Fiscal de privada
O deputado federal coronel Crhisóstomo (PL-RO) bem que poderia ter ido ao banheiro só pra cagar. Mas, foi fiscalizar quem entra, quem sai. E de cara viu uma placa indicativa, que o deixou tão horrorizado que foi correndo ao plenário denunciar o achado, paralisando a todos para ouvi-lo. Afinal, o parlamentar tem direito a defecar o que quiser no plenário.
Fiscal de privada 2
Todo parlamentar tem no seu gabinete um WC luxuoso, mas o parlamentar rondoniense que passou quatro anos do mandato passando pano para a boiada, entrou num destinado aos servidores e visitantes em geral. Lá ele encontrou uma placa informando que aquele espaço é para cadeirante e que, tanto o (a) acompanhante homem ou mulher, poderia acessar. Por isso na placa diz: “sanitário acessível”.
Fiscal de privada 3
O fiscal de privada então esbravejou no plenário dizendo que isso não poderia acontecer, que é coisa de esquerdista. Como se qualquer ação que beneficie as populações necessitadas é de interesse só da esquerda. Se bem que ele tem razão. Só a esquerda trabalha em prol das minorias.
O papel de um parlamentar
O sujeito se elege para o terceiro cargo eletivo mais importante da República, para resumir seu mandato a fiscalizar privada. Sugestão da coluna, para o deputado atuar além dos banheiros: geração de emprego e renda, saúde indígena (já que ele é da Amazônia), meio ambiente, saneamento básico (importantíssimo), agricultura familiar e segurança pública (Rondônia virou um velho oeste).
E a linguagem neutra?
Pelo amor de Deus! Essa bancada evangélica não tem mais o que fazer? Poxa, tanta assunto importante para debater com a sociedade, projetos sociais para a população pobre, para o Brasil melhorar, eis que eles estão debruçados sobre uma questão tão frívola. E consomem recursos públicos para debaterem uma questão, vamos dizer assim, tão abstrata, restrita a um público ínfimo.
Lula no Mundo
Enquanto uns e outros estão preocupados com bobagens, Lula está preocupado com a paz mundial. Lula propôs ao presidente dos Estados Unidos (diga-se de passagem, o homem mais poderoso do mundo), Joe Biden, que se crie o CLUBE DA PAZ, destinado a propor cessar a guerra insana entre a Rússia e a Ucrânia que já matou mais de 300 mil pessoas, sendo 100 mil soldados russos, 100 mil soldados ucranianos e 100 mil civis. Isso sim é uma questão relevante.
Lula no Mundo 2
O principal saldo da recente viagem do presidente Lula a Washington, para além das trocas de impressões, das decisões e do comunicado conjunto, foi sua dimensão simbólica. De pronto, houve a reafirmação do compromisso democrático comum dos chefes de Estado em seu combate ao extremismo de direita.
Lula no Mundo 3
Os dois países manifestaram coincidências no entendimento de que a questão climática é de extrema emergência. Nesse contexto, a preservação da Amazônia constitui prioridade internacional e o Brasil se apresenta como receptor de recursos e executor de ações inadiáveis para o planeta, em conjunto com outros países amazônicos. Lula obteve de Biden a adesão de Washington ao Fundo Amazônia.
Lula no Mundo 4
Com as visitas à Argentina e Uruguai, com o retorno do Brasil ao encontro da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe, e agora com o percurso na Casa Branca, Lula se credencia para a visita ao maior parceiro comercial do Brasil, a China, escala privilegiada do périplo internacional de Lula pelas maiores instâncias de poder do planeta.
Lula no Mundo 5
Ainda que minimizada pela mídia conservadora (com a exceção de O Globo), a recepção de Lula na Casa Branca o consagra como presidente do Brasil em palco privilegiado, além de lançar uma pá de cal nas esperanças dos golpistas. Logo nos Estados Unidos, a que tantas vezes os bolsonaristas procuraram alardear adesão, as honras se dirigiram a um visitante muito especial: Lula.
Bolsonaro na prisão
O ex-ministro da Justiça e jurista Eugênio Aragão, disse que já existe elementos para se decretar a prisão do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O plano golpista revelado pelo senador Marcos Do Val (Podemos-ES), articulado pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e por Bolsonaro, que previa grampear e tentar incriminar o ministro Alexandre de Moraes (STF), configura um ato ilícito e, portanto, criminoso.
Bolsonaro na prisão 2
Eugênio Aragão concluiu que, dadas as informações apresentadas até o momento e a fuga de Bolsonaro aos EUA, já é possível pedir a prisão preventiva do ex-ocupante do Palácio do Planalto: “há sim elementos suficientes para dizer que há fortes indícios de que Bolsonaro está envolvido no crime. Que ele é uma pessoa perigosa, disso eu não tenho dúvida nenhuma, por dois motivos: porque ele liga e desliga a horda dele, é um risco à ordem pública; em segundo lugar, resolveu fazer um tour pelos Estados Unidos, o que mostra que ele está fugindo da aplicação da lei penal, não está colaborando. Isso é caso de prisão preventiva”.
Os terroristas
Amigos e familiares de terroristas presos na Papuda e em outros estados como Rondônia, querem a liberdade deles, claro, exigindo que os “verdadeiros” culpados sejam punidos. A coluna dá uma certa razão para eles. Os verdadeiros culpados estão nos quartéis e em Orlando (EUA).
Juros altos

Juros altos 2
Muitos governos adotaram a autonomia do Banco Central, mas com uma diferença importante em relação à experiência brasileira, na opinião de economistas. Diferentemente dos países com Banco Central independente, no Brasil o Banco Central não coordena as decisões sobre juros, dívida e inflação com o governo, pois aqui ele é teleguiado diretamente pelo deus-mercado das finanças. A autonomia do Banco Central para agir por conta própria, sem considerar as diretrizes e o programa eleito pela maioria da população, afronta a democracia.
Juros altos 3
A autonomia do Banco Central frauda o sistema de representação popular, pois sequestra a prerrogativa do governo eleito gerir a taxa de juros e o sistema de dívida do país. É um modelo concebido para alimentar a voracidade incontrolável do rentismo por meio do pagamento de juros estratosféricos. É uma política profundamente prejudicial à economia do Brasil, que paga a taxa de juros reais mais alta do mundo, 8% ao ano.
Juros altos 4
Governo que perde a prerrogativa de controlar juros e dívida não governa. Perde a capacidade de governar e se transforma num gerente da escassez orçamentária legada pelo Banco Central, sendo obrigado a cortar despesas e investimentos sociais, ao invés de alavancar investimentos e produzir políticas públicas para desenvolver o país.
Demissão já de Campos Neto!
A autonomia do Banco Central, aprovada em fevereiro de 2021, deu errado. É um modelo fracassado, que provocou um desfalque monumental nas contas do Tesouro Nacional. Apesar disso, não conseguiu manter a inflação dentro da meta em dois anos consecutivos, devendo repetir o fracasso novamente em 2023. Com este resultado, o presidente e os diretores do Banco Central preenchem as condições para serem demitidos, como estabelece a Lei Complementar nº 179/2021: “quando apresentarem comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos do Banco Central do Brasil”.
(De Jeferson Miola, charge: Aroeira).
Com informações do Brasil 247
Informações para a coluna: [email protected]
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.