29 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 27, 2025

Coluna Zona Franca

 

Arregou

Primeiro debate do 2º turno de SP tem foco no apagão, além de ataques, exposição de biografias dos candidatos e vices e até abraço | Eleições 2024 em São Paulo | G1O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), fugiu de mais um confronto direto contra seu adversário no 2º turno, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). De madrugada, ele cancelou a participação no debate do UOL/Folha/RedeTV! marcado para esta quinta-feira (17), às 10h20. É a terceira vez em uma semana que Nunes desiste de um evento do tipo. O prefeito não foi ao debate da rádio CBN, no dia 10 de outubro, e negou o convite do programa Roda Viva, da TV Cultura, no começo da semana. Diante da desistência de Nunes em cima da hora, Boulos será entrevistado sozinho durante uma hora.  O psolista será sabatinado no mesmo horário previsto para o debate, o que consta nas regras estabelecidas para a realização do evento e assinadas por representantes das campanhas.

Arregou 2

Segundo a equipe de comunicação de Nunes, o cancelamento ocorreu devido a uma reunião agendada pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A campanha justificou que tem priorizado compromissos relacionados ao temporal da última sexta-feira (11), que deixou 2,1 milhões sem luz em SP.     “A campanha de Ricardo Nunes informou a ausência no evento de hoje e solicita a compreensão dos organizadores, do candidato adversário e do público”, diz a mensagem enviada pela assessoria do prefeito por WhatsApp.

Arregou 3

A questão é que a presença do prefeito no debate, em meio a uma das piores crises que a cidade enfrentou nos últimos anos, seria mais do que um “compromisso de campanha”. Estamos falando de uma prestação de contas sobre o que administração municipal vem fazendo para garantir não apenas o restabelecimento da energia elétrica, mas também o ressarcimento dos prejuízos da população e de empresas e, principalmente, para evitar que situações assim não se repitam. Ou seja, Nunes não se furtou a debater com Guilherme Boulos, mas de tratar do apagão com o povo de São Paulo. E Tarcísio, que vinha emprestando seu prestígio para angariar votos ao prefeito, agora o usou para impedir que essas informações fossem prestadas. As informações são de Leo Sakamoto.
 
Incrível

Durante os incêndios que tomaram conta do país semanas atrás, o senador Marcos Rogério (PL-RO) abriu o vozeirão dele no plenário do Senado Federal para criticar o governo Lula, solicitando providências para conter as queimadas no Brasil e em Rondônia. Tudo bem. O presidente Lula assinou o  Decreto 12.189/2024, em setembro, impondo sanções para quem provocar incêndios florestais, incluindo multas de até R$ 10 mil para queimadas em florestas nativas e R$ 5 mil para florestas cultivadas.

Incrível 2

Dias depois, extirpados os incêndios, um novo decreto (Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 353/2024), assinado pelo mesmo senador Marcos Rogério e por parlamentares da bancada ruralista, pretende suspender os efeitos do decreto de Lula. No mesmo sentido, na Câmara, foi protocolado o PDL 352/2024, de autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), ambos membros da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

Debate

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

É hoje o primeiro debate do segundo turno. A Norte Rondônia SBT realiza hoje o aguardado debate entre Mariana Carvalho (União Brasil) e Léo Moraes (Podemos). É uma boa oportunidade para que os eleitores indecisos ouçam as propostas dos candidatos que debaterão ideias e detalharão os planos para o futuro de Porto Velho. Transmissão pelo Canal 13.1, Instagram, Facebook ou pelo canal do youtube /TV Norte Rondônia. No sábado, 19, o debate será na SICTV, às 19h40. No dia 25, acontece o último e decisivo debate, na Rede Amazônica/Globo, às 21h.

Pesquisas

Três pesquisas serão divulgadas neste final de semana referentes às eleições de Porto Velho. 100% Cidades, hoje, quinta, dia 17; Quaest (TVRO), amanhã, sexta, 18. Brasil Dados, dia 20.

Propostas

Faltando apenas de dias para as eleições do segundo turno, eis as principais propostas dos dois candidtos. Caso consiga chegar à Prefeitura, Mariana Carvalho pretende fortalecer o quadro de profissionais da saúde e ampliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), investir na melhoria da infraestrutura das escolas municipais e implementar políticas para garantia dos direitos básicos das pessoas em situação de rua. Leia aqui as propostas de governo de Mariana Carvalho, candidata à Prefeitura de Porto Velho.

Propostas 2

Léo Moraes quer fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e modernizar a infraestrutura da saúde municipal, construir um centro integrado que reunirá diversos serviços de atendimento à mulher em Porto Velho e expandir a oferta de escolas municipais em tempo integral. Leia aqui as propostas de governo de Léo Moraes, candidato a prefeito de Porto Velho.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas