31 C
Porto Velho
quinta-feira, setembro 11, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Adivinha?

24 senadores da oposição, quase um terço da Casa, votaram nesta terça-feira (24) a favor de uma emenda do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para acabar com as cotas raciais e para pessoas com deficiência em institutos e universidades federais. Dois dos três senadores de Rondônia, votaram contra as cotas. Adivinha quem? Marcos Rogério (PL) e Jaime Bagatolli (PL). Dois evangélicos e defensores da família (branca e sem defeitos físicos). Dois unidos nas pautas contra o povo e desunidos nas questões partidárias. MR deve retomar o comando do PL em breve.

Adivinha? 2

Os demais que votaram contra as cotas foram: Carlos Portinho (PL-RJ), Ciro Nogueira (PP-PI), Cleitinho (Republicanos-MG), Damares Alves (Republicanos-DF), Dr. Hiran (PP-RR), Eduardo Girão (Novo-CE),  Eduardo Gomes (PL-TO)Esperidião Amin (PP-SC), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Izalci Lucas (PSDB-DF), Jorge Seif (PL-SC)Laércio Oliveira (PP-SE), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Magno Malta (PL-ES) e Marcio Bittar (União-AC). Só negacionistas, anti-ciência.

Cotas ampliadas

Ao contrário do que queriam os senadores acima citados, o sistema de cotas foi ampliado. Entre as mudanças previstas estão a inclusão de quilombolas no texto da Lei 12.711/12, que reserva 50% das vagas em universidades e institutos federais para estudantes de escolas públicas. A metodologia também terá atualização anual nos percentuais de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, assim como nos critérios socioeconômicos, como renda familiar e estudo em escola pública.

Cotas ampliadas 2

A matéria aprovada prevê que os critérios raciais sejam aplicados nas vagas que consideram a renda familiar e também nas vagas gerais, assim os candidatos cotistas só entrarão pela reserva de vagas se não forem aprovados nas vagas gerais. Quanto aos critérios socioeconômicos, a classificação para cotistas passa a considerar estudantes em famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa, atualmente R$ 1.320 e não mais 1,5 salário mínimo, como era anteriormente. As vagas de cota serão distribuídas entre os grupos raciais e pessoas com deficiência, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo os quilombolas, que passaram a fazer parte da contagem no último Censo.

Lula níver

Nenhuma descrição de foto disponível.Nesta sexta, 27, o presidente Lula completa 78 anos. Amigos e correligionários vão cantar parabéns na frente do Palácio do Planalto logo cedo, com um café da manhã. Como costuma dizer, Lula está em forma, com cara de 50, força física de 30 e o resto só a Janja é quem sabe.

Privilégio

Só quem não tem entendimento de mundo, com baixo nível cognitivo, não é capaz de enxergar o óbvio: é um luxo ter Lula como presidente da República. Mais do que histórico, é um privilégio. Lula ainda vai receber o Prêmio Nobel da Paz, merecidamente, pela luta em prol da paz mundial. Falta pouco para este reconhecimento. E, daqui a 20 anos, Lula será lembrado como um herói nacional do mesmo nível de Tiradentes, e, internacional, nível Mandela.

Rocha desmoronando

Marcos Rocha, governador reeleito em Rondônia é o candidato que mais foi multado por irregularidades eleitorais. Dados publicados no Diário Oficial e documentos do TRE/RO, atestam que Rocha foi o candidato que mais cometeu infrações eleitorais. Essa conclusão se dá a partir do número de procedimentos que levaram à sua condenação, bem como o valor em reais da multa aplicada. O valor total de condenações de Marcos Rocha já somam R$ 622.000,00. O valor decorre de condenações por descumprimento das normas eleitorais. Algumas condenações ainda podem ser revertidas em grau de recurso, o que não vem ocorrendo até o momento. Juridicamente, Marcos Rocha vem acumulando problemas. Vale relembrar que também tramitam na Corte Eleitoral três processos (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que pedem a cassação da chapa de Rocha e seu vice. Há expectativa que os processos sejam julgados ainda no ano de 2023.

                             

                                          PT Municipal

Nenhuma descrição de foto disponível.O PT de Porto Velho realiza no próximo domingo, 29, eleição para o Diretório Municipal. Dentre os candidatos, Ramon Cujuí atual presidente e Sid Orleans. Os dois tem as qualidades necessárias para dirigir o PT municipal, sendo a disputa muito acirrada. Como sempre, o PT, maior partido do Brasil, usando a democracia internamente na escolha de seus dirigentes. Difícil ver isso em outros partidos.

Ramon e Sid

Ramon Cujuí, advogado, é visto como leal ao partido e com as causas sociais. Quando Lula, Dilma e o partido mais precisaram da militância ele se engajou nas lutas contra o impeachment e contra a prisão de Lula. Já Sid Orleans foi vereador e hoje é o representante (superintendente) do Ministério da Saúde em Rondônia. PT dividido na disputa e unido por Porto Velho, Rondônia e Brasil.

Fator Fátima Cleide

Sid Orleans conta com ex-senadora Fátima Cleide na chapa para disputar as eleições do Diretório Municipal. Cleide, no momento é peça fundamental para o Partido na ligação direta de Rondônia com Lula e seus ministros.

Eleições 2024

A menos de um ano das eleições do próximo ano, a sucessão municipal em Porto Velho começa a ferver. Partidos estão se reestruturando para a disputa. Bem organizado, o PT deverá lançar candidato próprio, ao contrário do que se noticiou até nesta coluna ZF.

Eleições 2024-2

“Do lado de lá”, os nomes são os mesmos. Mariana Carvalho (Republicanos), Fernando Máximo (União Brasil), Léo Moraes (Podemos) e até Marcelo Cruz (Patriotas). De novidade poderemos ter Benedito Alves (PSD), ex-conselheiro do Tribunal de Contas.

Ponte Jerônimo Santana

De autoria do senador Confúcio Moura (MDB), a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, aprovou nesta terça-feira (24), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 2.755 de 2023, que denomina a ponte sobre o rio Madeira localizada na BR-364, na divisa dos Estados do Acre e de Rondônia, de Ponte Governador Jerônimo Santana.

“Melei”

A derrota de Javier Milei no primeiro turno das eleições na Argentina está sendo creditada ao apoio do clã Bolsonaro. Milei era o favorito até para ganhar no primeiro turno. Aí veio o Eduardo Bolsonaro “ajudar” na campanha e deu no que deu. Nesse sentido a coluna está pedindo apoio para que Dudu Bananinha volte para Buenos Aires para continuar”ajudando” Milei.

                                    Israel X Hamas

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e criança

Triste o que está ocorrendo na Faixa de Gaza. A morte de milhares de crianças não comove Israel que continua atacando indiscriminadamente, matando civis inocentes. Não tem sentido essa guerra. Infelizmente, essa guerra, matança de crianças, está ocorrendo justamente onde não deveria acontecer: na Terra Santa.

Roger Waters

A passagem pelo Brasil de Roger Waters, um dos fundadores do extinto grupo de rock progressivo Pink Floyd, enfureceu os sionistas. Ontem, durante show em Brasilia, Roger Waters pediu para quem não gostasse da política dele que se retirasse. Ele é ativista da causa palestina desde 2006, quando decidiu conhecer a Cisjordânia depois de um show em Tel Aviv. Além de Brasília,a turnê de Waters passará pelo Rio, BH, SP, Curitiba e Porto Alegre.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.

Informações para a coluna: [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas