25 C
Porto Velho
quinta-feira, agosto 28, 2025

Coluna Zona Franca

 

                               Amazônia em chamas

Mais de 40 terras indígenas foram afetadas pelas chamas, de acordo com a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt). O estado possui 46 povos indígenas e 86 terras indígenas, organizados em sete regionais, distribuídos pelos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Mato Grosso lidera o ranking de áreas queimadas no Brasil em 2024, concentrando 21% do total, com 2,3 milhões de hectares consumidos pelo fogo entre janeiro e agosto deste ano.

Amazônia em chamas 2

O governo federal está atuando em 2024 com 1.468 brigadistas do Ibama e do ICMBio na Amazônia Legal, incluindo cerca de 200 no estado do Amazonas. Até 9 de setembro, cerca de 65% dos 226 incêndios registrados na Amazônia foram extintos ou controlados, segundo boletim semanal divulgado pelo MMA (com informações da Secom e da Casa Civil).

                          Debate na TV Cultura: onde assistir

A transmissão será feita pela TV Cultura, app Cultura Play, site da emissora e seus canais no Youtube, Facebook e Tik Tok, além da Rádio Cultura FM (103,3)Seis candidatos a prefeito de São Paulo voltam a se reencontrar neste domingo, 15, para o quinto debate da eleição de 2024. O evento será realizado pela TV Cultura, às 22h, com transmissão direta do Teatro B32, no Itaim Bibi, zona oeste da capital paulista. De acordo com a organização, estão confirmadas as participações de Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (NOVO), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). Desesperado, Farçal promete a baixaria das baixarias. Ah, coitado. Onde assistir: A transmissão será feita pela TV Cultura, app Cultura Play, site da emissora e seus canais no Youtube, Facebook e Tik Tok, além da Rádio Cultura FM (103,3).

O desidratado

As pesquisas do Datafolha, Paraná Pesquisas e do Futura Inteligência divulgadas nesta semana sugerem uma desidratação (secando mesmo) das intenções de voto no farsante Pablo Marçal (PRTB), que já vinha desacelerando, enquanto apontam uma recuperação do prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), e estabilidade (não perdeu votos) no percentual dos eleitores do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

O desidratado 2

As pesquisas mostram uma diminuição na afinidade dos eleitores com Pablo Farçal, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) mantém o alto nível de comprometimento entre seus apoiadores. Farçal viu a porcentagem de eleitores comprometidos cair de 29% para 22%, enquanto a rejeição subiu de 54% para 61%.

                                         Mariana 44 X Léo 20

Mariana Carvalho lidera corrida para Prefeitura de Porto Velho, seguida por Léo Moraes, aponta Instituto Phoenix - portalofato.com.brDuas pesquisas serão divulgadas neste final de semana, entre hoje e amanhã, referente as eleições em Porto Velho. Tratam-se das sondagens do Instituto Futura (100% Cidades) e Veritas. Não deverá haver mudanças significativas, tendo a dupla Mariana Carvalho (UB) e Léo Moraes (Podemos) entre os primeiros colocados, nomes quase certos para o segundo turno.

Mariana 44 X Léo 20-2

Mariana com maior tempo e um leque de partidos como suporte, além dos apoios do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e do governador Marcos Rocha (UB), leva vantagem.  A candidata tem ocupado o tempo na TV com bastante eficiência.

Podemos

Já o candidato Léo Moraes, sozinho no pleito, tem surpreendido na segunda posição. Não por acaso. Ele é muito conhecido em Porto Velho, tendo sido vereador e deputado federal. Na campanha imprime um ritmo forte.

Euma X Célio Lopes

Nas posições subsequentes (terceiro e quarto) nas pesquisas, os candidatos Euma Tourinho (MDB) e Célio Lopes (PDT-PT-PV-PCdoB-PSB) correm contra o tempo para chegarem ao segundo turno. Euma incorporou o espírito de Pablo Marçal (em queda), mas vem sofrendo ataques internos. Já o pedetista Célio Lopes faz um campanha sem ataques, centrando a pauta nos problemas de Porto Velho. Nesse ritmo, tende a ultrapassar Euma Tourinho.

Debates

Três debates estão previstos entre os candidatos da capital. SIC TV (Record), TV Norte (SBT), TVRO (Rede Amazônica) realizam debates nos dias 28 de setembro, 30 de setembro e 3 de outubro, respectivamente. Lembrando que a TVRO realiza sabatinas a partir de 23 de setembro com os cinco candidatos melhores colocados na última pesquisa uaest.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Acesse também: Patrulha Verde 

A Democracia

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas