Hospital municipal
O nome é grande. Hospital Municipal Universitário. Maior ainda é a importância desse feito nos 100 dias de administração Léo Moraes, que será lembrado eternamente. Mais um hospital criado pelo governo Lula, com interferência do senador Confúcio Moura (MDB). Sabe, impossível não aplaudir de pé o prefeito de Porto Velho. Entrou para a galeria de melhor prefeito, o único a crir um hospital municipal. Não é pouca coisa.
Hospital municipal 2
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10), durante agenda institucional do prefeito Léo Moraes em Brasília, em reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana. Desde o início da gestão, a implantação do hospital municipal tem sido pauta constante de reuniões e articulações lideradas pela Prefeitura, sempre com o objetivo de avançar e tirar esse sonho do papel. Já foram diversas tratativas junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ao Ministério da Saúde, ao Ministério da Educação e à Universidade Federal de Rondônia (Unir). Nessas agendas, estiveram presentes o senador Confúcio Moura, sua suplente Maria Eliza, a reitora da Unir, Marília Pimentel, e o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola.
Hospital municipal 3

Segundo o senador Confúcio Moura, o novo hospital será administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e promete transformar a realidade da saúde pública e da formação acadêmica no estado. A unidade será vinculada à Unir e atuará 100% dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando diretamente a população de Porto Velho e de todo o estado de Rondônia.
Jogo bruto
Os primeiros pré-candidatos ao governo de Rondônia são Confúcio Moura (MDB), Hildon Chaves (PSDB), Marcos Rogério (PL) e Sérgio Gonçalves (União Brasil). Sem dúvida nenhuma a sucessão estadual será teste para cardíaco. Não será uma corrida de 100 metros. Será uma maratona. Vencerá o mais preparado.Confúcio Moura
Marcos Rogério
Hildon Chaves
Sérgio Gonçalves
Bolsonarismo em queda
Os últimos dias e os que virão não serão nada bons para o bolsonarismo. Se fosse só a prisão de Bolsonaro, daria pra contornar, mas o que vem por aí é muita lama. O caso Rodrigo Manga (Republicanos), é só a ponta de um iceberg. Tem um escândalo gigantesco que envolve membros do Centrão desde o governo Bolsonaro.Bolsonarismo em queda 2
Bolsonarismo em queda 3
O ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) é um dos envolvidos.A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra ele por supostos desvios em emendas parlamentares quando ele era deputado federal. A denúncia tem relação com as suspeitas de uso indevido de recursos públicos para a pavimentação de estradas que dão acesso a propriedades da família de Juscelino Filho na cidade de Vitorino Freire (MA). A irmã do ministro, Luanna Rezende, é a prefeita do município.
Bolsonarismo em queda 4
As investigações tiveram como ponto de partida relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) e chegaram ao que seria uma empresa de fachada, contratada para obras de pavimentação pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) durante o governo Bolsonaro. Portanto, a saída de Juscelino Filho não tem nada a ver com o governo Lula como os bolsonaristas estão querendo fazer crer.
Em pronunciamento oficial, o Ministério das Finanças da China afirmou que, diante das recentes medidas unilaterais dos Estados Unidos, Pequim “não irá recuar”. Já o porta-voz do Ministério do Comércio foi mais incisivo ao declarar que o país “condena veementemente as ações tarifárias unilaterais e arbitrárias dos Estados Unidos” e que medidas resolutas foram tomadas para “salvaguardar os direitos e interesses legítimos da China”. A autoridade ainda exigiu a remoção completa das chamadas “tarifas recíprocas”, classificando-as como práticas equivocadas que devem ser corrigidas.
Pato manco
Pato manco 2
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]


