O Brasil em chamas
O empresário da fé Silas Malafaia (leia-se capacho de Bolsonaro), que é um expoente da extrema-direita no Brasil e tem convocado atos contra as instituições no dia 7 de setembro, tem sido associado por internautas aos incêndios criminosos. Isso porque em vídeos e memes ele difundiu a mensagem “vai pegar fogo” na convocação para os protestos contra o ministro Alexandre de Moraes – o que pode ser interpretado como “apito de cachorro”.
O termo “apito de cachorro” (em inglês, “dog whistle”) é uma metáfora usada para descrever uma mensagem política ou comunicação que é codificada de forma a ser entendida por um grupo específico, mas não por outros. Essa expressão vem do apito de cachorro real, que emite um som em uma frequência que apenas os cães podem ouvir. Na política, um “apito de cachorro” é uma mensagem que contém uma conotação ou significado especial para uma audiência particular sem ser percebida de maneira óbvia pelo público em geral. É frequentemente usada para transmitir ideias ou posições controversas ou divisivas sem que isso seja claramente detectado por todos. Por exemplo, um político pode usar uma linguagem aparentemente neutra ou inofensiva que, para uma audiência específica, tem um significado mais profundo ou alinhado com crenças extremas ou preconceituosas. Isso permite que o político mantenha uma postura pública aceitável enquanto comunica suas intenções reais para uma base mais restrita.
Candidatos a vereador de Porto Velho
Lista completa de todos os candidatos a vereador de Porto Velho, aprovados em convenções e registrados no TRE-RO.
Clique aqui
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Acesse também: Patrulha Verde




PF vai identificar a origem dos incêndios criminosos
O clã Carvalho participou ontem da inauguração da Catedral da Igreja Universal em Porto Velho. A cerimónia contou com as presenças do empresrio Aparício Carvalho (Republicanos), do deputado federal Mauricio Carvalho (União Brasil), da ex-deputada e candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho (União Brasil), lém de Maria Silvia, matriarca do clã.O Republicanos do qual Aparício Carvalho é presidente estadual, é um partido político ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Seu presidente é Marcos Pereira, que é bispo da igreja. Com 566.965 filiados em julho de 2024, é o 11.º maior do país. No Congresso Nacional, possui 41 deputados federais, e quatro senadores da República. Os candidatos a prefeito de Porto Velho, Euma Tourinho (MDB) e Benedito Alves (SD) também prestigiaram inauguração da Catedral da Igreja Universal do Reino de Deus.