Eleições 2024
A menos de sete meses das eleições, Porto Velho já apresenta alguns nomes que disputarão as 21 vagas de vereador. Devem disputar por partido e federação: PSDB/Cidadania-Nilton Souza, Edwilson Negreiros, Adalto Bandeirantes, Dr Macário Barros, Márcio Pacele, Paulo Tico, Valtinho Canuto, Evaldo Agricultura, Marcelo Reis, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.
Republicanos
Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Dr Júnior Queiroz, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Edmilson Dourado, Isaque Machado, Pastor Bruno Luciano e Dabson Bueno; PSD: Da Silva do SINTRAR, Enfermeiro Roneudo,
Wanoel Martins, Rai Ferreira, Carlinhos Damasceno, Márcia Socorrista e Joel Enfermagem
Podemos
Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Breno Mendes, Jair Júnior
e Thiagão 9; PRD: Alexs Palitot, Joelna Holder, Júnior Cavalcante, Everaldo Fogaça
e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Jurandir Bengala, Gilber Mêrces, Jacaré Vista Alegre
e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil e Márcio Oliveira.
PT/PCdoB/PV
Fátima Cleide, Ayres Mota, Luis Coelho, Alessandra do simprof, Cliveron, Nilton Souza, Toco Sticcero, Claudio Carvalho, Israel Trindade, Wanoel e Fatinha; PSB: Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Cidadania: Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Claudio da Padaria, Dim Dim e Solange Feira; Agir: Pastor Evanildo, Sargento Ramalho e Josinélio Muniz; Solidariedade: Cliver Heron, Hermínio Coelho; PSOL: Raymison Correia, Pimenta de Rondônia, Yulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.
Pré-vereadora x governador
O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), não deveria mas acionou a justiça contra a ativista e assessora do deputado Delegado Camargo (PL), Sofia Andrade, pré-candidata a vereadora pelo PL de Porto Velho. Tudo porque ela disse que o governador aumentou impostos em Rondônia. Rocha deu palco à ativista que também é bolsonarista.
Aos marqueteiros de primeira viagem
As eleições municipais em Porto Velho deste ano ainda carregarão as vantagens e desvantagens da polarização que marcou a pleito nacional de 2022. Quem apostar que os problemas locais vão pautar os debates, se engana. As questões de costumes em uma sociedade predominantemente evangélica vão orientar a decisão do voto da população. E estas questões são tratadas em Brasília.
Aos marqueteiros de primeira viagem 2
Isto é tão verdadeiro que a agenda de Brasília tem mais audiência que a agenda local. O que ocorre no Congresso Nacional e no governo federal, incluindo o STF, atrai a atenção mais do que o que ocorre na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa e no CPA. Este fato, para políticos comprometidos e sérios deve ser motivo de preocupação, pois, afinal, os cidadãos vivem no município.
Aos marqueteiros de primeira viagem 3
Por outro lado, Porto Velho tem problemas tão antigos e graves que não podem ter suas soluções adiadas. E as eleições são os melhores momentos para que o debate ocorra. Neste sentido, chamar a atenção para eles e mantê-los em evidência o tempo necessário para que tenham chances de soluções no curto prazo serão os desafios das campanhas majoritárias. Não ocorrendo o debate nas eleições, mais quatro anos se passarão.
O discurso da moralidade é seletivo
Nesta semana a França aprovou e incluiu emenda à constituição em que torna o aborto um direito constitucional. Agora, a opção pelo aborto, mediante regras rígidas, é um direito, como o direito de ir e vir. No Brasil, as lideranças contrárias a ele não soltarem um pio, uma nota, um lamento, um desconjuro, um repúdio, um data-vênia, um vá de retro satanás. Parece que a prática só tem algum viés pecaminoso quando é tratado, de forma responsável, pelo PT. E não vale dizer que isso diz respeito à outra nação. A crítica de Lula ao genocídio em Gaza também trata de outros dois países.
As mulheres e as mulheres
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data com forte simbolismo político para quem luta por igualdade entre homens e mulheres. Nas redes sociais e nas tribunas, posicionamentos fortes, discursos inflamados, convocações à luta. No campo da esquerda e do centro isso foi o normal. Pelo lado da direita e da extrema direita nenhuma voz, nenhum recado, nenhuma demanda. Neste campo, o silêncio em relação à data foi uníssono. Ou as mulheres do campo conservador vivem no “paraíso” ou as mulheres progressistas já vivem no “inferno”.
Faculdade da prefeitura
O vereador Edwilson Negreiros, do PSDB, atribuiu ao prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), a criação do Programa Faculdade da Prefeitura. Negreiros homengeou o prefeito durante a entrega de mais de 500 bolsas de estudos para os beneficiados, entregando um Certificado de Moção de Aplausos a Hildon Chaves, “o idealizador do programa”, segundo release.
Faculdade da prefeitura 2
Na verdade, o criador do programa foi o ex-prefeito Roberto Sobrinho (sem partido), em 2010. O projeto de criação da faculdade se deu através do programa de inclusão social Universidade para Todos, do Ministério da Educação, criado por Lula em 2004. Na foto, Sobrinho entrega o projeto da faculdade ao então presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Herminio Coelho. Portanto, vereador Edwilson Negreiros, as homenagens foram para o endereço errado. Risos.
VAM refeições
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu um contrato de R$ 23 milhões para fornecimento de alimentação em presídios de Mato Grosso. O pregão eletrônico havia sido vencido pela empresa VAM Refeições e Eventos Ltda. O certame previa que a empresa deveria fornecer café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia todos os dias da semana – incluindo sábado, domingos e feriados.
VAM refeições 2
A decisão, proferida pelo conselheiro Guilherme Maluf, afirma que o certame seguiu a lei, que estabelece vencedora a empresa especializada que oferece o menor valor em licitações públicas. Porém, foi muito abaixo das demais concorrentes. A vencedora deu lance de 57% do valor estimado para contratação – muito distante dos 88% das demais. A mesma empresa venceu as licitações para fornecer comida aos presos de Rondônia no ano passado. A VAM Refeições tem sede em Cornélio Procópio, PR.
VAM refeições 3
Bruno Valverde que atua como advogado do prefeito Hildon Chaves, sofreu um atentado em fevereiro desse ano. O que tem a ver Valverde com a VAM refeições? Seria dele a negativa do alvará para a empresa atuar em Porto Velho.
A frase
Vamos criticar o governo Lula, mas não no melhor momento do PIB, do emprego e do desenvolvimento do país. Saquem as estatísticas e me enfrentem. Fora isso é antipetismo de terceira categoria (Xico Sá).
A frase 2
O governo sente falta da fala de Flávio Dino. O governo não pode depender só da fala popular de Lula, que tem falado mais pro sul global do que para o Brasil, mesmo reconhecendo que seja importante o Lula-mundi. O governo carece de gente que fale, tá na hora de Marina da Silva, Silvio de Almeida gigante! A equipe é linda (Xico Sá).
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.


