Considerada como denúncia eleitoreira, casuística e oportunista pela chapa 10, a divulgação de um polêmico vídeo pelo atual presidente da CAARO, Elton Fulber, através de perfis oficiais nas redes sociais, na noite de segunda-feira (04) denunciando supostas retenções de repasses por parte da parte do atual presidente da OAB-RO, foi alvo de representação por parte da Chapa 10 “Juntos Avançamos”.
Em despacho proferido no início da noite desta terça-feira (05) o presidente da Comissão Eleitoral determinou, liminarmente, que “a direção da CAARO (braço assistencial e protetivo dos advogados), exclua/delete/apague imediatamente e de forma definitiva o referido vídeo, ‘transparência e competência com a verdade’, assim como qualquer outros comentários ou divulgações de matérias negativas alusivas as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia“.
A chapa 10 questiona a postura de Fulber, considerada eleitoreira, pois desde 28/10/2024, foi emitida Certidão pela contabilista oficial da entidade onde consta que “Certificamos que as cotas estatutárias devidas à Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) referente aos exercícios de 2022, 2023 e ao exercício de 2024, até o mês de setembro, foram integralmente quitadas. Declaramos que não há pendências financeiras ou administrativas relativas às contribuições estatutárias deste período”.
A Coordenação da Chapa 10 questiona o fato do presidente da CAARO jamais ter colocado em dúvida esta Certidão, tão pouco denunciado nenhuma irregularidade antes do início do processo eleitoral. Sendo ele notório apoiador da chapa 11, fica claro para a advocacia que se trata de um oportunismo eleitoreiro, tentando influenciar de forma desleal, capciosa e com fake News o processo eleitoral em favor da chapa de oposição, copiando a reprovável postura de candidatos de eleições políticas.
Visando claramente combater a baixaria e a criação das famigeradas fake news, por parte da chapa 11 e de seus apoiadores, a Comissão Eleitoral vedou a repetição de tais práticas estabelecendo que “Devendo também abster-se de postar quaisquer outros materiais que possam confundir ou denegrir imagens e condutas de quem quer que seja (principalmente relacionados a qualquer candidato), utilizando-se dos meios de comunicação social mantidos, administrados e controlados pela Seccional/RO e pela CAARO“.
A Coordenação da Chapa 10 “Juntos Avançamos” informou que, independente da postura da Chapa 11, manterá a mesma linha de campanha propositiva, sem ataques pessoais, sem uso de meios oficiais da Ordem e muito menos divulgará conteúdos inverídicos sobre o candidato a presidente da chapa opositora ou qualquer de seus membros.
Despacho: