O Partido dos Trabalhadores em Rondônia (PT-RO) anunciou nesta sexta-feira (18) a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado na próxima quinta-feira (24). A agenda, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, sob a liderança de Gleisi Hoffmann, incluirá importantes anúncios para o desenvolvimento econômico e social da região.
Segundo o presidente estadual do PT, Anselmo de Jesus, a presença de Lula marcará um “momento histórico” para Rondônia, com a retomada de investimentos federais que visam promover inclusão social, geração de empregos e valorização dos serviços públicos.
Entre os principais anúncios previstos estão obras e investimentos nas áreas de educação, habitação, agricultura familiar e regularização fundiária.
Educação
Na área da educação, estão previstas:
Assinatura do acordo para construção do primeiro Hospital Universitário da Universidade Federal de Rondônia (UNIR);
Lançamento da pedra fundamental do campus da UNIR em Buritis, com investimento de R$ 25 milhões;
Inaugurações de obras em diversos campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), somando dezenas de milhões em investimentos, incluindo blocos administrativos, salas de aula e clínicas veterinárias em cidades como Cacoal, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, São Miguel do Guaporé, Colorado do Oeste e Jaru.
Agricultura Familiar e Regularização Fundiária
Lula também deve anunciar:
Renegociação de títulos de terras públicas federais inadimplentes na Amazônia Legal;
Entrega de 219 títulos de propriedade para pequenos e médios produtores;
Concessão de créditos de instalação para 40 famílias assentadas;
Extinção de cláusulas resolutivas de títulos fundiários emitidos antes de 2009;
Entrega de 10 veículos para a EMATER-RO, destinados à assistência técnica rural.
Habitação
No campo habitacional, o destaque será a entrega do Residencial Porto Fino, com 304 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Também está prevista uma entrega simultânea de unidades habitacionais no município de Sinop (MT), com presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
A programação oficial da visita presidencial ainda será divulgada nos próximos dias.