Reta final
Faltando apenas nove dias para as eleições de 2 de outubro, a aflição e nervosismo tomam conta dos comitês eleitorais. Corrida contra o tempo. Falta dinheiro para alguns e sobra para outros candidatos. Para esta coluna, o Fundo Eleitoral não funciona, pois, além dos recursos públicos destinados aos candidatos, os mais afortunados recebem recursos de doações de empresários, além dos recursos próprios. Isso sem falar em Caixa 2 que está rolando solto.
Efeito Lula
Lula sobe, gasolina desce. Sextou com a gasolina mais barata em Porto Velho, neste posto da Jorge Teixeira. O “flagra” foi feito nesta manhã pelo vigilante dos preços, William Homem do Tempo, que é candidato a deputado estadual pelo Patriota de Rondônia. Pirigoso a gasolina sair quase de graça até o dia 2 de outubro. Sobe mais, Lula.
Dilma inocente
Seis anos depois do golpe, MPF arquiva inquérito das pedaladas fiscais. Em resumo: Nunca foi sobre as “pedaladas”, mas sim sobre tirar uma presidenta honesta que não deixava o Centrão roubar. E depois teve a condenação ilegal de Lula, que ficou preso 580 dias, no maior erro judiciário já perpetrado contra alguém.
Geraldo Alckmin
O candidato a vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), esteve na capital do estado de Rondônia, para alavancar a candidatura de Daniel Pereira (Solidariedade), ao governo de Rondônia. Alckmin e sua esposa Lu, gostaram demais de Rondônia, principalmente da costela de tambaqui assado e do Pirarucu à Rondon.
Hoje tem debate
Hoje é o dia de um dos debates mais importantes desta campanha eleitoral rumo ao governo de Rondônia. Todos confirmaram presença no debate da SIC TV, o penúltimo. O último, claro, é o da TV Rondônia (Globo).
Fábio e a cultura
O jovem empresário, Fábio Sphera, da Sphera Engenharia, candidato a deputado estadual, sempre apoiou a cultura. Prova disso é o depoimento de duas figuras ímpares da cultura rondoniense, Geraldo Araújo, que ficou conhecido por construir a casa em formato de avião em Porto Velho, e do Jair Pistolino, ator e cineasta que sempre receberam apoio do empresário, agora candidato a deputado estadual pelo Patriota de Rondônia.
Primeiro suplente
O advogado Andrey Cavalcante, primeiro suplente na chapa do candidato ao Senado, Expedito Júnior (PSD), foi surpreendido com meliantes usando o nome dele para extorquir seus clientes. Ele divulgou uma nota alertando que alguém se passando por ele, estava entrando em contato com seus clientes.
Expedito sobe
Falando em Expedito Júnior, o candidato ao Senado está crescendo vertiginosamente na reta final. Segundo pesquisas internas, para consumo próprio, já ultrapassou a morena jambo Mariana Carvalho (Republicanos). Lembrando aqui que ela declarou ser parda no registro da candidatura. Expedito tem recebido centenas de apoios importantes, além de prefeitos e vereadores. É o voto útil para Expedito. As mesmas pesquisas indicam que o filho dele, Expedito Netto (SD), será reeleito.
Jaime Bagatolli
Candidato do presidente Bolsonaro ao Senado, Jaime Bagatolli (PL) também cresceu muito pelo interior do estado, amealhando apoios importantes. Sem usar recursos do fundo eleitoral, até patrocina outras candidaturas proporcionais.
SID ORLEANS SE DIZ SATISFEITO COM A SUA CAMPANHA
Quem conhece Sid Orleans (PT), sabe o seu jeito de fazer campanha. Sem “formiguinhas” ou estardalhaços, quase artesanal, ele vai aos faróis, às casas, enfim, onde estão as pessoas. No fim, fica amigo das pessoas. Com isso, a lealdade em torno da sua candidatura o levará a vitória. Sid é muito leve.
DABSON BUENO CONSEGUIU A EMPATIA DA JUVENTUDE DE RONDÔNIA
Com uma campanha cheia de propostas destinadas à juventude, Dabson Bueno (União Brasil) percorreu boa parte do estado para dialogar com os jovens sobre como fará o seu mandato. Tendo ações para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, Dabson tem conseguido adesões por onde passa.
ESTENIO JUNIOR FAZ CAMPANHA CRÍTICA E CRIATIVA
Com nenhum recurso do Fundo Eleitoral, Estenio Junior (PSDB) tem pautado a sua campanha em propostas para a industrialização do estado, na geração de emprego e renda e na qualificação dos jovens. Além disso, tem feito duras críticas ao que ele chama de cegueira administrativa aos que estão no poder. Um nome que merece a atenção.
PROFESSOR UBERLANDO COLOCA A EDUCAÇÃO EM OUTRO PATAMAR NO DEBATE ELEITORAL
Novato na política, o ex-reitor do IFRO, Uberlando (MDB) tem pautado a sua campanha em trazer o debate sobre a educação para o lugar que nunca deveria ter saído. No seu discurso – e plataforma – ele defende que a educação precisa ser pública, inclusiva, gratuita e de qualidade. Sua biografia diz que ser realizador é possível e necessário em um gestor público. Uberlando estará hoje, às11h30, no programa Pinga Fogo, do apresentador Arno Voigt, em Rolim de Moura. Imperdível.
Lista dos principais candidatos a deputado federal em RO
Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB), Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.
Lista dos principais candidatos a deputado estadual em RO

Fábio Sphera (Patriota), Vandeir Leite (PT), Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP), Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB), Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL), Dabson Bueno (União Brasil), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH), Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).