35 C
Porto Velho
quinta-feira, setembro 11, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Sucessão fora de época

Crescem os rumores de que o governador de Rondônia, Marcos Rocha e o vice, Sérgio Gonçalves, ambos do União Brasil, serão cassados nos próximos meses. Caso concretize, o União Brasil já teria um Plano B para que o governo continue com o partido. Trata-se de Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho. HC é aliado de primeira hora de MR. O prefeito apoiou a reeleição do governador e atualmente é o líder das pesquisas para 2026. Para vice o nome seria o do deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil).

Sucessão fora de época 2

A ex-senadora Fátima Cleide (PT), o mala sem alça e sem rodinhas Marcos Rogério (PL), Jesualdo Pires (PSB) e o presidente da ALE-RO, Marcelo Cruz (Patriotas) também são cotados. E se o senador Confúcio Moura (MDB) aceitasse a empreitada e se eleger governador pela terceira vez? Está por cima no governo Lula e seria o tocador das obras com os 29 bilhões de reais do PAC. Melhor dos mundos para o MDB de Rondônia.

Pesquisa

Segundo a Paraná Pesquisas, o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) é o décimo melhor avaliado do País, com 65,7%, cuja pesquisa foi realizada somente na capital.  O primeiro é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 72,6%. Rocha supera os governantes dos estados do DF, PE, CE, AP, SP, BA, AM, AL, RJ e RN.

PAC para Rondônia

O novo PAC investirá em Rondônia R$ 29,6 bilhões, contemplando obras e serviços para melhorar a vida da população no abastecimento de água, energia, defesa, infraestrutura inclusiva,  meio ambiente, educação, saúde, segurança energética, transportes, rodovias, pontes, ciência e tecnologia. 

PAC para Rondônia 2

Com o lançamento do PAC na sexta-feira, o presidente da República destinou R$ 29,6 bilhões em obras e serviços para o Estado de Rondônia, cujo principal conjunto inclui  adequação de Travessia Urbana de Porto Velho – BR-319/RO – Trevo do Roque BR-364/RO, Ligando Vilhena a Porto Velho, ponte internacional Brasil-Bolívia, ligando Guajará-Mirim a Guyaramerín (Beni);  a travessia urbana de Ji-Paraná; o aeroporto Ji-Paraná; e moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida.

PAC para Rondônia 3

O ministro Chefe da Casa Civil,  Rui Costa (PT), vai estar em Rondônia em meados de setembro ou outubro para falar pessoalmente do PAC. Lula disse hoje no seu podcast matinal, se o governador não quiser receber Rui Costa, paciência, “ele vai conversar com o povo”.

 

Fora, invasores!

Forças de Segurança do Estado cumprem hoje, segunda-feira (14/8), ordem de desocupação do Parque Estadual de Guajará-Mirim e sua área de amortecimento, denominada Bico do Parque, com uma operação coordenada pelo Ministério Público de Rondônia para garantir a retirada, sem confrontos, de todos os invasores. A ação restituirá ao Poder Público a propriedade sobre a unidade, pondo fim a uma batalha judicial que vinha sendo travada desde 2020. A combativa atuação do MP no caso foi objeto de recente elogio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, na última terça (8/8), chancelou a determinação para a saída dos ocupantes.

Fora, invasores! 2

O Parque Estadual de Guajará-Mirim é uma unidade de conservação de proteção integral, localizada em Município homônimo e em Nova Mamoré, compreendendo uma área de 200 mil hectares. A região sofreu significativa devastação com a ação de invasores ao longo dos anos. Desde que a data de desocupação foi anunciada, pelo menos 14 famílias já deixaram o local, havendo grupos remanescentes que deverão sair nesta segunda.

Fora, invasores! 3

A ação de desocupação do Parque Estadual de Guajará-Mirim será executada por Forças de Segurança do Estado e órgãos de assistência social, com integral observância aos direitos humanos, da infância, de pessoas idosas e com deficiência. O trabalho ocorre sob o planejamento coordenado pelo MPRO, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), Força-Tarefa para Atuação Integrada nos conflitos coletivos pela posse de terra urbana e rural e Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim.

A Terra é redonda

Em 2016, Dilma foi impitimada sem ter cometido nenhum motivo para isso. Em 2018, Lula foi preso sem cometer crimes. Bolsonaro foi eleito presidente e Sérgio Moro se tornou ministro da Justiça. Em 2022, Lula vence as eleições e em 2023, Cristiano Zanin vira ministro do STF. Moro prestes a ser cassado e Bolsonaro a ser preso. Ah, ia esquecendo: Dilma é presidente do Banco do Brics.

Faz tudo

O ex-ajudante de ordens, Cid Mauro, era um verdadeiro Coringa do ex-governo Bolsonaro. Fazia depósitos, sacava, falsificava vacinas e vendia joias. O pai dele, Lourena Cid, GENERAL do Exército, entrou também na facção criminosa ajudando o filhote a vender joias nos EUA. Ontem, no Dia dos Pais, os dois certamente não se falaram. Cid está preso na Papuda.

 

CPI das Joias

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, relógio de pulso e texto

Está cada vez mais difícil para Bolsonaro se livrar no caso das joias. A trama mostra que Jair e Michelle transformaram a Presidência da República numa operação de roubo e contrabando, envolvendo ministros e altas patentes do Exército. O uso do avião presidencial no esquema de contrabando indica o aparelhamento da Presidência da República pela quadrilha criminosa. A Polícia Federal está pedindo a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Bolsonaro, o que pode ter repercussões devastadoras. Deputados governistas estudam criar uma CPI para apurar o roubo das joias.

Bolsonaro na CPMI 2

Na mais recente reviravolta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de Janeiro, parlamentares que integram a base governista sinalizam uma possível manobra para acionar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Os membros da base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enxergam um ambiente favorável para pautar, durante esta semana, um requerimento com o objetivo de obter acesso às transações bancárias dos mencionados políticos, segundo informa a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna. A convocação de Bolsonaro à CPMI depende disso.

Decepção

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "Bruno Gino, M.D @DrBrunoGino Já pensou se o Junior Peixoto de Caruaru-PE, que ficou pendurado por 6 km no caminhão, descobrir que o Bolsonaro sempre foi corrupto?"E o bolsominion que ficou na frente dos quartéis, tomando chuva até preso na Papuda, agora descobre que Bolsonaro sempre foi corrupto! O pior de tudo é que alguns seguidores continua acreditando na inocência do “mito”, prometendo manifestações no dia 7 de Setembro. Mas, segundo Fabio Wajngarten, não há nada programado. Ele é bastante próximo a Bolsonaro. Foi secretário de Comunicação na gestão dele e o advogado que falou com a imprensa após os depoimentos do ex-presidente à Polícia Federal. A assessoria do PL também informou que não existem preparativos para um ato em 7 de setembro. Por enquanto, o clima é de velório, sob a iminência da prisão do ex-presidente.

Guarda Nacional

Por conta das omissões da PMDF e do Exército, que deveriam proteger a Praça dos Três Poderes, o governo federal intenciona criar uma Guarda Nacional. Claro, o Exército têm demonstrado preocupação com o avanço da medida, pois perderia protagonismo. A coluna acha que não. A atribuição de pintar o meio fio continua com o Exército, dada a expertise no assunto.

Gol e Azul

Por inciativa do vereador Everaldo Fogaça (Republicanos),  está prevista para acontecer no nesta terça, 15,  às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal de Porto Velho, audiência pública para tratar da crise no setor aéreo local. A iniciativa do vereador surge diante da diminuição de voos pelas companhias Gol e Azul, que alegam como justificativa o elevado número de processos judiciais que estão enfrentando no estado.

Gol e Azul 2

Já na quarta, 16, será a vez da ALE-RO  chamar a GOL e Azul para prestarem esclarecimentos sobre a retirada de voos comerciais no estado. O assunto será debatido em reunião extraordinária da Comissão de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa (Alero). Os deputados integrantes da comissão aprovaram requerimentos solicitando que as empresas Azul e Gol apresentem dados sobre os cortes na malha aérea.

Indústria da indenização

As companhias aéreas Gol e Azul anunciaram que reduziram sua malha aérea no Estado de Rondônia, sobretudo na rota entre Porto Velho e Manaus, devido à alta judicialização enfrentada pelas companhias aéreas no Estado de Rondônia. Estima-se que em 18 meses foram julgados 24 mil processos ajuizados contra as companhias aéreas, sem contar aqueles que ainda estão em trâmite.

Indústria da indenização 2

Em reação à redução dos voos e ao posicionamento das companhias aéreas, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia fez um levantamento apontando que o maior número de ações envolveu cancelamentos e atrasos de voos. Contrariamente à sua posição no ranking demográfico, o Estado de Rondônia, conforme levantamento das companhias aéreas, ocupa o 7º lugar dentre os Estados que recebem maior quantidade de ações judiciais, e está entre os três Estados com maior ticket médio com relação à condenação de Danos Morais.

CPI dos Combustíveis

Vai completar um mês a CPI dos Combustíveis da CMPV e até agora os preços da gasolina continuam nas alturas. O vereador Isaque Machado (PATRI), que preside a comissão,  percorreu postos de gasolina em diferentes regiões da cidade, coletando informações e dados sobre os preços praticados pelos estabelecimentos.

                               Compre Agro

Nenhuma descrição de foto disponível.Inaugura hoje em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, a primeira loja da Compre Agro! A loja abre a partir das 8h na Avenida 3, N° 4291 ● Distrito de Jacinópolis ● Nova Mamoré. A Compre Agro é a mais nova rede de varejo do agronegócio em Rondônia, fazendo parte do grupo empresarial G5 Agro Participações. Composto por cinco empreendedores com vasta experiência no mercado do agronegócio, com a visão de ser referência nesse setor, sempre focados em atender às necessidades específicas de cada cliente. Em Porto Velho, a inauguração será dia 28 de agosto, na Avenida Nações Unidas, N° 1681 ● Km1 ● As outras três unidades serão em Extrema, Jaru e União Bandeirantes. Veja AQUI  o site da empresa.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna: [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas