33 C
Porto Velho
quarta-feira, setembro 10, 2025

Coluna Zona Franca

Eleições 2024

O ex-presidente do PT e deputado federal, Rui Falcão, disse que o partido vai fazer alianças amplas em todo o País. A exemplo de São Paulo, com Marta Suplicy como vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL). Porto Alegre e Goiânia estão sendo cruciais para o PT também. ‘O leque de alianças do PT se abriu significativamente com a frente ampla. Elas estão sendo autorizadas”, disse Falcão. Em Rondônia, o PT seguirá a estratégia, formando alianças com partidos progressistas e de centro.

Vaiado

Acendeu uma luz amarela (atenção) na sucessão municipal de Porto Velho. Ontem, durante a abertura oficial do carnaval de 2024, o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil), foi efusivamente vaiado, constrangendo a todos que estavam no palanque. A irmã dele, Mariana Carvalho (Republicanos) é pré-candidata a prefeita.

Raimundo da CUT

Pode ser uma imagem de 1 pessoaRaimundo Notado da CUT, está em campanha pela direção geral do Sindicatos dos Servidores Municipais de Porto Velho (Sindeprof) que completa 34 anos de existência em 30 de janeiro. Ele está formando chapa de oposição à  atual diretoria do Sindeprof. Na foto, o jovem Raimundo já na luta pelos servidores. Atualmente ele exerce diretoria na CUT Rondônia.

Caso Marielle

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "WILL URGENTE Burguesia Assassino de Marielle Franco e Anderson Gomes fecha acordo de delação com a PF"Segundo O Globo, Ronnie Lessa fez um acordo de delação com a PF. E está falando. Depois da delação de Élcio Queiroz, que dirigiu o carro usado para assassinar a vereadora e o seu motorista, era a peça que faltava para a fechar o quebra-cabeça do caso na visão dos investigadores. Recentemente, Andrei Rodrigues, chefe da PF, deu o prazo de março para a solução do crime — mês em que ele completa seis anos. Ou seja, no limite em mais 70 dias se saberá o mandante. A colaboração de Lessa, contudo, ainda precisa de uma homologação no STJ. Sua delação liquida o caso.

Caso Marielle 2

Na opinião da coluna, o clã Bolsonaro não está envolvido diretamente, mas sabe exatamente o que aconteceu, principalmente o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). Quem matou faz parte do escritório do crime. O miliciano Adriano da Nóbrega, que tinha estreitíssimas relações com o clã, foi assassinado de forma misteriosa num “cerco” policial na Bahia. Foi queima de arquivo. Ele queria se entregar, mas não para a Polícia Civil. E na época, a PF estava sob as orientações de Bolsonaro.

Amazon Fort

Está cada vez mais complicada a situação da Amazon Fort, que atua em Porto Velho na coleta de lixo e tem a concessão para explorar o Complexo Turístico da EFMM. Sobre os serviços prestados na capital de Rondônia, sem problemas, aparentemente. Em PVH, o imbróglio é com a EFMM que a coluna vai tratar nos próximos tópicos. O maior problema da empresa é em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Lá o bicho tá pegando.

EFMM

Quem está por dentro do assunto entrou em contato com a coluna. Dissemos ontem que o contrato de permissão de gestão do Complexo pela prefeitura por 50 anos celebrado com a União, tem um item, no qual a prefeitura não poderia, de jeito nenhum, repassar a EFMM para nenhum outro gestor, ou seja, a prefeitura fez errado, de cara, ao liberar por meio de concessão por 10 anos à Amazon Fort.

EFMM 2

Portanto, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil), terceirizou um bem público que não pertencia ao município. É da União! A EFMM foi tombada em 2005 e não poderia ser alienada para terceiros. Fechado desde 2018, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) segue sem prazo para ser reaberto. A AmazonFort revelou que ainda aguarda o “cumprimento de etapas burocráticas”. Não vai cumprir, a não ser lançando mão de algum “jeitinho”, se é que nos entendem.

EFMM 3

O Complexo da EFMM passou por uma ampla revitalização em 2018, depois de um investimento de cerca de R$ 30 milhões, recursos oriundos de compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio em parceria com a prefeitura.

Silêncio ensurdecedor

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, jogando golfe e broguesO que intriga a coluna é o silêncio sepulcral de alguns vereadores que seriam ligados ao setor cultural e turístico da capital. Em especial o silêncio do vereador Forrest Gump (PTB), o contador de histórias. Não existe uma voz mais alta do que o silêncio. O cara se elege e reelege contando historinhas pra boi dormir.

Túneis do Hamas

O imbróglio envolvendo a Amazon Fort, segundo fontes, seria apenas a ponta de um iceberg. Há inúmeras ligações perigosas. Isso é pior que os túneis do Hamas, ninguém sabe aonde começam e onde vai terminar. É impressionante o envolvimento de governadores, senadores, deputados, prefeitos, vereadores, dentre outras autoridades, em ilícitos. O  curioso é que alguns envolvidos direta ou indiretamente em corrupção, apontam o dedo para a esquerda, principalmente para Lula.

Padre Júlio Lancelotti

Nenhuma descrição de foto disponível.A sórdida e criminosa campanha da direita fascista contra o Padre Júlio Lancelotti diz muito sobre o quanto nos livramos ao eleger Lula em 2022. O padre sempre esteve engajado na luta em favor dos pobres, desde sempre. Na década de 90 fez parte da campanha pela fome do Betinho. Participou ativamente das Diretas Já. Por causa da política, membros do MBL criaram uma falsa acusação contra Lancelotti em 2020. Foi desmentido. Novamente, os mesmos membros do MBL ressuscitam a falsa acusação, para frear a eleição de Guilherme Boulos (PSOL). Isso não pode ficar assim…

Acesse AQUI as colunas anteriores

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas