Farçal sob avalanche
Pesquisa Datafolha divulgada ontem, quinta-feira (12), sobre a eleição para prefeito de São Paulo, mostra o prefeito Ricardo Nunes (MDB) numericamente à frente dos seus adversários e empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL). Pablo Farçal (PRTB) recuou e saiu do empate triplo. O prefeito Ricardo Nunes aparece com 27%, o deputado federal Guilherme Boulos tem 25% das intenções de voto, e o picareta do Pablo Farçal tem 19%. Segundo a Folha de S.Paulo, o resultado deixou Nunes e Boulos isolados em relação a Farçal. A coluna previu que o farsante ia se desidratar, pois os votos dele são, na verdade, de Bolsonaro que resolveu apoiar definitivamente o Nunes.
Paraná Pesquisas
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (13) sua pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de São Paulo. Em primeiro lugar, Ricardo Nunes (MDB) lidera com 25,1% das intenções. Em segundo vêm Guilherme Boulos (PSOL), com 24,7%. Em terceiro, Pablo Farçal (PRTB) figura com 21%. Dentro da margem de erro estipulada, os candidatos podem ser agrupados dentro de um empate técnico.
Silas Malafaia, o Profeta do Fogo
Depois da tempestade no sul do país, não veio a bonança. O dito popular não se concretizou e o que vemos hoje é uma seca pior do que a do deserto do Saara. As queimadas estão por todos os lados, são mais de 8 mil focos de incêndio em boa parte do território nacional. Verdadeiros paraísos ecológicos estão sendo consumidos pelas chamas.
Silas Malafaia, o Profeta do Fogo 2
Incêndios, criminosos ou não, avançam sobre o cerrado, o segundo maior bioma do país. Imagens chocantes captadas por satélites revelam o fogo se alastrando por cerca de 500 km de extensão na floresta amazônica. As mudanças climáticas no Brasil estão eliminando biomas e transformando extensas áreas verdes em verdadeiros desertos. Nas últimas quatro décadas, o cerrado perdeu 27% da sua vegetação nativa.
Silas Malafaia, o Profeta do Fogo 3
Na campanha de mobilização de bolsonarista no 7 de Setembro passado, o empresário da fé, Silas Malafaia, “conselheiro espiritual” de Jair Bolsonaro, disse em alto e bom som: “No dia 7 o Brasil vai pegar fogo! Dias depois, sua profecia se realizou. O fogo estava queimando em vários estados do país, inclusive no estado de São Paulo, onde não é comum incêndio de grandes proporções em áreas de plantio.
Silas Malafaia, o Profeta do Fogo 4
Quem se esqueceu do ‘Dia do Fogo’, ocorrido em agosto de 2019, quando fazendeiros, empresários e produtores rurais decidiram organizar uma manifestação criminosa em apoio às políticas de desmonte ambiental do governo Bolsonaro? Investigações da Polícia Federal confirmaram, na época, que esses “empresários” rurais combinaram e realizaram as queimadas em áreas de conservação da floresta amazônica no Pará. Ao todo, foram 1.457 focos de incêndio. Três grupos de extrema-direita foram identificados pela PF.
Silas Malafaia, o Profeta do Fogo 5
O descaso das autoridades, a ganância do agronegócio e a imbecilidade humana de negacionistas ligados ao fanatismo ideológico de extrema-direita, estão colocando em risco a vida em nosso planeta. Estamos ultrapassando a passos largos a linha do não retorno.
Euma sob ataque
A 22 dias das eleições, o clima esfumaçado de Porto Velho começa a esquentar mais ainda nos bastidores das principais campanhas. A coluna havia previsto o crescimento de Euma Tourinho (MDB) porque ela tem imprimido um campanha profissional mais aguerrida. É o papel dela ser competitiva. A candidata de centro esquerda está galgando pontos preciosos nos segmentos mais influentes. A exemplo das camadas menos assistidas, em especial entre as mulheres. Os próximos 10 dias darão um panorama com maior visibilidade neste quadro, certamente.
Euma sob ataque 2
Porém, segundo notícias por aí, a candidatura de Euma Tourinho teria gerado uma onda de insatisfação dentro do partido. Euma Tourinho teria pegado dinheiro do fundão eleitoral e sonegados aos candidatos a vereador do partido que apresentaram cartas de renúncias implodindo a nominata em Porto Velho.
Euma sob ataque 3
Muitos dos candidatos a vereador esperavam uma distribuição mais justa dos recursos do fundo eleitoral, mas, em vez disso, se depararam com uma gestão centralizadora, voltada exclusivamente para a campanha majoritária de Tourinho. Essa situação pode comprometer a campanha de Euma Tourinho, como também a estrutura do partido nas eleições municipais, refletindo uma quebra de confiança entre a liderança e a base.
Euma sob ataque 4
Carlos Veloso, candidato a vereador anunciou sua renúncia à candidatura. O descontentamento de Veloso se deveu-se à condução da campanha pela candidata. “É inaceitável a ausência de suporte aos candidatos a vereador do partido”, afirmou Veloso em uma carta de renúncia.
O Cristal da Calama pede socorro
O conjunto habitacional Cristal da Calama, localizado na zona nordeste de Porto Velho, com 3.000 unidades residenciais e cerca de 12 mil habitantes, entregue há 6 anos pelo governo do estado o âmbito do Minha Casa, Minha Vida nunca foi um exemplo de habitabilidade em infraestrutura urbana. Com mais habitantes do que muitos municípios do estado de Rondônia, o local não possui nenhum equipamento público que atenda as necessidades dos seus habitantes. Nem escola, nem UBS, nem creches ou aparelho de segurança.
O Cristal da Calama pede socorro 2
No entanto, nesta última semana a situação foi ao caos. Sem água da CAERD desde a sexta feira, dia 6, na segunda feira, dia 9, as torneiras dos moradores começaram a jorrar uma espécie de água barrenta imprópria para o consumo humano.
O Cristal da Calama pede socorro 3
Isso pode significar diversas razões, alguns republicanos, outras nem tanto. Os republicanos podem estar vinculados às estratégias eleitorais dos candidatos à reeleição, que se sentem desconfortáveis em atuar com questão tão delicada em um território tão recheado de votos. A outra razão nem tanto republicana é o compromisso político que todos os vereadores e vereadoras têm com os responsáveis pelo problema – ou pela sua solução.
O Cristal da Calama pede socorro 4
Fora a candidata a vereadora Fran Kaxarari (MDB), nenhum político se manifestou sobre a crise hídrica vivida pela população de 8 mil eleitores do Cristal do Calama. Seja qual for a razão deste silêncio político sobre o drama dos moradores da comunidade, fica claro que ou os votos de quem lá mora não tem valor para os candidatos ou alguns destes(as), useiros(as) e vezeiros(as) no método de derramar dinheiro nos últimos dias, ainda creem que isto basta para ter os votos que necessitam para suas eleições. Ai é apostar alto.
O Cristal da Calama pede socorro 5
Para amenizar o problema, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, nesta semana, a Indicação 7854/2024 ao Governo de Rondônia para que disponibilize água por meio de caminhão-pipa aos lares do Residencial Cristal da Calama. A parlamentar propôs que a oferta seja direcionada a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, de forma contínua, até a plena regularização dos problemas de abastecimento de água na região.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]
Acesse também: Patrulha Verde