23.5 C
Porto Velho
segunda-feira, junho 23, 2025

Coluna Zona Franca

Lula gigante

Sem falsa modéstia. O presidente Lula é um gigante diplomático. Embora a grande mídia não esteja dando a atenção que merece (e a oposição se auto inoculando veneno), Lula está fazendo uma das mais importantes viagens ao exterior, com resultados formidáveis. Ao discursar nesta terça-feira (13), na sessão de abertura do IV Fórum da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizado em Pequim, na China, Lula ressaltou a importância da integração da China com os países sul-americanos e caribenhos para o desenvolvimento da região, informa a agência de notícias do Governo Federal. “Isso fica evidente sobretudo na área de infraestrutura. O apoio chinês é decisivo para tirar do papel rodovias, ferrovias, portos e linhas de transmissão. Mas a viabilidade econômica desses projetos depende da capacidade de coordenação de nossos países para conferir a essas iniciativas escala regional”, destacou o presidente brasileiro.

Lula gigante 2

Lula afirmou que os laços entre os dois países são mais importantes do que nunca diante do cenário global de incertezas e instabilidades. “A relação entre Brasil e China nunca foi tão necessária”, declarou. A fala foi divulgada pela assessoria da Presidência da República e destaca uma série de temas estratégicos para o governo brasileiro, como o fortalecimento do multilateralismo, o combate à fome, a defesa do comércio justo e a busca por soluções diplomáticas para conflitos armados.

CPMI do INSS

Danilo Trento e Mauricio Camisotti (Foto: Reprodução/Agência Senado e redes sociais)A coluna é total e inexoravelmente a favor da CPI ou CPMI do INSS. Mais do que nunca. Doa a quem doer. Porque, justamente, sabemos onde vai doer. E muito. E dois nomes que aparecem nas investigações da fraude bilionária do INSS são familiares aos senadores que integraram a CPI da Covid, que apurou, entre outras coisas, a compra de vacinas Covaxin superfaturadas da Índia: Mauricio Camisotti e Danilo Trento. A hipótese desses parlamentares é a de que quando a negociata com as vacinas da Índia falhou os envolvidos partiram para o esquema contra aposentados e pensionistas, informa Octavio Guedes. (g1)

CPMI do INSS 2

Camisotti é considerado pelos investigadores da Polícia Federal (PF) como peça-chave no escândalo do roubo das aposentadorias que, segundo as investigações, pode ter gerado um prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Curiosamente, o nome dele foi citado na CPI da Covid como personagem central da negociata de vacinas superfaturadas da Índia, a Covaxin.

CPMI do INSS 3

 

No caso do INSS, Camisotti aparece, segundo a investigação da PF, como sócio oculto da Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec), uma das entidades suspeitas de fraudes. O faturamento da associação soma R$ 178 milhões entre 2019 e 2024. Há mais de 2 mil reclamações registradas contra a entidade.

CPMI do INSS 4

A CPI da Covid funcionou de abril a outubro de 2021. Em agosto do mesmo ano, com a comissão em pleno funcionamento, portanto, a Ambec assinou um acordo de cooperação técnica com o INSS. O credenciamento permitiu que a entidade descontasse mensalidades diretamente na folha de pagamento de aposentados e pensionistas. As informações são do G1.

CPMI do INSS 5

Senadores e deputados da oposição protocolaram nesta segunda-feira o requerimento de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a fraude no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), revelada por uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Para que ela seja de fato instalada, porém, é necessário que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), leia em plenário o requerimento. Capitaneada pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a CPMI foi uma forma de driblar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pretendia deixar o pedido de uma CPI — apenas com deputados — sobre o mesmo assunto na fila de outros requerimentos. (g1)

CPMI do INSS 6

O pedido da CPMI contou com assinaturas de 223 deputados e 36 senadores, incluindo seis deputados do PSB. Com Alcolumbre na comitiva de Lula na China, o ato de leitura do requerimento deve acontecer somente na próxima sessão do Congresso, em 27 de maio. (Estadão)

CPMI do INSS 7

O escândalo é um dos mais sérios problemas de imagem já enfrentados pelo atual governo. Uma pesquisa realizada pela Quaest mostrou que o caso apresenta uma repercussão em grupos públicos de aplicativos de mensagens maior que a da onda de boatos falsos sobre a taxação de transações via Pix. Entre os dias 21 de abril e 7 de maio foram registradas cerca de 3,6 milhões de mensagens sobre o escândalo em 31 mil grupos públicos monitorados pela consultoria. (CNN Brasil)

CPMI do INSS 8

Na avaliação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o escândalo do INSS está “respingando no governo porque houve investigação livre“. “O controlador-geral agiu corretamente em entregar [o caso] à Polícia Federal. Quando você cria uma controladoria com autonomia, se amanhã um amigo teu, um parente, está fazendo uma coisa errada, ele vai junto. E graças a Deus que funciona assim”, disse Haddad, acrescentando que o presidente Lula quer “uma punição exemplar” para as fraudes. (UOL)

O gigante desperta

As mudanças no MDB de Rondônia parecem ser mais profundas do que a simples troca de um presidente (Lúcio Mosquini) por outro (Confúcio Moura). É certo que o partido é o mais estruturado do estado, mesmo longe do poder há quase oito anos. Mas, também é certo que algumas posições e espaços na estrutura partidária foram apropriados por um longo tempo por quadros históricos do partido, o que sugere uma espécie de posse privativa.

O gigante desperta 2

A renovação pretendida pelo senador Confúcio Moura parece disposta a enfrentar este problema. Ao saber que o deputado Lúcio Mosquini havia se afastado da presidência estadual do partido, a ex-deputada Marinha Raupp entregou o seu cargo de presidenta do MDB Mulher, secção que articula as políticas para as mulheres do partido. Junto com ela, todas as demais integrantes do colegiado entregaram os cargos, sem prévio aviso.

O gigante desperta 3

Segundo fontes próximas ao senador Confúcio Moura, ao ser informado da decisão da ex-deputada, o novo presidente do MDB anuiu com tranquilidade. Como é do seu feitio, mesmo tendo vários nomes à disposição para o cargo, inclusive um indicado pela própria Marinha Raupp, Confúcio Moura vai levar a decisão para as instâncias colegiadas da legenda – uma prova de que a democracia interna vai orientar o novo momento do maior partido de Rondônia.

13 de maio

Hoje, 13 de maio, é comemorado no Brasil como o Dia da Abolição da Escravatura, lembrando a assinatura da Lei Áurea em 1888, que libertou os escravos no país. A data também é o Dia de Nossa Senhora de Fátima para os católicos, comemorando a primeira aparição da Virgem Maria em Fátima, Portugal, em 1917. Além disso, algumas cidades brasileiras também comemoram datas específicas como o aniversário da cidade ou outros eventos locais.

Conto de fadas

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "Em um mês, ela apareceu em rede nacional, arrumou os dentes, o cabelo, trocou a peruca de plástico por uma de cabelo humano, mudou de a, conheceu o Rio e Minas, teve uma festa de aniversário, está no VIP da Gaga e agora ganhou um iPhone. Finalmente deram fama pra pessoa certa."Ela surgiu de mansinho, pedindo carona numa madrugada qualquer, e em segundos, conquistou o Brasil. Fernanda Ganzarolli, mulher trans, emocionou ao cantar um louvor ao lado do cantor João Igor. Desde então, sua vida virou um verdadeiro conto de fadas moderno! Quando o carisma encontra a oportunidade, a transformação é inevitável.

Cultura

Famoso por sucessos como All Night Long, Easy e Say You Say Me, além de ser coautor de We Are The World, Lionel Richie foi anunciado como uma das atrações do The Town 2025. O festival, que acontece de 6 a 14 de setembro em São Paulo, também já confirmou Backstreet Boys, Jota Quest, Iza e J Balvin para o evento. Lionel Richie será o principal cantor do palco The One no dia 13. A venda de ingressos para o público geral começa em 27 de maio. (g1)

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

RK no Comitê de Imprensa do Senado Federal 2005

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas