Lula nos EUA
O presidente Lula viaja hoje para os EUA, para uma reunião que ocorrerá amanhã na Casa Branca. Lula vai tratar com o presidente norte-americano Joe Biden, de diversas pautas, dentre elas o combate às mudanças climáticas, a segurança alimentar, o desenvolvimento econômico, além de questões migratórias. O governo brasileiro deve pedir apoio às ações de proteção ambiental, em especial na Amazônia, e a defesa intransigente da democracia.
Lula nos EUA 2
Com Biden, pretende lançar o Clube da Paz, com o objetivo de dar um basta à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O presidente do Brasil tem intensificado encontros com líderes internacionais na tentativa de marcar mudança de postura em relação ao antecessor, na agenda internacional. Na campanha, Lula assumiu como compromisso a retomada do protagonismo no cenário internacional.
Contraponto
Enquanto isso, o criador de centenas de clubes de tiro, Jair Bolsonaro, pretende incentivar protestos contra a presença de Lula nos EUA. Bolsonaro que fugiu pra Flórida, se acha o líder da direita no Brasil. Se ele voltar, se voltar, vai enfrentar as barras da justiça e poderá ser preso. BO não falta.
Confúcio Moura
O senador Confúcio Moura (MDB-RO) fez pronunciamento ontem, quarta, no Senado Federal, lembrando o dia 8 de janeiro, como uma data nunca deverá ser esquecida pela sociedade. Neste dia ocorreu a tentativa fracassada de golpe que alguns “pretendiam dar contra a democracia brasileira, quando vândalos invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) para protestar contra o resultado das eleições.
Confúcio Moura 2
O senador destacou que a ação destruidora de uma minoria oi assistida ao vivo pelos canais de televisão no Brasil e no mundo, e que o gesto antidemocrático de uma “tentativa de golpe” foi repudiado e rejeitado por maioria significativa de brasileiros. “A democracia não foi abalada no todo; pelo contrário: saiu vitoriosa, com o fortalecimento dos pilares dos três Poderes da República”, disse.
Confúcio Moura 3
E completou: “A ação dos vândalos que invadiram e depredaram os prédios dos três Poderes representa o ponto mais baixo da nossa trajetória recente. O que foi feito é criminoso e deve ser combatido, investigado e punido dentro das normas jurídicas existentes. As responsabilidades por esses ataques covardes à democracia devem ser apuradas, punindo-se, quem os cometeu, na medida de sua culpa”. Em tempo. Moura é o parlamentar mais eficiente de Rondônia. É o único que contempla todos os municípios com emendas parlamentares. Um campeão.
Bancada federal
Com exceção do senador Confúcio, a bancada federal é predominantemente bolsonarista. Ou seja, a favor dos atos terroristas, tendo alguns que até incentivaram financeiramente e agora estão na encolha. Falando nisso, enquanto “patriotas” estão presos na Papuda, em Brasília, o “mito” está posando de herói nos Estados Unidos, pouco se lixando.
Do Val
Esse senador Marcos Do Val (Podemos-ES), deve ser cassado. Ou internado numa clínica psiquiátrica. Ele vem demonstrando que não é normal, visto que faz denúncias esdrúxulas, se auto incrimina ao se colocar como um articulador de um golpe de estado. No print ao lado, ele tenta isentar Bolsonaro, mas antes disse que fez reuniões com o ex-presidente no sentido de dar um golpe na democracia.
Banco Central
E a questão da autonomia do Banco Central, hein? Parece que o presidente Lula tem razão. Quando bolsonaristas defendem com unhas e dentes o presidente do BC, Campos Neto, é porque aí tem. Lula detectou que o bolsonarista está agindo contra o Brasil ao manter os juros na estratosfera.
Banco Central 2
Sobre o assunto, o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) anunciou um projeto de lei para revogar a independência do Banco Central e disse que quem manda no Brasil não é a Faria Lima. Ele também afirmou que a “independência do Banco Central é uma farsa” e acrescentou que “Roberto Campos Neto é um infiltrado que sabota o crescimento econômico”. Nas eleições de 2022, Bolsonaro orientou seus eleitores a votarem com a camisa da seleção. Campos foi de verde amarelo, atendendo ao “chefe”. Isso é que é ser “independente”.
Banco Brics
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deseja trocar o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como Banco do BRICS. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, ele pretende substituir Marcos Troyjo, indicado pelo governo Bolsonaro, pela ex-presidente Dilma Rousseff. Troyjo foi comentarista da rádio Jovem Pan e chegou a se referir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “presidiário” em algumas transmissões. Quando Jair Bolsonaro assumiu o poder, Troyjo foi convidado por Paulo Guedes para assumir a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do então Ministério da Economia. Em maio de 2020, foi indicado por Guedes ao Banco do BRICS, com mandato até 2025.
Tiro no pé
O deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) podia ter evitado o constrangimento. Para começar o mandato lacrando, ele pediu a contagem de emas do Palácio da Alvorada para evitar “furtos” por parte do presidente Lula. Acontece que a maioria das emas morreu. Bolsonaro simplesmente não cuidou dos animais, que acabaram morrendo. Aliás, os antigos inquilinos do palácio mataram também as valiosas e exóticas carpas presenteadas pelo imperador japonês. Essa turma por onde passa, grama não nasce.
Tiro no pé 2
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) compartilhou no Twitter uma notícia sobre um aumento no preço da gasolina. A postagem em tom de crítica, porém, não informa que a reportagem é de março de 2022, quando Jair Bolsonaro (PL) estava na presidência. Essa turma é só passando vergonha no Pix.
A realidade é que a mudança no comando da Petrobras já tá surtindo efeito. A redução do diesel é primeira desde que Jean Paul Prates assumiu a estatal. Ah, o gás também teve seu valor reduzido.
Sucessão municipal
Ano que vem tem sucessão municipal. Em Porto Velho os pré-candidatos já começam a se movimentar para disputar à sucessão de Hildon Chaves (União Brasil). Devem disputar o pleito algumas figuras carimbadas, faltando novidades no cenário. Falta um nome que inspire confiança e mostre capacidade para gerir a capital mais feia do Brasil.
Sucessão estadual
Também já foi dada a largada para a disputa pelo governo de Rondônia. Além do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, há pelo menos quatro pré-candidatos se movimentando nos bastidores. São eles Jaime Bagatolli (PL), Confúcio Moura (MDB), Fátima Cleide (PT) e Alex Redano (Republicanos). Confúcio de novo? Sim. A exemplo de Lula.3, o senador mais bem avaliado de Rondônia pode vir a ser candidato em 2026 com reais chance de governar o estado pela terceira vez.
Informações para a coluna: [email protected]
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.