23 C
Porto Velho
quarta-feira, setembro 3, 2025

Como o mau cheiro pode afetar nossa saúde

O olfato é um dos 5 sentidos básicos, responsável tanto por nos alertar sobre perigos em nosso entorno como, também, desempenhar um papel crucial no preparo de alimentos (como identificação de alimentos estragados, ou quando estão prontos para consumo) e na apreciação do ambiente.

Embora nosso olfato tenha uma capacidade muito inferior ao de outros animais, podemos perceber, em média, um trilhão de cheiros diferentes, segundo uma pesquisa feita pela Universidade Rockefeller.

Essa capacidade incrível de identificar diferentes cheiros pode, também, afetar a nossa saúde quando entramos em contato com determinadas substâncias.

Náuseas e dores de cabeça

Uma das principais reações fisiológicas a um mau cheiro é apresentada na forma de náusea, especialmente quando encontramos cheiros fortes relacionados a matéria em decomposição.

O nosso cérebro capta o sinal desses cheiros e transforma em uma resposta que sentimos em nosso sistema digestório na forma de ânsia de vômito, náusea e sensação de “estômago embrulhado”. Essa resposta é uma maneira de o nosso cérebro nos alertar de forma involuntária de que aquele ambiente pode ser perigoso.

A outra forma de reação comum é a sensação de dor de cabeça relacionada a cheiros fortes, muito comum quando estamos em contato com produtos químicos voláteis e que evaporam com facilidade.

Alergias

Muitas substâncias podem desencadear reações alérgicas, tanto respiratórias quanto cutâneas. Em casos graves, as reações respiratórias podem causar o bloqueio das vias respiratórias e, se não forem atendidas com rapidez, podem resultar em morte.

É muito importante fazer um teste de alérgenos (feito por um médico especializado em alergias)  para descobrir se possui algum tipo de alergia severa a determinados tipos de substâncias e quais medicamentos podem ser ministrados para evitar quadros graves de reações.

Estresse

O mau cheiro pode causar estresse e ansiedade em uma pessoa quando faz parte de uma percepção contínua, como um ambiente de trabalho com cheiro desagradável ou morar perto de fábricas e rios com mau cheiro.

Isso se deve ao fato de o cérebro ter de trabalhar constantemente com sinais de processamento do mau odor, o que consome uma quantidade significativa de energia, causando desgaste e como consequência, estresse e ansiedade.

Como evitar o mau odor

Existem diferentes formas de lidar com o mau odor para evitar que ele prejudique a sua saúde. Tudo vai depender da forma como esse odor é propagado, e a primeira dica é manter o ambiente limpo, utilizar produtos desinfetantes e recolher o lixo para evitar propagação do cheiro.

Para odores provenientes de ambiente externo, outras medidas devem ser tomadas, como a instalação de exaustores ou o uso de purificador de ar que elimina odores. Esses aparelhos são desenvolvidos com uma série de filtros físicos e químicos para capturar as partículas causadoras de odores potencialmente nocivos ou desagradáveis.

Muitos desses purificadores também possuem a função de umidificador para serem usados durante as estações mais secas e manterem a umidade relativa do ar mais elevada, proporcionando maior conforto para quem está no ambiente.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas