
O governo federal anunciou, nesta terça-feira (9) de manhã, o segundo ‘pacote’ de concessões de infraestrutura à iniciativa privada, que prevê a aplicação de um total de R$ 198,4 bilhões. Contemplando o agronegócio de Mato Grosso estão previstos três trechos – um ligando Sinop a Itaituba (PA), outro de Rondonópolis a Goiânia (GO) e um entre Comodoro e Porto Velho (RO). Este último para 2016 e, os dois primeiros serão leiloados ainda em 2015.
Conforme o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, no trecho de 976 quilômetros da BR-163, partindo do entroncamento com a MT-220, em Sinop, até o Porto de Miritituba, em Itaituba (PA), a previsão é de investimento de R$ 6,6 bilhões. “O objetivo é criar um forte canal de escoamento da safra do Norte mato-grossense”, disse, durante a cerimônia de lançamento.
Outro trecho a ser concedido abrange 704 km das BR-364 e BR-060, ligando Rondonópolis a Alto Araguaia, no Sudeste de Mato Grosso, a Jataí, Rio Verde e Goiânia, em Goiás. Serão investidos R$ 4,1 bilhões com o objetivo de escoar a produção do Centro-Oeste para os portos dos arcos Norte e Sul.
O outro lote é de 806 km da BR-364, entre Comodoro (638 km de Cuiabá) e Porto Velho (RO), com duplicação e construção de terceira pista, ligando a região Oeste de Mato Grosso – que possui forte produção de grãos – até a hidrovia do rio Madeira. No total, serão colocados R$ 6,3 bilhões. Esta duplicação atenderá os produtores rurais de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Campos de Júlio, entre outros municípios da região.
Duas das três rodovias federais que atenderão Mato Grosso neste pacote possibilitarão o escoamento de soja e milho por meio dos portos da região Norte. Os grãos do Oeste mato-grossense levados a Porto Velho navegarão em barcaças até aos navios, no Pará ou no Amapá. Já a produção do Nortão, irá a Mititituba em bitrens e de lá em balsas a Barcarena (PA), onde haverá embarque nos navios Panamax.
Conforme o governo federal, a iniciativa privada ficará responsável por pavimentação, duplicação e manutenção de rodovias já existentes, cobrando pedágio por isso. “Estão priorizadas as parcerias que propiciem a complementação da logística de transporte em direção à saída Norte, para reduzir o custo de transporte da safra agrícola”, falou o ministro.
Além desses, o governo pretende receber ofertas para duplicação de 439 quilômetros da BR-364/GO/MG, que vai de Jataí ao entroncamento com a BR-153, em Comendador Gomes (MG), e de 493 km das BR-476/153/282/480, que vão de Lapa (PR) até a divisa SC/RS, passando por Chapecó (SC).


