Aeronave elétrica
A Eve Air Mobility anunciou ontem a assinatura do contrato de financiamento de R$ 500 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) para o desenvolvimento da fábrica de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) em Taubaté, no estado de São Paulo. Sob o programa BNDES Mais Inovação, o acordo reforça o compromisso do BNDES em apoiar projetos inovadores e os avanços da Eve na promoção da indústria de mobilidade aérea urbana (UAM) e da descarbonização na aviação.
Sigilo bancário
O primeiro debate antes do segundo turno entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, promovido pela Band na noite de ontem, segunda-feira (14), foi marcado por críticas à gestão de Ricardo Nunes (MDB) e troca de acusações, seguindo o tom dos debates anteriores ao primeiro turno. O candidato oposicionista Guilherme Boulos (Psol) propôs ao prefeito que ambos abrissem o sigilo bancário para a população, levantando a suspeita de que Nunes tenha recebido recursos indevidos.
Sigilo bancário 2
Não há dúvida nenhuma de que Boulos venceu o debate. Nunes foi emparedado, principalmente pela irresponsabilidade com a população de São Paulo quanto ao apagão de eletricidade. Mais de 500 mil famílias ainda se encontram no escuro após o temporal da última sexta-feira, 11. Nunes chegou a apelar para a presença da família dele para que Boulos pegasse mais leve. Boulos disse que apesar da família dele estar presente ao debate, não poderia poupa-lo. O debate foi bom, em alto nível, sem baixarias. Ufa!
Léo Moraes
A coluna assistiu a entrevista do candidato Léo Moraes (Podemos) na manhã desta terça-feira, concedida à TV RO. O candidato a prefeito de Porto Velho abordou diversos assuntos e a coluna destacou a preocupação com a inclusão. Isso é muito importante, assim como a segurança pública e a saúde abordadas pelo entrevistado. O combate à violência doméstica mereceu também a atenção especial de Léo Moraes. Na agenda do candidato consta hoje sabatina na SICTV, às 17h30.
Violência doméstica
A coluna lembra aos candidatos, que o combate à violência doméstica passa por uma educação sexual nas escolas. É impossível cobrar dos adultos respeito às mulheres, sem ter havido educação ainda na infância e adolescência.
Mariana Carvalho
Ontem, segunda, a entrevistada foi Mariana Carvalho (UB). Ela respondeu ao ser questionada por qual motivo teve a decisão de concorrer a prefeitura municipal de Porto Velho. “Pela experiência que tive com quatro anos de vereadora da minha cidade, também por oito anos como deputada federal, e por conhecer a realidade de Porto Velho e, como parlamentar ter destinado emendas que nenhum outro parlamentar destinou tanto para a Capital“.
Porto Velho dos sonhos
Pelo andar da carruagem, independente de quem seja o eleito, Porto Velho poderá se transformar na capital dos sonhos. Mas é importante que o(a) prefeito (a) eleito (a) cumpra as promessas de campanha porque a população, principalmente a mais carente, está ansiosa pelas mudanças e quer ser alcançada pela administração municipal. Afinal, o povo elege, o povo quer ser beneficiado.
Debates
Faltando 12 dias para o segundo turno das eleições para prefeito de Porto Velho, os candidatos Mariana Carvalho (UB) e Léo Moraes (Podemos) se enfrentarão em três debates. Na quinta-feira, 17, às 18h30, a TV Norte (SBT) realizará o primeiro debate do segundo turno. No sábado, 19, o debate será na SICTV, às 19h40. No dia 25, acontece o último e decisivo debate, na Rede Amazônica/Globo, às 21h.
Pesquisas
Cinco pesquisas foram registradas e serão divulgadas nos próximos dias. As primeiras serão da Phoenix e EAS Consultoria, dia 16. 100% Cidades, quinta, dia 17; da Quaest (TVRO), na sexta, 18. Brasil Dados, dia 20.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]