SOS Litoral Norte
O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva(PT), interrompeu o descanso no período carnavalesco e vai hoje para São Paulo, verificar e apoiar in loco a situação. A região do litoral norte do estado sofreu um das mais fortes desastres naturais de que se tem notícia, com pelo menos 40 mortes e centenas de desabrigados. Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Guarujá foram bastante atingidas. A reação imediata de Lula já era esperada. No passado, porém, o ex-presidente Bolsonaro não socorreu a Bahia quando sofreu semelhante tragédia. Alguns dirão “foi para isso que Lula foi eleito”. Sim, claro. E Bolsonaro também, mas não fez nada.
SOS Litoral Norte 2
Lula chegará às 10h em São José dos Campos/SP e junto com ministros de Estado, sobrevoará a região do litoral afetada. Às 10h30 se reúne com lideranças e autoridades locais, no Teatro Municipal de São Sebastião, no centro da cidade (Av. Dr. Altino Arantes, 2) e em seguida, ao meio dia, fará atendimento à imprensa.
Fim da guerra
O presidente Lula poderá entrar para a história se conseguir intermediar a paz entre a Ucrânia e a Rússia. Parece que as ações estão andando para isso. Essa guerra é quase sem sentido, mas que pode piorar se não parar agora.
Lula 4?
É muito cedo e inoportuno lançar qualquer possibilidade de Lula vir a ser candidato à reeleição em 2026. O momento não é propício. A coluna considera, porém, que Lula deva sair ao Senado Federal.
Sucessão estadual
Vamos falar em sucessão estadual em Rondônia? Embora ainda faltem mais de três anos para as eleições de 2026, é nítida a movimentação de alguns políticos. Um deles, com certeza é o senador Confúcio Moura (MDB) que vem trabalhando muito pela saúde e educação em todos os municípios de Rondônia. Se ele topar ser o Confúcio 3, vai dar trabalho.
Lei de Rondônia
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, defendeu a derrubada de uma lei de Rondônia que proíbe órgãos estaduais de fiscalização e a Polícia Militar de destruírem bens apreendidos em operações ambientais no Estado. O decano avalia que a norma sancionada em janeiro de 2022 pelo governador coronel Marcos Rocha, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, é inconstitucional por invadir a competência da União para editar regras sobre proteção do meio ambiente e afastar sanção prevista em legislação federal.
Corruptos anônimos
Tá todo mundo querendo saber quem é o ex-diretor do João Paulo II que foi condenado a 17 anos de reclusão e o técnico em enfermagem, a quatro anos de reclusão. Se fossem dois pé rapados já estavam nas capas dos jornais e sites.
Privatização da saúde
Falando em saúde, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), demonstrou preocupação com a proposta da prefeitura de Vilhena de transferir para a iniciativa privada a gestão das unidades de saúde municipais. Movimentos sociais, entidades de classe na área de saúde e órgãos de controle como o Ministério Público notificaram a prefeitura, pedindo explicações.
Privatização da saúde 2
“Precisamos debater melhor esse assunto para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não sofram com falhas nos atendimentos. A população precisa ter saúde de qualidade”, disse a deputada que é presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero). A parlamentar informou que o tema será debatido na Comissão, logo após o Carnaval.
Livre da aftosa
Rondônia, com um rebanho de 17,6 milhões de cabeças, está livre da febre aftosa desde 2020, sem vacinação. A informação é do médico veterinário Júlio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia, Idaron.
Mas….
Mas nem tudo são flores na pecuária rondoniense. As mais de mil lojas dos supermercados Carrefour no Brasil podem estar levando para o prato do brasileiro carne produzida em áreas de risco ambiental na Amazônia, incluindo terras indígenas e fazendas acusadas de utilizar mão de obra análoga à escravidão. Dos 498 produtos escaneados em lojas espalhadas pelo Brasil, 148 vieram de frigoríficos localizados no Pará, em Rondônia, no Mato Grosso e no Tocantins. Entre os fornecedores estão duas empresas gigantes do setor: a JBS e a Masterboi. O aplicativo detectou que um hipermercado Carrefour no centro da cidade de São Paulo, por exemplo, vendeu carne de um frigorífico da JBS em Vilhena (RO) associado à invasão de terra indígena Uro Eu Wau Wau, de acordo com um relatório publicado pela ONG Mighty Earth.
Mas….2
No fim de maio de 2022, o Centro para Análise de Crimes Climáticos no Brasil mostrou que as plantas da JBS em Rondônia se abastecem de fazendas irregulares instaladas dentro da terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau. O fornecimento era indireto, ou seja, o gado passava por outra propriedade antes de ir finalmente para o abate. Segundo a investigação, mais de 25 mil bois pastam de forma criminosa na terra indígena, que já perdeu 13 mil hectares de floresta para a pecuária.
Mas….3
Após a denúncia, o Carrefour anunciou o bloqueio das compras de dois abatedouros da JBS, um em Vilhena e outro em Pimenta Bueno. Mas o relatório da Mighty Earth, divulgado meses depois da investigação, apontou que a carne das plantas da JBS em Rondônia ainda chegava nas prateleiras da rede. As informação são da agência Repórter Brasil.
Informações para a coluna: [email protected]
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.