Quando se fala em meditação, é normal concluir que se trata de uma prática inerente à vida adulta. Afinal, essa é a fase em que a pessoa tem mais necessidade de relaxar e se conectar com momentos de maior calmaria.
Porém, é ilusão pensar que a infância é uma etapa desprovida de angústias, preocupações, obrigações e responsabilidades.
Especialistas em pedagogia e educação já fazem alertas ao elevado número de crianças estressadas em função dos excessos em suas rotinas, sem falar nos excessos relacionados ao uso de tablets, celulares e outros dispositivos móveis.
Em meio a esse cenário, é normal que algumas instituições já estejam atentas em encontrar alternativas para ajudar os pequenos no processo de aprendizagem. A meditação surge como uma alternativa viável e que, se introduzida de forma leve, pode impactar positivamente no desempenho escolar das crianças.
Qual o papel da escola nesse aspecto?
Tendo consciência e preocupadas com essa realidade, as instituições de ensino já estão de olho nos benefícios da meditação infantil e, com o intuito de minimizar o estresse das crianças, têm inserido essa prática em pequenos espaços nas grades curriculares. Essa prática traz vários benefícios para as crianças e entre elas estão:
- Alívio para ansiedade;
- Melhora da concentração;
- Relaxamento do corpo e da mente;
- Auxílio na conexão com a essência interior;
- Melhora sintomas de hiperatividade.
Como as crianças, de uma forma geral, são muito agitadas, a recomendação é que os momentos de meditação sejam breves e realizados de forma lúdica, sempre contando com acompanhamento de algum professor ou profissional especializado.
Neste contexto, existem algumas formas de implementar a meditação nas escolas. Mas como fazer isso? Confira na sequência!
Instrumentos musicais
Se a ideia é atingir um nível de concentração maior, o uso de algum sino tibetano ou até mesmo um violão ajuda bastante. O educador pode pedir que os alunos prestem atenção ao som de uma corda do violão ou do sino tibetano até que o som deixe de existir.
Dessa forma é possível fazer com que as crianças se concentrem para ouvir atentamente ao som, focando a mente no presente, que é justamente um dos objetivos da meditação.
Pequenas almofadas
Usar pequenos objetos, como almofadinhas, também é uma excelente alternativa para potencializar a evolução dessa prática, porque os professores podem pedir para que as crianças se deitem, coloquem as almofadas acima do umbigo e observem como estas se movem.
Neste contexto, vale até mostrar como esse movimento se assemelha ao de um balão que enche e esvazia.
Vela
Essa é uma opção que precisa ser considerada com muito cuidado, em um ambiente adequado, considerando que o educador vai trabalhar com o fogo em contato com as crianças.
Com o intuito de deixar a atividade um pouco mais segura, vale acender uma vela e colocá-la no meio da sala para que os alunos façam um círculo ao redor dela. Na sequência, o orientador pede para que as crianças foquem na luz da vela por cerca de um minuto.
Contação de história
Em determinado momento da história, o professor pode pedir aos alunos que fechem os olhos, sentem com a coluna reta e respirem por alguns minutos.
O gerenciamento escolar que inclui esse tipo de atividade na educação com o uso de livros infantis pode desenvolver um ambiente pedagógico, integrando os aspectos físico e emocional em um ambiente de aprendizado, o que acaba por ser muito positivo na educação infantil.