30 C
Porto Velho
quinta-feira, setembro 11, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Lula tem razão, mas…

Lula está com a razão sobre tudo que falou sobre o ex-juiz e agora senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). Mas, no entanto, não deveria ter dado a oportunidade que tanto o lavajatista queria. Lula tirou Moro da obscuridade e hoje já há quem diga que ele é um político sério. E não é. É um farsante. Foi um juiz farsante.                                     

Pode ser um meme de 2 pessoas e texto que diz "Qual dos dois têm mais chance de pertencer ao PCC?"É mais fácil Bolsonaro ter alguma relação com o PCC do que Lula. Todos sabemos das relações do ex-presidente com milicianos, que são na maioria, ex-policiais corruptos expulsos  da PM, que atuam em parceria com traficantes do PCC e CV. Lula foi forjado nos movimentos sindicais, não tendo jamais qualquer envolvimento com a criminalidade, muito o pelo contrário.

Canalha!

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "CANALHA Grampeou advogados, políticos e empresários, burlou a ei, combinou estratégias e testemunhas com a acusação agiu de acordo com 0 calendário eleitoral, ajudou a eleger um candidato despreparado e depois aceitou 0 convite para fazer parte do governo."O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, chamou as ações recentes do ex-juiz suspeito e agora senador, Sergio Moro, de “canalhice”, após o parlamentar associar, sem provas, um suposto juramento de morte que teria recebido do PCC com o Partido dos Trabalhadores. Moro investe em uma acusação sem fundamento algum, reverberando a narrativa que já foi até mesmo considerada ilegal pelo Tribunal Superior Eleitoral no ano passado. “Não há indício, prova, nada; só canalhice mesmo. Lembro que não há imunidade parlamentar para proteger canalhice”, escreveu o ministro em seu Twitter. O comparsa de Moro nos crimes da Lava Jato, o ex-procurador e agora deputado, Deltan Dallagnol, também fez a mesma associação, em uma articulação coordenada de difamação contra o PT. As informações são do Brasil 247.

 

Armação do MoroImagem

Gabriela Hardt, conhecida nas bocas da marginalidade como “copia e cola”. Sérgio Moro, conhecido nos becos da bandidagem, como o “marreco jeca de Maringá”, armaram um golpe para envolver o presidente Lula com o PCC. Dino, investiga e vai punir os culpados.
Armação do Moro 2

O fato é que Sérgio Moro praticou tantas ilegalidades (crimes) nos tempos de juiz, que está tentando desviar a atenção. O depoimento do advogado Rodrigo Tacla Duran à Justiça em Curitiba promete ser bombástico. Possíveis revelações sobre mais irregularidades cometidas pelo ex-juiz suspeito Sergio Moro viriam à tona justamente no momento em que o agora senador se vitimiza no caso do suposto plano do PCC para matá-lo e tenta associar, como sempre sem provas, o PT ao crime organizado.

Armação do Moro 3

Tacla Duran foi condenado em duas ações penais por Moro com base em provas que foram posteriormente anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Moro e Dallagnol sempre se negaram a ouvir o advogado, mas o novo chefe da Lava Jato em Curitiba, Eduardo Appio, mudou o paradigma. O próprio advogado revelou no passado que foi assediado pela gangue de Curitiba, através de um sócio de Rosângela Moro, esposa do ex-juiz suspeito. A ação teria partido do advogado Carlos Zucolotto, ligado a Moro, que teria oferecido R$ 5 milhões pelo livramento. Zucolotto propôs o benefício num acordo de delação premiada, que seria fechado com a concordância do ex-procurador Deltan Dallagnol. 

Armação do Moro 4

ImagemOlha só isso. Os bandidos do PCC usaram o primeiro e-mail sem arroba @ da história! Mais uma prova de armação de Moro e Cia.  Todos têm de saber a verdade: tem coisa muito estranha aí!! Só faltou colocar esse endereço:

Impressionante

Lula tem sido sistematicamente ameaçado de morte há décadas e nunca se vitimizou. Encara tudo com a normalidade de uma política polarizada e ressentida. Lula nunca ameaçou ninguém. No entanto, a grande mídia comprou (mais uma vez) a versão de que ele é um político com sede de vingança. Não é. Lula apenas expressa inconformidade com as injustiças.

O que está em jogo?

O sistema (mecanismo) quer Lula fora do governo e aceita de bom grado a ascensão de Geraldo Alckmin (PSB). Lula contraria o mercado, contraria a indústria de armas e contraria o Centrão, leia-se orçamento secreto. Lula tem feito um ótimo início de governo e isso o cacifa a uma possível reeleição. É tudo o que o sistema não quer. E o que eles puderem fazer para tirar Lula, já estão fazendo.

O que está em jogo? 2

Estão voltando mais velozes, furiosos, fortes e perigosos. Na arte de enganar através da disseminação de fake news são tão eficientes que até o mago Paulo Coelho já se contaminou. E a velha mídia também já embarcou no golpismo, repetindo 2016 por ocasião do impeachment de Dilma. O  final a gente já conhece. A eleição de algum fascista para presidente da República em 2026.

O que está em jogo? 3

E mais uma vez Sérgio Moro está sendo usado para tirar Lula do páreo em 2026. Moro é  aquele moleque que o borracheiro paga para espalhar pregos nas ruas.

Lira X Pacheco

Essa queda de braço entre os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é mais do que uma disputa de poder. É uma maneira de Lira assustar o governo Lula, e, ao mesmo tempo, manter a sua força após perder o orçamento secreto. Lira não é de confiança e ainda vai sacanear Lula no futuro.

Ah, mas o PT apoiou Lira

Realmente o PT apoiou a recondução de Lira à presidência da Câmara dos Deputados. Não tinha saída. Se lançasse um candidato próprio ia perder para Lira. O jeito foi arriscar. E, pelo andar da carruagem, Lira já começou a mostrar as garras.

Será que volta mesmo?

Bolsonaro anunciou volta (triunfal) para esta quinta-feira, 30 de março, véspera do 31 de março, quando se “comemora” o golpe militar de 1964. O ex-presidente voltaria com a ausência de Lula no Brasil, que estaria na China nesta semana. Porém, Lula cancelou a viagem. E há quem diga que, por isso, o covarde também vai cancelar a sua volta ao Brasil. Para a tristeza de Xandão que ia recepciona-lo com um par de algemas no aeroporto.

Mandato de petista é assim

Cláudia de Jesus pede para que o Estado invista em biodigestores para agricultores familiaresA deputada estadual Cláudia de Jesus (PT-RO) quer que a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) comprem kits de biodigestores para as famílias de agricultura de baixa renda no estado. O objetivo é apoiar o desenvolvimento socioeconômico dessas famílias por meio da economia, melhoria da produção e geração de renda.  O biodigestor é utilizado para acelerar o processo de decomposição de matéria orgânica, uma solução sustentável que pode ajudar no tratamento de esgoto doméstico. A implantação de biodigestores pode suprir a necessidade de gás de cozinha e até de energia elétrica em uma propriedade rural com um investimento menor do que outros sistema.

Bem cotados

Cláudia de Jesus (PT) e Jesualdo Pires (PSB) são os nomes mais cotados para a disputa da prefeitura de Ji-Paraná. Jesualdo já administrou a capital da BR por duas vezes. Cláudia foi secretária da Agricultura na administração de Jesualdo. Dois nomes afinados.

Deu na Folha

Marcelo Thomé de Almeida, presidente da Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia) e do Instituto Amazônia+21, foi à Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, para se reunir com o cacique Almir Suruí, na última sexta (24). A ideia é iniciar uma série de parcerias, segundo a entidade. A primeira articulação será feita com o sistema Sesi/Senai, por meio da Fiero.

Deu na Folha 2

O instituto pretende intermediar a oferta de cursos técnicos do Senai para qualificação profissional em atividades de manutenção de equipamentos, como os motores dos barcos utilizados pela comunidade. Também há intenção de oferecer suporte com o Sesi para a oferta do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na região.

Deu na Folha 3

“A oportunidade que temos pelo Instituto Amazônia+21 de colaborar com o povo Suruí é de emprestar o que a gente sabe fazer, no sentido de planejamento e estruturação de negócios, para o que eles já fazem e que nós fomos olhar, conhecer e entender. Há um conjunto de ações e possibilidades que eles já iniciaram com muita força, mas que a gente acredita que pode ser transformado em escala de negócio para que gere riqueza e prosperidade, para que eles possam ter autonomia financeira. É inserção econômica do povo Suruí a partir dos negócios que eles já desenvolvem”, afirma Thomé de Almeida. As informações são do Painel da Folha de S. Paulo.

 

Informações para a coluna: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas