24 C
Porto Velho
sexta-feira, setembro 5, 2025

Coluna Zona Franca

Voto útil?

O candidato à reeleição deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO), está apoiando a reeleição do governador Marcos Rocha (União Brasil). Isso todo mundo já sabia. Mas, eis que ele surge numa foto entre prefeitos e o candidato ao Senado Federal, Expedito Júnior (PSD), que apoia Léo Moraes (Podemos). Bom, até aí nenhum problema. Ocorre que Mosquini deveria apoiar a Mariana Carvalho (Republicanos), porque estão no mesmo grupo de Marcos Rocha. Mas, não. Mosquini e dezenas de prefeitos estão apoiando agora Expedito Júnior. É o tal do voto útil apontado por esta coluna como fenômeno político local.

Voto útil ? 2

Miguel Arraes, Lula e Brizola do PDT – Foto: Reprodução

Hoje,  21 de setembro, às 18 horas, dissidentes do PDT e brizolistas lançarão manifesto “Trabalhistas pela democracia: o voto necessário!” no Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro. O ato defende o apoio a Lula no primeiro turno e condena os ataques de Ciro ao ex-presidente. Brizola, um dos principais quadros históricos do PDT, já foi vice de Lula em 1998 e via o petista como seu sucessor. O documento está sendo organizado por ex-integrantes e integrantes do PDT.  Gabriel Cassiano, ex-aliado de Ciro, que integra o movimento a favor de Lula, informou que pelo menos 100 membros e ex-membros do PDT aderiram ao movimento.

Mais apoios

Mais de mil judeus declaram apoio à chapa Lula-Alckmin em novo manifesto. Documento, que ataca Jair Bolsonaro, foi endossado por artistas, advogados e pensadores (Folha).

Fome no Brasil

E a fome no Brasil já atinge ao alarmante número de 33 milhões de pessoas. Logo no país que se gaba de ser um dos maiores produtores de sojas do mundo, além de ser o maior produtor de carne bovina também. Mas, apesar destes números estarem estampados na cara dele, Bolsonaro foi à ONU mentir, dizer que está tudo bem no Brasil.

Por que livros e não armas?

Na mesma proporção, a violência cresce no Brasil. A falta de comida leva pessoas a cometerem crimes comuns, porém, as vezes, com violência. É preciso levar educação, emprego e saúde para todos, para que os índices de violência caiam. Educação, livros, abrem caminhos na escuridão. Isso é o correto, e não liberar armas para brasileiros matarem brasileiros, numa guerra civil sem fim.

Alckmin em Porto Velho

O candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB-SP), estará cumprindo agenda de campanha amanhã, em Porto Velho. Como Lula não vem nesse primeiro turno à Rondônia, Alckmin foi escolhido para dar suporte ao candidato ao governo da Frente Democrática, Daniel Pereira (Solidariedade). 

                                      Bolsonaro é Bagatolli

Ao contrário do que duas candidatas estão alardeando, o candidato de Bolsonaro ao Senado Federal em Rondônia é Jaime Bagatolli (PL), do mesmo partido do presidente. Que isso fique bem claro. Bagatolli é um fiel escudeiro do presidente desde sempre.

Pinga fogo

Nenhuma descrição de foto disponível.Há 13 anos no ar, o programa Pinga Fogo de hoje, às 11h30 (horário local), o apresentador Arno Voigt receberá o candidato ao Senado, Expedito Júnior (PSD), que vai detalhar seus projetos. O programa é bem eclético e já recebeu a maioria dos candidatos de diversos partidos, tanto de direita quanto de esquerda.

Sensibilidade

Uma música do grupo Racionais Mc´s, grupo de rap paulistano, questiona a meritocracia a brasileira: como ser duas vezes melhor para ocupar espaços de poder e decisão com dez vezes menos estrutura, cinquenta vezes menos oportunidade e um milhão de vezes mais preconceito? O questionamento é da candidata a deputada federal Rosângela Hilário (PDT-RO), negra, lutadora, que está enfrentando candidaturas milionárias nestas eleições.

Deputados federais em alta

Elias Rezende, candidato a deputado federal

A disputa pelas oito vagas de deputado federal está bastante apertada em Rondônia. Só bons de votos. Pelo menos dois deverão ser reeleitos, Mauro Nazif (PSB) e Expedito Netto (PSD). Três estão disputando cargos majoritários: Léo Moraes (Podemos), governo; Mariana Carvalho (Republicanos) e Jaqueline Cassol (PP), ao Senado. Fátima Cleide (PT), Samuel Costa (PCdoB), Uberlando (MDB), Vinícius Miguel (PSB) e Elias Rezende (União Brasil), estão entre os favoritos.

Uberlando do Ifro

Pauta sempre tergiversada pelos políticos – e até pelos governos de plantão – a educação ganhou protagonismo nestas eleições. Com vários candidatos da área disputando mandatos legislativos, o tema é um dos debatidos. É o caso do Professor Uberlando, reitor do IFRO por quase dois mandatos, que agora pleiteia um mandato de deputado federal, pelo MDB. Uberlando ampliou o número de matrículas (de pouco menos de 5.000 para mais de 36.000), aumentou o número de campus, de 07 para 10) e estendeu cursos em EAD para os 52 municípios do estado. Enfim, a educação na agenda política!

Sid Orleans

O enfermeiro Sid Orleans (PT) realiza a campanha mais propositiva entre os candidatos a deputado estadual, nestas eleições. Com postagens diárias contendo propostas, Sid faz campanha quase pessoal, pois optou por conversar e abraçar as pessoas nas ruas, nos faróis e nas casas. Além de ser um candidato presente, Sid é leve. Muito leve.

Lista dos principais candidatos a deputado federal em RO

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Lista dos principais candidatos a deputado estadual em RO

Sid Orleans pré-candidato a deputado estadual

Fábio Sphera (Patriota), Vandeir Leite (PT), Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL), Dabson Bueno (União Brasil), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]

 

 

 

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas