RETICÊNCIAS JURÍDICAS – Por Itamar Ferreira*
“Diante das escolhas da vida, escolha sempre combater o bom combate. Ele será difícil e exigirá tudo de você, mas pode ter certeza de que no final valerá a pena“. Autor desconhecido.
Fake news, denúncias eleitoreiras de última hora, associação de nomes da maior honradez e respeitabilidade a criminosos internacionais execráveis, ataques pessoais de todo tipo e à familiares estão tomando conta do dia a dia da Advocacia Rondoniense.
Entretanto, o mais deprimente é ver ataques contra as famílias de candidatos; pois até mafiosos têm regras para não se atacar familiares; mas isso parece que não vale para alguns cabos eleitorais mais afoitos. Lembrem-se que eleições passam, mas a memória do execrável não. É preciso mais respeito com a Advocacia Rondoniense!!!
A chapa situacionista, que se propõe a reeleger o atual presidente da Ordem em Rondônia, tem sido a mais atacada – natural em qualquer disputa por espaços de poder –, mas estão exagerando um pouco. Eu conheço e faço campanhas, sejam de entidades de classe ou políticas, há mais de 30 anos, logo não tenho ‘estômago sensível’, já vi muita coisa em eleições; mas alguns cabos eleitorais estão inovando, no pior sentido em termos de baixaria, na campanha da Ordem em Rondônia.
Por falar em baixarias: por apoiar o então candidato Léo Moraes, quando opinei por diversas vezes nesta sofrível “Coluna”, a qual alguns diletos amigos da imprensa ainda têm a consideração de publicar, que Mariana Carvalho não ganharia no primeiro turno e o Léo viraria no segundo – link de uma das publicações http://www.noticiasro.com.br/Noticias/Exibir/46468 – fui alvo de baixaria, com foto minha e de outros em um panfleto apócrifo distribuído aos milhares na Capital. Mas os meus familiares foram poupados; o que não está acontecendo nas eleições da OAB.
Na última quinta-feira (11) um internauta, ao que parece advogado, veio a público em um vídeo postado nas redes sociais, denunciar que seu perfil teria sido hackeado por terceiros e que esses supostos hackers seriam os responsáveis por usar o perfil dele para ataques dos mais insidiosos, grotescos, abjetos e vis, deste lamaçal em que está se transformando parte da campanha, contra a chapa situacionista.
O perfil do referido internauta em rede social há tempos se tornou fonte de vários ataques especialmente orquestrados contra o atual presidente da OAB. Por outro lado, fonte ligada à chapa da situação teria fotografado a tela de computador do referido internauta “em ação”, com um suposto plano detalhado de ataques ao pretendente à reeleição, inclusive imagens circularam em grupos de WhatsApp.
O internauta em questão, não se sabe baseado em que, chegou à conclusão de que teria sido alguém vinculado à chapa da situação o responsável pelo hackeamento do seu perfil, para atacar a própria chapa situacionista. Algo ilógico, não crível e despropositado, que mais parece cortina de fumaça para encobrir o suposto flagrante do plano de ataque.
Em tempo, como se trata de eleições, sendo este colunista um notório palpiteiro, crava-se que a situação vence no Interior com 65% a 35% e Em Porto Velho a diferença será bem menor 55% a 45%. Façam suas apostas.
* Itamar Ferreira, advogado.