Marcelo Cruz
Das 26 Assembleias Legislativas Estaduais, e a Câmara Legislativa do Distrito Federal, nove apresentam problemas de transparência na disponibilização de dados dos servidores. Minas Gerais tem a pior avaliação. Na Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Roraima os nomes dos servidores são divulgados, mas os salários não aparecem. Os Legislativos dos Estados publicam códigos, que podem ser conferidos em outro espaço. Já Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão e Pará exigem que o pesquisador digite o nome parcial ou completo do servidor para ter acesso aos dados salariais. A ALE-RO, sob Marcelo Cruz (PRD), insere Rondônia na lista dos poucos estados que passaram pelo crivo da transparência total. Não à toa o presidente da ALE-RO está bem cotado para a prefeitura de Porto Velho.
Nominatas do PSD
Circulou ontem uma conversa de bastidores dando conta de que o ex-senador Expedito Júnior (PSD) teria “fechado” com a candidatura de Mariana Carvalho (Republicanos). Prontamente Expedito disse ao colunista (foto) que não, que no momento está tratando apenas das nominatas de vereador. Expedito está analisando o cenário que ainda não está nada definido.
Expedito Junior flerta com a centro esquerda
A coluna disse ontem que o PSD de Expedito seria o fiel da balança na sucessão municipal da capital. Está sendo muito solicitado para reuniões. E há quem veja o PSD que é da base de Lula, fazendo um leve movimento para a centro esquerda. O nome de Vinicius Miguel (PSB) em relação às eleições municipais deste ano parece ser uma forma bem objetiva e viável para que o velho cacique da política rondoniense volte à ribalta. Peregrinando na periferia do poder há mais de 10 anos, resta a EJ ter participação protagonista no arranjo da Frente de Esquerda em gestação para a disputa da prefeitura de Porto Velho. Expedito enxerga um grande crescimento da centro esquerda em Rondônia, devido ao Lula que está realizando um bom governo. O ex-senador tem livre trânsito em todas as correntes políticas do estado.
O fator Mariana
Eleger Mariana é fortalecer a candidatura de Hildon Chaves(PSDB) ao governo ou o Senado. Acontece que vários grupos têm o mesmo interesse, por isso, apoiar Mariana tem sofrido mais resistência.
Obras paradas
O senador Confúcio Moura (MDB) tem defendido que o governo federal retome todas as obras paralisadas espalhadas pelo Brasil, estimadas em 14 mil. Recentemente, o Ministério da Saúde informou que retomará 95 obras paralisadas em Rondônia. São hospitais, UBS, clinicas, laboratórios. Estamos tratando com o ministro da educação, Camilo Santana, para que faça o mesmo. Tão importantes quanto unidades de saúde, as unidades educacionais ajudam as pessoas a definirem seus futuros. Confúcio Moura explicou que está que está trabalhando em Brasília para garantir que todas as obras públicas de Rondônia, paralisadas, sejam concluídas. “Retomar obras paralisadas é salvar vidas e garantir o futuro das pessoas”, pontuou.
Sessão solene
Sessão Solene marca o inicio dos trabalhos legislativos de 2024 em Porto Velho. Nesta quinta-feira dia 1º de fevereiro, às 15h, terá início os trabalhos da Quinquagésima Quinta Sessão Legislativa da Décima Terceira Legislatura na Câmara Municipal de Porto Velho. O Presidente da Casa, vereador Márcio Pacele Vieira da Silva (PSB ), convocou todos os vereadores à Escola do Legislativo do Estado de Rondônia, situada na Rua Major Amarante, nº 390, Bairro Arigolândia.
Silascou
A Justiça de SC condenou as lojas Havan e seu proprietário Luciano Hang a pagarem mais de R$ 85 milhões por intimidar seus empregados a votarem em Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 2018. À decisão cabe recurso. Ele é acusado de ameaçar fechar lojas e dispensar empregados caso Fernando Haddad (PT) ganhasse a eleição. Além disso, os trabalhadores teriam sido constrangidos a responder enquetes internas promovidas pela Havan em seus terminais de computadores, informando em quem votariam – num momento em que já era conhecida a preferência do dono da empresa (uol). Sem anistia.
Familícia
Os filhos são o espelho dos pais e vice e versa. Todo pai quer a melhor educação para o filho. Nenhum pai quer ver seus filhos nas barras da justiça. Mas, péra, esse pai não é um qualquer. É Jair Bolsonaro, que deu uma conturbada educação para os filhos, não levando em consideração os valores morais e éticos. Dos quatros, o mais fraco, o 04, decola de marcha ré.
Pano pra manga
A defesa de uma mulher que teve atendimento de home care negado pela Prefeitura de Sorocaba pediu à Justiça, na sexta-feira (26/1), a prisão do prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), além do seu secretário de Saúde, Cláudio Pompeo, por desobedecerem ordem judicial. A Justiça havia determinado que a prefeitura providenciasse o tratamento à paciente Neusa Carvalho de Oliveira, de 78 anos. Segundo a defesa, ela sofre de Alzheimer e, desde o começo do mês, espera o tratamento de home care pois vem sofrendo com uma forte infecção urinária. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ainda não se manifestou sobre o pedido. Manga é aquele prefeito que tentou se apropriar dos méritos de Lula ao repatriar milhares de brasileiros de Israel e da Faixa de Gaza.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.