglio envolvendo o registro da candidatura do senador Acir Gurgacz (PDT) à reeleição, está inviabilizando Benedito Alves (PDT), que já tinha sido lançado ao cargo. Nenhum, nem outro está fazendo campanha com entusiasmo e firmeza.

É hoje

O ex-ministro José Dirceu (PT) estará em Porto Velho hoje, 24 de agosto, para lançar o primeiro volume de suas memórias, com narrativas desde a época em que era líder estudantil, passando por preso político, exilado, liderança política e ministro. Escrito na prisão, o livro Zé Dirceu – Memórias – Vol 1, vai ser lançado na sede do Sintero, às 19 horas.

Petista enrustido

O candidato a deputado federal Samuel Costa (PCdoB-RO), nunca escondeu o sangue vermelho que corre em suas veias democráticas. Ontem, num cruzamento da capital (Porto Velho), ele demonstrou que é um petista enrustido, levando o nome de Lula, sendo bastante elogiado por isso. É um dos nomes fortes, cotado para se eleger, ao lado de Fátima Cleide (PT). 

Candidatos a deputado federal

Este é Uberlando Tiburtino (MDB), candidato a deputado federal. Demais candidatos: Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Rosângela Hilário (PDT),  Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), ,  Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Esta é a Dra Taíssa (PSC), candidata a deputada estadual por Guajará-Mirim. Demais candidatos: Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]

 

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas