25 C
Porto Velho
quinta-feira, agosto 28, 2025

Coluna Zona Franca

 

                                                Punir bandidos

O presidente Lula destacou a necessidade de punir as pessoas responsáveis pelas queimadas no Brasil. “Precisamos punir quem faz queimadas na época errada”, afirmou Lula durante um evento no Amazonas, onde assinou o decreto para a criação do Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, com apoio do Centro Integrado Multiagência de Coordenação Operacional Federal. O governo federal está direcionando recursos e implementou uma força-tarefa em regiões como a Amazônia Legal, que abrange 5 milhões de km², correspondendo a cerca de 60% do território brasileiro, e o Pantanal, com mais de 200 km² de vegetação, sendo 65% de sua área no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.

Pandemia climática

Nenhuma descrição de foto disponível.A coluna ia tratar desse tema hoje com a gravidade que a situação requer, mas, o ministro Flávio Dino disse tudo e mais um pouco. Ele afirmou que o Brasil vive uma “pandemia de incêndios” que exige uma mobilização pública similar àquela feita em resposta às enchentes de maio passado no Rio Grande do Sul. “Não podemos normalizar o absurdo. Temos que manter o estranhamento com o fato de que 60% do território nacional está sentindo os efeitos dos incêndios florestais e das queimadas. Isso é um absurdo”, disse Dino. (Fotos ilustrativas do Instagram de Jair Montes; Porto Velho ontem e hoje).

Pandemia climática 2

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Na natureza não existem recompensas nem castigos. Existem conseqüências. (Robert G. Ingersoll)"Dino determinou a convocação imediata de bombeiros militares dos estados para compor o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública que atua no enfrentamento ao fogo na Amazônia e no Pantanal. A medida foi anunciada após uma audiência pública com representantes do governo federal para discutir a crise dos incêndios que assola boa parte do país. Além de ampliar o efetivo de bombeiros no combate ao fogo, Dino também determinou que o Ministério Público Federal e as polícias estaduais investiguem a origem dos focos de incêndio em 20 municípios do Norte e do Centro-Oeste que concentram 85% dos focos de incêndio de todo o país.

BR-319, sim ou não?

E agora? O presidente Lula disse que priorizará a entrega “definitiva” da BR-319, rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), cuja construção começou em 1968 e nunca foi concluída. As obras estão suspensas devido a preocupações sobre o aumento do desmatamento. É óbvio que essa rodovia provoca desmatamento, invasões de terras e incêndios florestais. É disso que se trata. É uma faca de dois gumes. O asfaltamento do trecho de 400 km é necessário, mas vai aumentar os crimes ambientais na região. É necessário que o governo determine que nenhuma árvore será cortada e nenhuma invasão será permitida, sob pena de prisão e multas pesadas.

Pane em ciclo hídrico global

Pode ser uma imagem de textoPesquisa internacional aponta pane em ciclo hídrico global. Desde o início do século 20, o padrão de chuva no mundo está cada vez mais imprevisível, com aumento de secas ou tempestades extremas. Aumento na variabilidade da precipitação coloca em risco os ecossistemas e a existência humana. A variabilidade da precipitação se refere à irregularidade temporal e na quantidade de chuva. Isso resulta em períodos de seca mais prolongados e intensos e tempestades torrenciais mais frequentes. Desmatar para produzir modifica o solo e o balanço da umidade. Se troca floresta por pastagem, diminui a evaporação do solo, que é muito importante para provocar chuva, especialmente em países muito grandes, como o Brasil. Se é uma área costeira, o oceano tem grande influência, mas, por exemplo, a região Centro-Oeste está muito longe da água, então essas áreas dependem bastante da umidade evaporada pelas florestas. Fonte: Correio Braziliense

Hidrovia do rio  Madeira

A audiência pública na Comissão de Infraestrutura foi presidida por Confúcio Moura
Roque de Sá/Agência Senado

Parlamentares, representantes do governo e empresários defenderam nesta terça-feira (10) a concessão de uma hidrovia para escoar a produção de grãos no rio Madeira, entre os estados de Rondônia e Amazonas. O tema foi debatido durante audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI), a pedido do presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO). A concessão de uma hidrovia no rio Madeira está sob análise da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O trecho de 1.075 quilômetros entre Porto Velho (RO) e a foz do rio Amazonas atingiria 11 municípios. A expectativa é de que, uma vez concedida, a hidrovia se torne a principal rota de escoamento de grãos produzidos em Rondônia e Mato Grosso.

Eleições 2024

Qual o candidato a prefeito de Porto Velho está mais preocupado com as mudanças climáticas e enfatizando a importância da conscientização nas escolas municipais sobre preservação ambiental?  A coluna não enxergou nenhum. Talvez seja a miopia do colunista. Risos. A disciplina Meio Ambiente tem que estar na grade curricular de todas as escolas municipais de Porto Velho. O tema deve ser prioridade para o próximo prefeito e dos 23 veredores que serão eleitos em 6 de outubro.

Pedro Regis Kaminari

O candidato a vereador pelo PT da capital, Pedro Regis Kaminari, filho da ex-senadora Fátima Cleide (PT), expressou preocupação com a fumaça. “Nossa capital, Porto Velho, poderia ser diferente, mas nossos representantes estão mais focados em suas campanhas. Na TV , parece que tudo está funcionando perfeitamente, mas a realidade é outra. Até agora, o máximo que fizeram foi evitar atividades ao ar livre para as crianças … Nem sequer se preocuparam em fornecer máscaras para elas. Se tivéssemos representantes realmente comprometidos com o povo, a SEMED e a SEMUSA estariam trabalhando juntas para proteger nossas crianças, oferecendo cuidados médicos e prevenindo a exposição à poluição. Mas você viu algo assim acontecer? Os pais que não podem deixar seus filhos em casa precisam de segurança. Em vez disso, vemos crianças indo para a escola e, à noite, lotando as UBS com sintomas causados pela poluição do ar. Enquanto isso, nossos políticos seguem em campanha, enquanto a fumaça , as queimadas e a seca só pioram. Parece que estão esperando uma tragédia para agir! Meu filho estuda em escola municipal e estou acompanhando de perto essa falta de atitude dos nossos representantes”.

Bolsonarista convicta

A candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil) não compareceu à sabatina da SIC TV – Record, ontem, para ser recebida e gravar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Segundo a assessoria dela, o encontro serviu para tratar da vinda de Bolsonaro à Porto Velho no próximo dia 26 de setembro para fechar a campanha da candidata. É claro que por isso, ela recebeu uma saraivada de críticas por ter faltado à sabatina. Mas, ela assumiu o risco por entender que o apoio do ex-presidente é de suma importância para a campanha dela. De volta  à capital, ela cumpre agenda a partir ds 14 horas.

Sabatinas

As sabatinas da SIC TV, que começaram no último dia 9 de setembro, se estendem até o dia 17 do mesmo mês, sempre às 17h45, com perguntas dos integrantes do Programa Papo de Redação, os famosos Dinossauros. Hoje será a vez de Samuel Costa (REDE); dia 12 de setembro (quinta-feira) – Ricardo Frota (NOVO); dia 13 de setembro (sexta-feira) – Benedito Alves (SDD); dia 16 de setembro (segunda-feira) – Leo Moraes (PODE) e dia 17 de setembro (terça-feira) – Célio Lopes (PDT).

Sabatinas 2

A TV Rondônia inicia seu ciclo de entrevistas (sabatinas) a partir do dia 23 de setembro. Participarão apenas os cinco primeiros colocados na última pesquisa Quaest, Mariana Carvalho, Leo Moraes, Célio Lopes, Euma Tourinho e Samuel Costa. E no dia 3 de outubro acontece o debate decisivo entre os cinco candidatos.

Pesquisas

Duas pesquisas estão sendo realizadas em Porto Velho e prometem movimentar a próxima semana. Veritas (dia 15) e 100% Cidades (dia 16). Os dois institutos têm apontado Mariana Carvalho e Leo Moraes nas primeiras colocações. Mas, há uma expectativa em torno dos avanços de Euma Tourinho e Célio Lopes.  

Ritmo acelerado

Faltando 25 dias (três semanas e meia) para as eleições de 6 de outubro, o ritmo dos candidatos  a prefeito de Porto Velho aumenta na frequência das batidas cardíacas. Muito nervosismo nos bastidores das principais campanhas. Os escritórios advocatícios dos candidatos est trabalhando a todo vapor.

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Acesse também: Patrulha Verde 

A Democracia

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas