Com a inauguração do posto do Bairro Pedrinhas, quarta-feira (12) pela manhã, na avenida Presidente Dutra, em frente aos Sesc, a Gerência de Recursos Humanos da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (GRH/ Segep) reduziu de 20 minutos para 5 minutos, em média, o tempo de atendimento da atualização cadastral gasto pelos servidores em comparação com o registrado nas agências bancárias.
O posto em funcionamento na sala “3” da antiga sede da Coordenadoria da Receita Estadual (CRE), av. Presidente Dutra nº 4250, bairro Pedrinhas, possui ambiente refrigerado, e ampla sala de espera com poltronas e seis funcionários do Banco do Brasil e quatro servidores da Segep à disposição para atender até 150 pessoas com senhas por dia, no período das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
O 2º lote, com encerramento previsto para o dia 23 de setembro, possui o maior número de servidores, 36 mil no total, dos quais 22 mil pertencem às unidades da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A maioria desses servidores mantém conta corrente nas duas principais agências do Banco do Brasil, na capital, av. Presidente Dutra (2290) e da rua Dom Pedro II (0102). O governo e a Superintendência do Banco do Brasil optaram pela centralização dos serviços no novo posto de atendimento.
Em todo o Estado, 49 agências do Banco do Brasil colocaram empregados à disposição para receber os documentos da atualização cadastral, que já atendeu cerca de 30 mil servidores públicos, 50% do total previsto pelo governo.
A maior preocupação da coordenadoria da campanha é com os servidores retardatários, pois deixam para fazer a atualização cadastral no último dia, superlotando as agências bancárias. De acordo com a professora Maria Rodrigues de Lima, 48 anos, e há 26 anos morando em Rondônia, a atualização cadastral além de ajudar o governo a conhecer mais cada um dos seus servidores, auxiliará na localização de funcionários fantasmas que ganham sem trabalhar.
Já o arquiteto Francisco Meleiro, 41 anos, disse após fazer sua atualização cadastral que não havia entendido ainda o real objetivo da campanha, uma vez que o governo divulgou pouco o alcance do trabalho.
Evelin Lins explicou, no entanto, que o governo demonstra com esse trabalho que a atualização cadastral também é importante para facilitar a localização de servidores em processo de transposição para os quadros da União, prevê a quantidade de funcionários que serão aposentados nos próximos anos, além de conhecer o perfil funcional de cada servidor para programar atividades de capacitação e saber onde moram.
Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Ésio Mendes
Decom – Governo de Rondônia