Por Roberto Kuppê (*)
A nova Abin
Uma das prioridades da nova Agência Brasileira de Inteligência (Abin), agora sob o comando da Casa Civil (leia-se Rui Costa) será a de identificar e monitorar grupos extremistas nas redes sociais para se antecipar a ataques à democracia, como os ocorridos no dia 8 de janeiro. Os financiadores de grupos de disseminação do discurso de ódio vão merecer atenção especial da inteligência. A Abin é o principal órgão de inteligência brasileiro e, agora, com a transferência para a Casa Civil, deixa de estar sob guarda-chuva de órgão comandado por um militar.
Reinaldo Azevedo
O jornalista Reinaldo Azevedo entrevistou ontem o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), pela segunda vez. A primeira foi em 2021. Repetiu o mesmo sucesso da primeira. Lula, como sempre, bastante incisivo, defendeu a democracia e criticou com veemência o presidente do Banco Central, Campos Neto, pela abusiva alta de juros. Lula também criticou a farta distribuição de dividendos da Petrobras, aos sócios minoritários.
Reinaldo Azevedo 2
O presidente Lula está jogando pesado pela volta da Petrobras para que cumpra a sua função social. Na entrevista, ele reiterou que o governo terá “o controle” da Petrobrás em abril, quando serão aprovados os novos membros do Conselho de Administração da estatal. Segundo Lula, a petroleira precisa ser “pensada” enquanto indústria de interesse estratégico no Brasil. Ele acrescentou que, na sua visão, não há intervenção na estatal, e sim “interesse do povo brasileiro”. Lula argumentou que, se não houvesse foco em pesquisa, o pré-sal não teria sido descoberto.
Juros negativos
Enquanto o Brasil faz feio com 13,75% de juros, cerca de 26 países têm juros reais negativos. O destaque fica para a Turquia, com taxa real de -14,49%. Nos Estados Unidos, o juro descontado a inflação está em -1,04%. A média dos 40 países é uma taxa de -2,16%. Alemanha (-5,36%), Canadá (-2,19%), França (-2,94%), Itália (-5,09%), Japão (-1,54%) e Reino Unido (-0,60%).Ou seja, Lula tem razão.
Gasolina
Que os preços da gasolina estão muito altos em alguns postos do Brasil, é uma verdade. Mas, só agora os bolsonaristas estão criticando, como também estão preocupados com o número de novos casos de Covid após o carnaval. Eles também estão preocupados com a violência e com a economia. Novos tempos.
Ministros problemáticos
O primeiro ministro de Lula a cair deverá ser mesmo o das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA). Lula deu até segunda-feira para ele apresentar provas da inocência dele. Não vai provar, porque realmente cometeu erros durante e antes de ser ministro. O problema é que isso acaba prejudicando governo com partidos aliados.
Tentando se encontrar
O deputado federal Thiago Flores (MDB-RO), ainda está tentando se achar no Congresso Nacional. O ex-prefeito de Ariquemes chegou em Brasília contaminado pela euforia do primeiro mandato legislativo e foi logo assinando a CPMI do 8 de Janeiro. Mas, ao mesmo tempo, tenta ser um parlamentar produtivo e isso dependerá do governo federal a quem tenta fazer oposição. Não por muito tempo. Entre tantos, ele já está estreitando parceria com o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT-RJ). Divulgou com entusiasmo que se encontrou com o ministro a quem teceu elogios. Vai dar namoro com o governo?
Rondônia Day
Os deputados estaduais Marcelo Cruz (Patriota) e Luís do Hospital (MDB) participaram em Brasília, do Rondônia Day, evento realizado pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que reuniu representantes diplomáticos, câmaras internacionais de comércio e empresários de todo país e até do exterior para conhecer as oportunidades de negócios em Rondônia. Cruz é presidente da ALE-RO e provável candidato a prefeito de Porto Velho.
Lastimável
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO), continua fazendo vergonha pro estado em Brasília. Desta vez, o bolsonarista protagonizou cenas de machismo, preconceitos e racismo, durante um debate com a deputada Benedita da Silva (PT/RJ). O imbróglio começou com a fala de Benedita da Silva, que afirmou que os deputados da base do governo Lula defendem a democracia. “Não venha aqui dizer que nós não defendemos a democracia, não sabem sequer fazer um debate com conteúdo para que a gente prove e comprove qual foi o governo que verdadeiramente trouxe a miséria para a população brasileira”, disse.
Lastimável 2
Logo em seguida Chrisóstomo tomou a fala e pediu que a deputada Benedita da Silva ficasse para ouvir seus argumentos e aos gritos afirmou: “Ah, ela saiu e foi embora porque ela sabe que eu sento a lenha. Será que democracia é país que mata cidadão todo dia? Cuba é no paredão, é isso que é democracia? Vai para Cuba rapaz (sic), vocês só gostam é disso, é de roubar o Brasil”, berrou o deputado. Um covarde. Tinha que ser milico e bolsonarista.
Lastimável 3
É bom ele botar a boina de molho. O destempero de Chrisóstomo na tribuna do Congresso Nacional pode causar problemas para ele no Conselho de Ética, já que o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) garantiu que levará muito a sério possíveis abusos e excessos de falas dos parlamentares em suas falas. Filha de lavadeira e moradora da favela da Praia do Pinto, Benedita da Silva é professora e foi governadora do Rio de Janeiro, deputada constituinte e Senadora. A informação é do JH Notícias.
Vereador cassado
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, aceitou por unanimidade os pedidos de cassação do vereador Sandro Fantinel (sem partido). O parlamentar teve falas xenofóbicas contra baianos, ao comentar sobre o caso em que trabalhadores foram resgatados de vinícolas em Bento Gonçalves, onde estavam em condições análogas à escravidão. Após saber que poderá ser cassado, o vereador que atacou baianos chorou e disse que a mulher dele pensa em separar. Bem feito.
Invasores de terras
É impressionante a seletividade de quem critica o MST. “Não pode invadir terras”, dizem os críticos. Mas, se calam para a invasão com violência de terras indígenas, deixando rastro de destruição no meio ambiente. O MST é um dos maiores produtores agrícolas do Brasil, produzindo de forma sustentável e sem uso de agrotóxicos.
Vereador criminoso
Mais um vereador bolsonarista deu baixa no CPF. O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco (MT), Jeozafá Moraes de Castro (PSDB) (foto em destaque), foi morto, na manhã de quinta-feira (2/3), após confronto com a Polícia Civil de Mato Grosso. Ele era investigado por tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, homicídio, entre outros.
Vereador criminoso 2
O vereador era suspeito de facilitar acesso a armas para uma organização criminosa que cometeu crimes na cidade. Castro estava em seu segundo mandato como vereador e era o presidente da Câmara na legislatura atual. Ele assumiu como vereador pela primeira vez em 2016, sendo reeleito na eleição seguinte, com 160 votos. Segundo o partido dele, apresentava um perfil discreto e bom desempenho parlamentar.
Informações para a coluna: [email protected]
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.