Por Roberto Kuppê (*)
Lula na China
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o governo para o vice, Geraldo Alckmin (PSB) e já embarcou com destino à China. Na Ásia, Lula tratará principalmente da relação comercial com a China, maior parceiro de negócios do Brasil, mas também da guerra entre Rússia e Ucrânia e de questões de governança global. Lula participará da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como presidente do banco do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Lula na China 2
Ele também se reunirá com o presidente Xi Jinping, lideranças políticas e empresários. Na volta fará uma parada nos Emirados Árabes Unidos. Convidado para a visita pelo presidente chinês, Xi Jinping, Lula tem uma pauta bem definida: defender as relações já construídas com o maior parceiro comercial do Brasil e, eventualmente, ampliar a lista de produtos brasileiros para venda no gigante asiático.
Confúcio também
O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão de Infraestrutura e Serviço (CI) do Senado Federal, também embarcou rumo à China. Ele integra a Comitiva de Lula. A viagem deve incluir anúncio de um balanço de novos negócios entre os governos e as empresas dos dois países. As tratativas prévias foram realizadas por representantes do governo brasileiro e empresários que estiveram no país asiático no final de março.
Confúcio também 2
O senador rondoniense destacou como de extrema importância a sua participação nesta viagem. Segundo ele, a Comissão de Infraestrutura da qual ele é presidente, está em permanente debate sobre temas que impactam o desenvolvimento do país. “A infraestrutura é necessária, estratégica. São rodovias, portos, ferrovias, energia, telecomunicações, enfim, debates que acontecerão lá na China. E tudo passa na nossa Comissão no Senado. Além disso, há evidente interesse dos chineses em investir no Brasil. Portanto, o momento é de estreitar parcerias positivas”, explicou o parlamentar.
Transposição
Falando em Confúcio, ele anunciou ontem o fim do processo da transposição, com todos os servidores de Rondônia contemplados. Ele ouviu diretamente do presidente do Órgão responsável, Dr. João Cândido, que até dezembro deste ano todos os casos de Rondônia estarão concluídos.
Transposição 2
Dr. João Cândido, juntamente com o diretor de Departamento de Centralização de Serviços, de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipx), Marco Aurélio da Cruz se colocaram à disposição, explicaram em detalhes como ocorre a transposição e a sua situação atual. Eles acreditam que Rondônia passe a limpo, resolva todos os casos até o fim do ano.
Jogada de mestre
Júnior Gonçalves, Chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, acaba de avançar mais uma casa no jogo de xadrez para as eleições de 2024 e 2026. Abrindo caminho para um candidato a prefeito de Porto Velho, JG neutralizou um dos fortes candidatos, o ex-deputado Léo Moraes (Podemos), que foi nomeado nesta segunda-feira (10) diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Jogada de mestre 2
O Chefe da Casa Civil que é quem de fato manda no governo, tem em mente alguns nomes para a prefeitura de Porto Velho, dentre estes, o dele mesmo. Júnior Gonçalves é um mestre em estratégias políticas. Não por acaso emplacou o irmão dele, Sérgio Gonçalves, como vice-governador do Estado.
Lewandowski
O ministro Ricardo Lewandowski se despede hoje do STF, não sem antes manter a acusação de Tacla Duran contra Moro e Deltan. Lewandowski decidiu que a apuração sobre tentativa de extorsão contra o advogado Rodrigo Tacla Duran deve permanecer no STF. O caso chegou ao tribunal após a menção ao ex-juiz Sérgio Moro e ao ex-procurador Deltan Dallagnol, agora parlamentares.
Zanin
O nome para substituir Lewandowski é o do advogado Cristiano Zanin. A indicação por Lula do Dr. Cristiano Zanin para o STF será um “banho de descarrego” visando aliviar os dois retrocessos criados por Bolsonaro, Cássio e Mendonça. Ao saber que pode ser julgado por Zanin, Sérgio Moro caiu da cadeira em choque e ligou pro Dallagnol, pra chorarem juntos.
Receita da direita
A direita descobriu que somente falando mal do PT ou de Lula, mesmo sendo notícias falsas, fake news, ela elege de vereador a presidente da República. É uma receita infalível, visto que idiotas e imbecis sem a mínima condição, se elegeram nas últimas dias eleições majoritárias e proporcionais.
Receita da direita 2
Não se enganem. Eles já estão utilizando a mesma fórmula para 2024 e 2026. Eles voltaram a usar os quatro pontos básicos para eleger um político de direita: 1-Enfraquecer a fé das pessoas na mídia, para que duvidem da natureza da verdade; 2- Espalhar as mesmas fake news contra Lula e o PT, por mais absurdas que pareçam, como associar o PT ao PCC; 3- Marginalizar a inteligência e debochar dos intelectuais; 4- Após instalar o caos na sociedade, eleger um candidato sob o pretexto de restaurar a ordem. Alguém inteligente ou carismático, mas que pode ser controlado.
Receita da direita 3
Para conter o bolsonarismo é necessário mais do que a inelegibilidade de Bolsonaro, a prisão dele. Condenar os responsáveis dos atos de 8 de janeiro a pelo menos uns cinco anos de reclusão. É impressionante que nenhum político com mandato foi preso até agora, visto que participaram direta ou indiretamente dos atos terroristas. Estão a exigir uma CPMI para criminalizar as vítimas dos atos que eles mesmo incentivaram. Uma blasfêmia!
Receita da direita 4
O governo através dos seus mecanismos e órgãos competentes necessitam agir com rigor e veemência, aplicando leis e criando projetos que barrem o surgimento de novos atos que com certeza ocorrerão. É preciso criminalizar atos antidemocráticos, sob pena de algum deles conseguir êxito como um golpe civil ou militar. O recado está dado.
Papo de Terça
O Papo de Terça de hoje será com vereador e presidente da Câmara Municipal de Nova Mamoré RO, André do Sindicato (PT). A pauta será, claro, sobre problemas, conquistas e avanços para o município. André do Sindicato também irá tratar da importância da vereança no fomento da cidadania. O evento é a partir das 20 horas (horário de Brasília).
Sílvia Cristina
Na última sessão da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Márcio Pacele apresentou o Projeto de Decreto Legislativo n° 581/2023, que dispõe sobre a Concessão de Título de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho para a deputada federal Sílvia Cristina. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e homenagear a deputada pela sua dedicação e trabalho em prol da cidade de Porto Velho. Sílvia Cristina tem sido incansável na luta por melhorias para a população portovelhense, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da cidade
Informações para a coluna: [email protected]
(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.