29 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 27, 2025

Coluna Zona Franca

Collor, Bolsonaro e Farçal

Histo é História: FERNANDO COLLOR DE MELLO (1990-1992)Está se repetindo a história. Agora com mais frequência e mais letal, devido ao advento da internet e suas redes sociais. Em São Paulo está acontecendo agora a repetição estadual do que ocorreu em 1989 com o surgimento de um candidato salvador da pátria, Fernando Collor de Mello. Deu no que deu. Em 2018, com Bolsonaro. Deu no que deu. E agora, com Pablo Farçal, ainda dá tempo para evitar o desastre.

                       

 Farçal é bandido

Pode ser uma imagem de hospital e textoCandidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Farçal (PRTB) postou em seu perfil no Instagram, na noite desta sexta-feira, um suposto receituário médico do seu adversário no pleito Guilherme Boulos (PSOL). O documento indicaria que o deputado federal teria testado positivo para cocaína em um episódio de emergência psiquiátrica. Momentos depois, o psolista foi às redes sociais e disse se tratar de um documento falso.

A informação, obtida pelo jornal O Globo, evidencia um crime eleitoral que não deixa alternativas senão a prisão imediata do ex-coach e a impugnação de sua candidatura, como defende o próprio Boulos.

Farçal é bandido 2

“Aquela assinatura não é dele. Trabalhei 31 anos com o doutor José Roberto e ele sempre dizia: ‘Faço a assinatura desse jeito porque nunca ninguém vai conseguir falsificar’. Quando vi aquele documento, não tive dúvidas: é uma falsificação”, afirmou Iolanda Rodrigues, que atuou como secretária do médico. José Roberto, que faleceu em 2022, jamais trabalhou na clínica Mais Consultas, de onde teria partido o laudo falso.

Farçal é bandido 3

O delinquente político Pablo Farçal mostrou que sua campanha baseada no slogan “faz o M” nada mais é do que um espetáculo de falsidades. A última “jogada” de Farçal, ao divulgar um documento falso que alegava o uso de cocaína pelo seu adversário Guilherme Boulos, é a prova definitiva de que o “M” que ele tanto promove só pode ser de “Marginal”.

Farçal é bandido 4

“Esse bandido tem que ser preso! O psicopata do Pablo Farçal forjando documento contra Boulos para dizer que ele é dependente de drogas. Inadmissível! Não é porque Boulos é o nosso inimigo político que vamos aceitar uma farsa dessa”. Sabe uem disse isso? Erraram. Foi Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Se o pastor Silas Malafaia fez uma publicação repudiando a fake news e chamando Pablo Farçal de bandido, quem somos nós para duvidar.

Contagem regressiva

Pin pageFalta um dia apenas. É amanhã. Sete candidatos a prefeito de Porto Velho serão submetidos ao sufrágio dos eleitores. A líder absoluta nas pesquisas desde o início do processo eleitoral,  ex-deputada federal Mariana Carvalho (UB), reúne no seu entorno cerca de 12 partidos, além do apoio dos dois poderes constituídos, executivo e legislativo estadual. Além, claro, do atual prefeito de Porto Velho. É um nome bastante conhecido do eleitorado. Na vice-liderança se mantém até o presente momento o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos). A pesquisa Quaest que será divulgada hoje a noite norteará o eleitor no dia de amanhã.

Candidatos a prefeito de Porto Velho

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto que diz "Prefeito Célio Lopes PDT 12 Vice Pastora Cila PV Dr Benedito Alves SOLIDARIEDADE 77 Vice Medica Ana Claudia PB Juíza Euma Tourinho MDB 15 Mariana Carvalho UNIÃO 44 Léo Vice Tiago Pessoa MDB PODE 20 Vice Pastor Valcenir PL Ricardo Frota NOVO 30 Vice Magna dos Anjos Queiroz PODE Vica Dr Valdemar NOVO Samuel Costa REDE 18 Vice Lili Rodrigues PSOL"

Prefeitos e vereadores

Clique abaixo e selecione o município e o cargo eletivo respectivos para prefeito e vereadores de todo o estado de Rondônia:

Lista de candidatos a prefeitos e a vereadores de Rondônia

Vai, Tourinho

Euma Tourinho foi condenada três vezes por difamar Mariana Carvalho (UB) nas redes sociais. Vedado pela Justiça, o impulsionamento de conteúdo negativo contra candidatos concorrentes durante a campanha eleitoral é uma tática rasteira, onde o dinheiro do Fundo Eleitoral é gasto para difamar ou denegrir campanhas, ao invés de divulgar propostas e planos de governo. Na corrida à prefeitura de Porto Velho, a candidata Euma Tourinho (MDB) vem cometendo essa prática detestável com habitualidade, motivo pelo qual vem seguidamente recebendo multas em condenações proferidas pela Justiça Eleitoral.

Vai, Tourinho 2

Nesta sexta-feira foram três multas seguidas em sentenças contra Tourinho por conta de impulsionamentos de conteúdo negativo contra à campanha da candidata Mariana Carvalho. O impulsionamento de conteúdos gera desinformação e deixa escancarado o “jogo sujo” na busca de desqualificar outras candidaturas. Às vésperas das eleições, a Justiça Eleitoral acompanhará de perto as publicações nas redes sociais de candidatos que costumeiramente transgridem a Justiça Eleitoral, a exemplo de Euma Tourinho.

Léo Moraes

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, barba e sala de redação A Justiça Eleitoral da 2ª Zona Eleitoral de Porto Velho, por meio da juíza Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, decidiu pela remoção imediata de uma publicação no Facebook que acusava o candidato a prefeito Léo Moraes (Podemos), de ter “se vendido” para sua adversária política Mariana Carvalho (UB). A decisão foi emitida em 04 de outubro de 2024 e faz parte do processo de direito de resposta (nº 0600473-70.2024.6.22.0002).

Léo Moraes 2

Leo Moraes moveu a ação alegando ser vítima de desinformação. Segundo os advogados do candidato, Cristiane Silva Pavin e Nelson Canedo Motta, o responsável pela publicação veiculou, em 3 de outubro de 2024, uma imagem na rede social Facebook sugerindo que o requerente teria “entregue sua candidatura” a Mariana Carvalho, o que, de acordo com a defesa de Moraes, é uma notícia falsa.

Nova Mamoré

Pode ser uma imagem de 1 pessoaApós ser preso em flagrante com R$ 30 mil em espécie não declarados à Justiça Eleitoral, e posteriormente ser solto, o prefeito de Nova Mamoré (RO), Marcélio Brasileiro (PL), foi recebido nos braços pelos seus eleitores. A prisão foi feita em conjunto pela PF e a Polícia Militar (PM) durante uma abordagem de rotina em Nova Mamoré. Como o dinheiro não havia sido declarado na Justiça Eleitoral, o caso foi configurado como Caixa 2: quando os recursos financeiros não são declarados aos órgãos de fiscalização. Por se tratar de uma candidato e configurar em crime eleitoral o suspeito foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).  Marcélio enche a boca pra chamar Lula de ladrão.

 

                                              URGENTE

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Segundo informações obtidas com exclusividade pela coluna, a candidata a vice-prefeita de Porto Velho, Lili Rodrigues (PSOL), teria sido estuprada nesta sexta-feira 4, após sair de uma reunião com um dos candidatos a vereador da Federação PSOL-REDE. O assunto é grave. Ouça o áudio da informação:

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas