DP em Rolim
O candidato ao governo de Rondônia pela Frente Democrática, Daniel Pereira (Solidariedade), reúne a militância amanhã, domingo, a partir das 9 horas no Sintero de Rolim de Moura, berço político do ex-senador e ex-governador Ivo Cassol (PP). Aí tem….
DP em Rolim 2
Ontem a candidatura progressista recebeu o apoio de parte dos correligionários do ex-candidato ao governo, Ivo Cassol, que desistiu de lutar contra os homens da capa preta. Em uma live, Cassol disse que está fora das eleições, mas não da política. Ele ainda tem a irmã Jaqueline Cassol (PP), para eleger senadora da República. Disso ele não abre mão.
Jesualdo com Expedito
Falando em candidaturas ao Senado Federal, a de Expedito Júnior (PSD) recebeu a adesão de uma importante figura da política rondoniense: Jesualdo Pires(PSB). Ele que desistiu de participar das eleições de 2022, resolveu não ficar de fora totalmente. O apoio de Pires significa muitos votos. Quem está na política não consegue ficar de fora assim tão fácil. Dono de quase 200 mil votos para o Senado em 2018, Jesualdo Pires foi prefeito de Ji-Paraná por dois mandatos, sendo considerado o melhor administrador municipal de Rondônia dos últimos tempos.
Os mais fortes

A disputa pela única vaga de senador da República está mais do que acirrada em Rondônia, está imprevisível. Três candidatos super fortes estão disputando voto a voto. Expedito Júnior (PSD), Jaime Bagatolli (PL) e Jaqueline Cassol (PP). Todos com bala na agulha e correndo o trecho com disposição.
Imprevisível também
Para o governo de Rondônia, com a saída de Cassol, voltou a imprevisibilidade de quem será eleito. Cassol estava empatado nas pesquisas com o atual governador, Marcos Rocha (PL), com Marcos Rogério (PL) em terceiro. Somente uma nova pesquisa poderá dizem estará no segundo turno. Léo Moraes (Podemos) e Daniel Pereira (Solidariedade) começam a aparecer positivamente. Pereira espera ter o apoio integral de Cassol, que poderá alavancar a candidatura dele ao segundo turno.
Adversário
Neste pleito, o candidato Daniel Pereira só tem um inimigo a combater: o atual governador Marcos Rocha. Os demais candidatos, o progressista considera apenas adversários temporários.
Candidatas negras
Nestas eleições, Rondônia apresenta várias opções de candidatas negras (ou pretas) e até indígenas, para deputadas federal e estadual. Destacam-se as progressistas Rosângela Hilário (PDT), Fátima Cleide (PT), Rosária Helena (União Brasil), Francy Oliveira (PTB), dentre outras.
Samuel Costa no “Paposo”
Quem está lançando sua candidatura oficial a deputado federal hoje, 3, é Samuel Costa (PCdoB), o mais aguerrido dos pretendentes esquerdistas à Câmara Federal. Jovem advogado e professor da rede pública de ensino, Samuel vestiu a camisa de Lula e de Daniel Pereira ao governo, como ninguém. É forte candidato a se eleger em 2 de outubro. Coragem e determinação não lhe faltam. O lançamento será às 19 horas no Papo de Skina.
Candidatos a deputado federal
Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB), Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.
Porta voz da indústria
Este é o candidato a deputado estadual Estenio Junior (PSDB). Ele se destaca em defesa de um setor que luta para ser protagonista do desenvolvimento do estado que, com algum orgulho, se autodenomina “agrícola”. Ao se lançar candidato nas eleições de 2022, Estenio Junior busca ocupar o espaço que o pleito proporciona para ampliar sua voz. Sem arredar um milímetro do que acredita, o empresário do Suco Quero Mais tem usado suas redes sociais e reuniões com simpatizantes para chamar a atenção dos agentes econômicos e dos governos para debater o futuro do estado. “Afinal, torço para que o agro não represente mais um dos ciclos econômicos que o estado viveu e que, ao seu final, deixaram sequelas econômicas e sociais irreparáveis. Embora complexo e delicado, o debate é urgente e necessário. Espero que os candidatos a governador se posicionem sobre o tema”, conclui Estenio Junior.
Candidatos a deputado estadual

Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP), Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB), Francy Oliveira (PTB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH), Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).
Registro
A coluna registra o aniversário do jornalista e colunista político Roberto Kuppê, atualmente no Rio de Janeiro. Mesmo de longe acompanha pari passu a política local e nacional. No Rio, ele está empenhado na campanha ao governo de Marcelo Freixo (PSB). E não precisa dizer que ele apoia Lula, né? Parabéns de toda a equipe do Mais RO.