Lula arrasador
Quem esperava um escorregão, um vacilo, uma gafe, encontrou um Lula tranquilo, comedido, sorridente mas, arrasador nas respostas. Foi essa a maioria das impressões obtidas após a sabatina no Jornal Nacional. Bem diferente do sabatinado de segunda-feira, arrogante, pedante e mentindo o tempo todo. Lula não negou corrupção no governo dele, mas também não confirmou. Disse que a corrupção só se descobre quando se investiga. E foi o que aconteceu no governo dele.
Globo absolveu
O apresentador William Bonner começou a entrevista “absolvendo” Lula: “O senhor não deve mais nada à justiça”. Claro, tudo inventado com apoio da Globo, não poderia ser diferente. A Globo fez o mea culpa. E Lula retribuiu a gentileza, tratando os entrevistadores com respeito, principalmente Renata Vasconcelos. Observem a expressão de Renata, nestas duas fotos. A primeira, na entrevista de Bolsonaro. A segunda, com Lula. Deu pra perceber a diferença da reação ao tratamento dispensado pelos entrevistados.
Lula deu um show
Show, show, show. Se fosse uma partida de futebol, teria sido uma goleada. Foi essa a percepção dos telespectadores Brasil afora. A sabatina foi vista por milhões de eleitores, inclusive os indecisos, que, com certeza, já não estão mais indecisos. Mais de 15 milhões de brasileiros foram impactados pela entrevista. Mais de um milhão de citações no Twitter. Um fenômeno da política paralisando toda uma nação. Até Bolsonaro assistiu.
Debate na Band TV
Falando no “coiso”, depois da aula do professor Lula, ele não irá ao debate no domingo, na Band. Segundo integrantes da cúpula de sua campanha, o presidente da República não vai comparecer. Nos últimos dias, os aliados de Bolsonaro alimentaram o suspense dizendo, nos bastidores, que ele cogitava participar do debate, desde que Lula fosse. Agora, porém, os auxiliares do presidente afirmam que ele não vai mesmo. De acordo com um ministro, a decisão não tem nada a ver com o bom desempenho de Lula na entrevista para o Jornal Nacional. “Isso já estava definido há muito tempo”, afirma esse aliado. Lula vai.
Lula, Freixo e André
O candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), entregou o plano de governo dele na manhã desta sexta-feira, ao candidato Lula. O plano tem como prioridade a geração de emprego, saúde e segurança pública. Freixo disse que foram perdidos 700 mil empregos no RJ, principalmente na indústria naval. O candidato ao Senado pelo PT-RJ, André Siciliano, também estava presente, assim como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann e o candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB).
Daniel Show
O candidato ao governo de Rondônia, Daniel Pereira (Solidariedade), também deu show de competência e capacidade, durante entrevista ao videocast “O Poder do Voto”. Ele detalhou algumas ações que pretende fazer, caso seja eleito ao Governo do estado e fez acusações contra o atual governante. Ao ser questionado sobre a segurança pública, Daniel Pereira afirmou que tem conhecimento que há cerca de 400 policiais militares lotados no Palácio Rio Madeira (CPA) e que sua primeira ação será mandar de volta esses profissionais para os quarteis, “para onde foram contratados, que é fazer segurança pública”. Daniel Pereira também destacou que os policiais hoje utilizam câmeras e que foi ele quem implantou o sistema em 2018, então governador de Rondônia.
Daniel Show 2
Ao comentar sobre declarações do atual governador, Marcos Rocha, que teria recebido a atual gestão com dívidas, Daniel Pereira disse que o governador está mentindo, e quem diz isso é o TCE. “Eu estou esperando o primeiro debate para mostrar isso… Não sei se ele finge que não sabe, ou não sabe mesmo”, afirmou, referindo ao orçamento do estado. Daniel Pereira respondeu questionamento dos jornalistas Rubens Coutinho, Gérson Costa e Lúcio Albuquerque.
Ferrovia Digital
Merece destaque da coluna a proposta da criação da “Ferrovia Digital”, inserida no plano de governo de Marcos Rogério, do Partido Liberal (PL). A proposta do programa “Ferrovia Digital” é acelerar startups “empresa emergente” que fortaleçam o ecossistema de inovação e apresente potencial para contribuir com o crescimento econômico de Rondônia. Os empreendedores selecionados receberão um capital de R$ 60 mil, além de mentoria especializada, formação e ambientes de trabalho para seus negócios.
Aumento da violência
Rondônia foi o estado que mais teve alta no número de assassinatos nos primeiros seis meses de 2022, de acordo com dados do Monitor da Violência, projeto do g1 que compila mês a mês os dados de crimes no país. Na contramão da queda em alguns estados, em Rondônia cresceu assustadoramente, um aumento de 24% nos registros.
Ivo vivo
Por enquanto, a candidatura de Ivo Cassol (PP), ao governo de Rondônia, está de pé. Até o dia 2 de setembro o STF tem que finalizar o julgamento dele. As pesquisas indicam que, se o TRE deferir o registro dele, vira governador do estado de novo.
Vini & Caê
Essa dupla toca o maior bolão nesta campanha eleitoral. Vini & Caê, ou Vinícius Miguel, candidato a deputado federal e Caê Moura, a estadual, ambos do PSB de Rondônia. Se eleitos farão a diferença no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa, respectivamente. Bagagem cultural e conteúdo não faltam á dupla. Caê Moura, que é sobrinho do senador Confúcio Moura (MDB) é uma grata surpresa nessas eleições. Tem projetos para desenvolver o estado de Rondônia no campo tecnológico. É a praia dele.
Confúcio & Uberlando
O candidato a deputado federal Uberlando Tiburcino (MDB), vai estar hoje, em Porto Velho, com o senador Confúcio Moura (MDB). Educação será o tema da reunião. Uberlando é reitor licenciado do Instituto Federal de Rondônia, IFRO, criado e incentivado pelo senador emedebista.
Deferido
Elias Rezende (União Brasil), obteve o deferimento do registro da candidatura dele a deputado federal. Com a decisão, o candidato poderá concorrer às eleições de 2022 com o número 4417.O deferimento foi fundamentado nos termos do art. 14 da Constituição Federal, art. 1º da LC n. 64/90, arts. 9º e 11 da Lei n. 9.504/97 e Resolução TSE n. 23.609/2019.
Senado Federal
Segundo o IPEC, a candidata ao Senado, Mariana Carvalho (Republicanos) está empatada tecnicamente com Expedito Júnior (PSD). Já o Instituto Veritá mostrou outros números, figurando em primeiro lugar o pecuarista Jaime Bagatolli (PL), com 13,3%; em segundo o ex-senador Expedito Júnior (PSD), com 12,3% (empate técnico). Em terceiro, a deputada Mariana Carvalho (Republicanos), com 10%. Em quarto, a irmã de Ivo Cassol, Jaqueline Cassol (PP), com 9,9 % (empatada tecnicamente com Mariana). Nas duas pesquisas, Expedito é o segundo, o que alegrou o comitê de campanha.
Candidatos a deputado federal
Uberlando Tiburtino (MDB), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB), Rosângela Hilário (PDT), Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.
Candidatos a deputado estadual
Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP), Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB), Francy Oliveira (PTB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH), Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).
Email da coluna: [email protected]